Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/MAI/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas-Rio divulga criadores mais premiados
A Abracomp - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade - acaba de divulgar os nomes dos criadores que alcançaram as maiores pontuações no 21º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro e disputarão o Prêmio Rogerio Steinberg, a ser entregue durante a festa da premiação, no próximo dia 4 de junho, no Hotel Inter-Continental.
De acordo com o Regulamento do concurso, cada Diploma de Ouro dá ao seu criador 6 pontos, sendo 4 pontos por Diploma de Prata e 2 por Diploma de Bronze. Além disso, sobre os valores de cada pontuação é aplicado um peso 2 para prêmios de Campanhas e 1,5 para Séries. Os três vencedores de cada categoria serão conhecidos apenas após a revelação dos votos secretos do júri para os Grandes Prêmios, que concedem aos seus responsáveis 15 pontos (igualmente multiplicados pelos pesos correspondentes às suas áreas).
Entre os redatores, as 10 maiores pontuações foram alcançadas por 10 profissionais. Já entre os diretores de arte, a 10ª maior pontuação revelou um empate rigoroso entre 3 profissionais, elevando o grupo a 12 nomes. Aqui estão eles, em ordem alfabética:
Redatores:
Alexandre Motta, Antônio "Mega" Nogueira, Eliana Sá, Fernando Campos, Fred Moreira, Marcelo Coli, Ricardo Weitsman, Rodolfo Sampaio, Rodrigo Strozenberg e Thiago Fernandes.
Diretores de Arte:
Alessandra Sadock, Carlos André Eyer, Carlos "Russo" Di Célio, Daniel Leitão, Filipe Raposo, Humberto Fernandez, João Paulo Pereira, Luciano "Animal" Gaberel, Marcos Hosken, Reuber Marchezini, Rodrigo Rosman e Sérgio Carvalho.

Rio se declara a diretores de marketing
Os outdoors do Rio de Janeiro apareceram esta semana com uma série de declarações de amor assinadas pela misteriosa sigla "RJ".
Quem trabalha em publicidade e marketing deve ter logo reconhecido nos destinatários das mensagens os nomes de diretores de marketing de empresas sediadas no Rio de Janeiro. Como Wallace Grecco, da Embratel, Harrison Baptista, da Texaco, ou Bernardo Lorenzo-Fernandes, da Intelig.
As mensagens, a Janela conseguiu levantar, são destinadas aos clientes que entregaram parte de suas contas a agências paulistas. Ou seja, a tal "RJ", é a cidade do Rio de Janeiro, mesmo, querendo trazê-los de volta ao lar.
Curiosamente, porém, ninguém está querendo assumir a paternidade da campanha, nem mesmo quem foi a fonte da Janela. Até agora, a única a pedir crédito foi a gráfica Idealize, que garantiu ter sido a autora da impressão dos outdoors.

Dia dos Namorados movimenta mídia carioca
Mal comemorou os resultados do Dia das Mães, o varejo carioca já se movimenta para incentivar as compras do Dia dos Namorados, comemorado no próximo 12 de junho, considerado a terceira data mais importante para o setor.
Com verba de R$ 430 mil, o Barrashopping veiculará uma campanha de TV e mídia impressa, de 2 a 11 do próximo mês, criada pela agência Artplan. Com o slogan "Namorar é isso: buscar o que completa a gente em cada dia", a ação segue a linha das campanhas institucionais do shopping que usa o tema "Barrashopping - completo com você". Andrea Couto, gerente de marketing do Barrashopping, afirmou à Janela que "a previsão é de aumento de 8% nas vendas e 2% no tráfego em relação a 2001".
O filme de 30", que teve criação de Otávio Mello e Jorge Falsfein, com direção de Marcos Apóstolo e Chico Abreia, será exibido nos canais abertos, mostrando uma menina adolescente em diversas situações, como, por exemplo, beijando o namorado no cinema, enquanto pensa: "tem dias que eu quero ficar. Tem dias que eu quero ficar para sempre".
Já o Botafogo Praia Shopping dá continuidade a estratégia usada no Dia das Mães, quando foram distribuídos 7.250 necessaires em duas semanas. Dessa vez, o shopping distribuirá brindes-supresa, para quem apresentar notas fiscais com valores acima de R$ 100. Paralelamente, partir de 29 de maio, a campanha começa a ser veiculada. Segundo Mônica Maciel, gerente de marketing do shopping, "a expectativa é de aumento de 15% em relação as vendas no mesmo período do ano passado".
Com verba de R$ 250 mil, o Carioca Shopping, quinto maior shopping center em área de vendas do Rio, também lança sua campanha, assinada pela G/Staff (RJ). O esforço contará com filme para TV, promoções em rádio, outdoors e busdoors, e seguirá a mesma linha de comunicação que vem sendo desenvolvida desde o Natal do ano passado. "A mensagem bem humorada tem como principal objetivo mostrar para os consumidores que o Carioca Shopping é um centro comercial e de lazer completo e que tem tudo o que eles precisam", afirma o gerente de marketing Marcio Araujo.
A expectativa, segundo ele, é de "um aumento de 15% no tráfego e 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado", já que cerca de 250 mil pessoas devem passar pelo shopping de 8 a 12 de junho. O shopping também está preparando uma programação cultural especial com show e evento gratuitos, além de uma promoção, na qual o Cinemark presenteará os namorados, no dia 10, com ingressos a R$ 2,50.
A criação da campanha é de Marcos Bassini e Marcelo Giannini, que também assina a direção. A produtora responsável pelo comercial é a Yes, que teve direção de Manitou Felipe. A trilha é da Mister Vox.
Sem fio
A época de compras do Dia dos Namorados também está na mira das operadoras de celular. Com o objetivo de incrementar as vendas de aparelhos, a Ad/Hoc lança campanha da Telefônica Celular sob o título "Cupidos", trazendo crianças caracterizadas como os anjinhos do amor oferecendo alguns dos celulares da operadora em até 6 vezes sem juros nos planos MoviStar Top.
A campanha compreende outdoor simples e duplo, mobiliário urbano, anúncios de jornal e revista e spot em veículos de comunicação do Rio e Espírito Santo. A criação é de André Pedroso, David Tabalipa e Marcelo Conde, com direção de Pedroso. As fotos são de Leonardo Vilela.

Copa começa a ganhar espaço na mídia regional
A Telemar lançou esta semana a sua campanha, criada pela Propeg-Rio, para a Copa do Mundo. Produzidos pela Tec Cine, os dois filmes, dirigidos por Ronaldo Uzeda e Felipe Joffily, trazem como garoto-propaganda o jogador Ronaldinho Gaúcho, que gravou nos estúdios da produtora, em Jacarepaguá, no domingo do dia das mães, horas antes de embarcar para Barcelona.
A ação divulga a promoção da companhia telefônica — com criação de Carlos Gusmão e Antônio Engelke, e direção de Ercílio Tranjan — que começa junto com a Copa, na qual os torcedores que ligarem para o 0300 da Telemar (0300-313 3000) poderão falar, direto da concentração, com 8 jogadores da seleção, entre eles Marcos, Roberto Carlos, Emerson, Juninho Paulista, Gilberto Silva, Cleberson, Denílson e Ronaldinho Gaúcho. As ligações serão gravadas e renovadas diariamente.
A Telefônica Celular, que através da AdHoc foi atrás dos Namorados (veja matéria nesta edição) também saiu atrás da Copa pela Fischer América Rio, com a campanha "Gol do Brasil agora vale bônus", para anunciar o seu novo cartão de recarga. Os usuários de celular pré-pago que comprarem o cartão "Goleada de Bônus", com valor de R$10,00, ganharão R$0,20 de bônus para cada gol que a seleção brasileira fizer durante a Copa do Mundo.
Eduardo Bethlem, diretor adjunto de marketing da Telefônica, disse à Janela que "a expectativa é que sejam vendidos mais de 1 milhão de cartões no período da promoção", que vai até 5 de julho. Vale ressaltar que os cartões promocionais poderão ser usados até setembro.
A campanha, que será veiculada no Rio, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, é composta por spot de 30" (produzido pela Mr. Vox), materiais de ponto de venda, vinheta para painel eletrônico e ações com a rádio Jovem Pan. A criação é de Marcelo Coli e Sérgio Carvalho, sob direção de Vitor Knijnik. A aprovação do cliente foi da gerente de marketing Polika Teixeira.
Tem que acordar
E aproveitando os horários dos jogos da seleção, as lojas de conveniência Star Mart dos postos Texaco deram início esta quarta-feira (22) à campanha "Acordados pra Copa", criada pela agência carioca XL Comunicação. Para ninguém dormir durante as partidas, nas compras acima de R$ 10,00 o consumidor ganhará uma corneta ou uma bandeira do Brasil para torcer nas madrugada.
O objetivo, segundo o diretor da agência Miguel Barreto, "é reforçar o conceito de que as lojas de conveniência Star Mart ficam abertas 24h por dia". As peças promocionais levam a assinatura "24 horas com um time de campeões", fazendo associação do time de Scolari com o atendimento da rede.
Com a adesão de alguns parceiros como Brahma, Red Bull, Del Valle e Elma Chips, a campanha conta com materiais de ponto de venda (galhardete, bandeirola, display de geladeira, wobller, display de check-out) e spot de rádio produzido pela Mister Vox.

Grupo Thoquino investe R$ 500 mil na festa de São João
Para aproveitar as festas juninas, muito tradicionais nas regiões Norte/Nordeste, o Grupo Thoquino - um dos maiores fabricantes nacionais de bebidas destiladas - está investindo R$ 500 mil em campanha regional, do Conhaque de Alcatrão São João da Barra, seu carro-chefe.
O esforço, assinado pela agência carioca Percepttiva, tem início este mês e segue até o final de julho em dez estados do Norte/Nordeste.
Com o slogan "O Brasil em Festa São João é Tradição", o objetivo, segundo Rafael Duarte, sócio da agência, "é focar na ambigüidade de sentido da festa e do produto, os dois de mesmo nome e muito tradicionais nas regiões-alvo".
Estão sendo desenvolvidas peças para outdoor, material de ponto de venda, cartazes temáticos, móbiles, TV e spots para rádio (produzidos pela Jórvieri Comunicação).

Intervalo GAP define debatedores
Parte dos debatedores que participarão do Intervalo GAP, iniciativa do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio, já estão definidos. O painel do dia 10 de junho, moderado por Carlos Henrique Equi (G/Staff), mostrará a visão de mídia e criação e contará com os debatedores André Eppinghaus (Ogilvy), Luis Fernando Novaes (DPZ), Rodolfo Sampaio (Salles), Flávio Cordeiro (Ad/Hoc), Carlos Pedrosa (Contemporânea) e mais 3 nomes ainda não confirmados.
No dia 17, para debater sobre a visão do mercado, através do moderador Alberto Cabaleiro (Publicis), participarão Aleksander Santos (ADVD-Rio), Carlos Alecrim (Clube de Executivos de Marketing), Caio Valli (ABAP), Ricardo Gimenez (Rede Brasil e GAV), Maria Alice Langoni (ESPM), além de mais um profissional ainda não confirmado.
No último dia, 24 de junho, falarão sobre a própria área - atendimento e planejamento - Marco Antônio Vieira Souto (ex-DPZ, atual consultor), Paulo Sérgio Quartiemaster (Miami Ad School/ESPM), Gabriela Ribeiro (NBS) e mais 3 pessoas ainda não confirmadas. A moderadora será Vânia Carvalho (Salles).
Segundo Marcio Borges, presidente do GAP, as inscrições serão abertas em breve, "à princípio no dia 3 de junho". O evento, que acontecerá na ESPM, no Centro do Rio, terá 100 lugares por noite, ao preço de R$20 por dia, ou R$50 pelos 3 painéis.

Brasil fica com 18 prêmios no Clio Awards
As agências AlmapBBDO, DM9DDB, Giovanni FCB (Rio e São Paulo), Leo Burnett, Young & Rubicam foram as únicas brasileiras a trazer para casa troféus do 43rd Clio Awards 2002, julgados até o final desta terça-feira, em Miami Beach, nos Estados Unidos.
A Fallon, de Minneapolis, ganhou o troféu de Agência do Ano. Já o Grupo DDB foi considerado a Rede de Agências do Ano, pela soma de pontos de todos os seus escritórios premiados, inclusive a DM9DDB, que ficou com 6 troféus, acima da AlmapBBDO que somou 5 premiações.
Em todas as áreas do Clio Awards 2002, que vão de Internet a TV, foram concedidos 281 prêmios, contra 372 do ano passado, refletindo a queda que o festival também teve em suas inscrições, em torno de 20%. O país mais premiado foi o Estados Unidos, com 105 estatuetas da deusa Clio, seguido pela Inglaterra, com 24 e Alemanha, com 23.
O prêmio da Giovanni FCB, o único do Rio de Janeiro, foi para a série de anúncios "Ônibus / Bicicleta / Trem", para a Raspadinha da Loterj.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
24/05, sexta-feira: Márcia Azevedo (Diretora de Operações da Host). Luis Leitão (Diretor de Produção da CaradeCão;
25/05, sábado: Sebastião Martins, Renata Habib (Supervisora de Conta da Giovanni FCB), Guilherme Bara (Diretor de Arte da Millenn), Rodolpho Janotti (Diretor de Arte da Aroldo Araujo);
26/05, domingo: Arnaldo Rozencwaig, Marcio Prado, Ricardo Mattos (Redator da Eco);
27/05, segunda-feira: Fernando Conde (Redator da TV Globo - Div.propaganda), Sandra Borges (Diretora de Arte da Contemporânea);
28/05, terça-feira: Laís Chamma, Mário Barreto (Diretor da Imagina);
29/05, quarta-feira: Otávio Scobar (Diretor da Prodigital), Pedro Feyer (Diretor de Criação da NBS), Érica Rabelo (Supervisora de Contas da DPZ), Patrícia Gomes (Supervisora de Contas da V&S), Anádia Oliveira (Atendimento-Rio da Sam Estúdio);
30/05, quinta-feira: Nei Leandro de Castro;
* COSMÉTICOS - A Binder:Espaço ganha a conta da New Derm e o primeiro job para a empresa de cosméticos será um filme que estréia dia 15 de junho, para o produto de rejuvenescimento Fango Termal Vulcânico, tendo como garota propaganda a atriz Cláudia Alencar.
* IMOBILIÁRIO - A Casa da Criação passa a atender a incorporadora imobiliária Wigaplan. O primeiro job será o lançamento do condomínio náutico Village do Sapê, em Angra dos Reis, que o cliente fará em parceria com a construtora responsável pelo empreendimento - CMN - que atua há mais de 25 anos na região de Angra. Com verba de R$300 mil, estão sendo desenvolvidas peças de mídia impressa, mídia online, material e ações promocionais.
* MAIS IMOBILIÁRIO - A carioca Agência3 será a responsável pela campanha do empreendimento imobiliário residencial - Lagoa May Way - localizado na rua Lineu de Paula Machado (Lagoa), que será lançado em julho pelas incorporadoras Gulf Invest, RJZ, SDS e CDC. Segundo Théo Drummond, diretor da agência, participaram da licitação pelo job a Artplan e a Fischer América Rio. O lançamento será precedido de coquetel e contará com folhetos, anúncios de mídia impressa e filme para TV. A campanha vencedora teve direção do V.P. de criação Cristóvão Martins, com participação de Wesley Lemos e Mino Gariglio.
* HOTELEIRA - A carioca Rio Ka Comunicação e Negócios em Marketing, resultado da recente fusão com a Unicom, conquistou sua primeira conta - Hotel Caesar Park Ipanema. A agência vai atuar em marketing, comunicação e eventos para o cliente. A primeira ação será uma campanha voltada aos turistas em visita ao Rio, veiculada em mídia do trade ainda este mês. A peça traz a frase "Here you will understand why we say that God is Brazilian". Ronaldo Rodrigues, recém contratado, será o responsável pelo atendimento da conta.
* MOVELEIRA - A agência carioca Ric passa a cuidar da imagem institucional do Pólo Industrial de Móveis, localizado na Rio-Petrópolis, que era atendido pela Essencial. Com verba de R$ 525 mil, a 1ª campanha lançará a nova marca.
* FESTA - A festa do 1º Prêmio CCRJ Folha Dirigida de Propaganda será dia 11 de junho, no Hotel Glória, no Rio, a partir das 19:30h.
* NA COPA - A Proview, produtora de filmes carioca de Sérgio Horovitz, estará na Coréia a partir do dia 2 e avisa aos seus clientes que queiram realizar alguma ação de marketing que necessite de filmagens ou fotos, que incluam a utilização de suas marcas nos ambientes da Copa. "Se você tem alguma idéia que está na gaveta porque era inviável, tire agora da gaveta e ligue pra gente", avisa Sérgio. O telefone da Proview é (21) 2556-0523.
* CLIPE ITALIANO - Uma das duplas de música pop mais famosas da Itália, Paola & Chiara - da Sony Italiana - estão nesse momento no Rio gravando seu clipe "Festival", com co-produção da Academia de Filmes e da produtora Duex, de Milão. A direção e a fotografia são dos italianos Alberto Colombo e Alessandro Pavoni, respectivamente. Cerca de 20 modelos brasileiras participam do clipe, que registrará as paisagens da Praia de Copacabana e Ipanema, Joatinga, entre outras locações.
* PROVISÓRIO - Devido à queda de um poste no quarteirão, a NS&A-Núcleo de Soluções e Alternativas avisa que o contato com o seu escritório carioca deve ser feito por 9841-4312 ou 9912-3138.
* PARCERIA - Pedro Paiva, diretor de atendimento da ID&A Comunicação, do Rio, pede à Janela para divulgar que ele está a procura companheiro (ou companheira) para dividir quarto double do pacote de viagem a Cannes organizado pela The Travel. Os/as interassados/as devem entrar em contato através do 21-2210-1221 ou pelo e-mail
pedro@idcomunicacao.com.br . Nada como uma boa dupla, principalmente em Cannes. Além do mais, lembra ele, não seria nada mal economizar alguns bons dólares para as festinhas.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.

Reforços da Semana
100% Design (SP)
- Angela Sartori (ex-Narita & Associados e M Design) será a nova gerente de contas da agência, assumindo o atendimento de Mash, Aji-no-moto, Parmalat, Sabesp, Liz, Amyr Klink, Bauducco e Visconti.
Disa Produções (RJ) - O diretor paulista de filmes José Furlan passa a atuar no Rio pela produtora, que opera há 16 anos no mercado de vídeos comerciais, institucionais, treinamento e programas para TVs.
DM9DDB (SP) - José Augusto Valente será o presidente da agência, em substituição a Nizan Guanaes, que assumirá a função de "guru" e presidente do conselho, participando dos rumos estratégicos e definindo o direcionamento da empresa. A agência também está contratando Fernando Torelli (ex-IG) para a direção financeira, Alex Isnenghi para a diretoria de atendimento, e José Henrique Teixeira como diretor de contas do governo.
DPZ (SP)
- Contratou a diretora de arte Tânia Yamada (ex-Ogilvy). Atuará na divisão Varejo da agência, integrando a equipe responsável por Champion Supermercados, Redecard, Itautec, Trendshop, entre outros, sob a direção de Ricardo Velloso e Kleber Fonseca.
Fabra Quinteiro (SP) - Pedro Souza (ex-Ogilvy) assumirá a diretoria de contas do grupo que atende Babylândia e Suvinil.
Fallon (SP) - Paulo Gregoraci (ex-Talent e Editora Globo) assume a diretoria de negócios da agência.
FCB Worldwide - Adilson Xavier, sócio e diretor nacional de criação da GiovanniFCB, foi eleito Chairman da Criação na América Latina. Xavier será interlocutor da AL com os diretores da FCB Nova York.
Paim Comunicação (RS) - Contratou o diretor de criação Marcelo Pires (ex-Upper e W/Brasil), os diretores de arte Manolo Quadros (ex-Upper) e Felipe Diefenbach (ex-Escala), e, para o atendimento da Renner, as profissionais Natália Thomaz (ex-Matriz) e Elisa Craidy (ex-Publicis).
Publicis Norton (RJ) - Pedro Fraga é o novo contratado da área de atendimento da agência. O executivo, que já passou pela Young & Rubicam e Contemporânea, atuará ao lado do diretor Alberto Cabaleiro atendendo as contas de L'Oreal, Águas Nestlé, De Plá e Club Med.