Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/JAN/2003
Marcio Ehrlich

 

Cisão na Propeg não passa de 30 dias
A mudança de nome dos escritórios da Propeg no Rio e em São Paulo, prevista para se realizar até o final de 2002, foi adiada por demora na finalização dos estudos para a cisão na sociedade entre Rodrigo Sá Menezes e Fernando Barros. Mas o processo é irreversível e deve ocorrer em até 30 dias, segundo informações do presidente da Propeg-Rio, Cyd Alvarez. De acordo com ele, Sá Menezes já definiu, no entanto, que o Grupo Interamericano, controlador da Propeg, vai manter a nova agência tanto no Rio quanto em São Paulo, atuando independente da outra agência do grupo, a NBS, criada em 2002 nestas duas cidades para atender a conta da operadora de telefonia celular Oi.
Como parte dos preparativos para a nova fase da empresa, o escritório da Propeg-Rio dispensou 10% de seus cerca de 100 funcionários esta quinta-feira. A decisão, informou Cyd, veio compensar a queda de 25% nas metas de faturamento em 2002. O executivo adiantou ainda que isto evitará novos cortes: "Todo o mercado perdeu negócios em 2002 e muitas agências foram realizando demissões durante o ano, mas eu preferi segurar enquanto pude para enxugar a estrutura em apenas um corte e não deixar um clima de insegurança na equipe", explicou.
Nesta leva, deixaram a agência alguns assistentes de criação, mídia e atendimento, além da diretora de atendimento Marisa Toste.

100% leva Recreio
A conta da concessionária Recreio, que havia seguido com Guto Graça quando ele deixou a CaliaAssumpção pela Portfólio, está agora em casa nova, na 100% Propaganda, dirigida por Gustavo Bastos. O primeiro anúncio para a casa já saiu bem ao estilo da 100% de aproveitar uma oportunidade. No caso, a falha do Rolls-Royce na posse de Lula. A agência colocou no anúncio que aceita o carro usado pela presidência na troca por um novo da Volkswagen.
Segundo Guto, a perda não será sentida financeiramente pela agência, já que "a receita mensal deixada por ela fica em torno de apenas R$ 6 mil". Mas o publicitário lamenta se afastar do cliente depois de tantos anos. "Acompanho a Recreio desde que ela foi lançada e eu trabalhava na Zapt.", explicou. A Recreio é hoje a maior concessionária Volkswagen do Rio de Janeiro.

Música dos Pardais anima o Rio
O guitarrista e compositor Cecelo Frony, um dos donos da produtora de fonogramas Professor Pardal, lançou seu segundo CD na última quarta-feira, no Mistura Fina, no Rio, com show do seu trio em casa lotada.
Cecelo, aliás, foi participação especial do sensacional show de seu sócio na produtora, o também guitarrista e compositor Nando Chagas, na noite de segunda-feira no Caroline Café. Para quem gosta de boa música instrumental, o show que Nando -- um virtuose da guitarra assim como Cecelo -- está fazendo às segundas no Caroline é um programa absolutamente imperdível, desses da gente ir pra casa com a alma feliz.

Rio não terá Semana Internacional de Criação
Depois de mais de 10 anos fazendo parte do circuito da Semana Internacional da Criação, promovida pela Editora Referência, o Rio de Janeiro vai ficar de fora da programação do ano 2003. Na versão que acontece no próximo mês de abril, os publicitários trazidos ao Brasil pelas agências internacionais madrinhas do evento vão se apresentar apenas em São Paulo e Porto Alegre.
"Eu adoro o Rio de Janeiro, mas infelizmente não conseguimos patrocínios para viabilizar a Semana no mercado carioca", explicou Armando Ferrentini, diretor da Editora Referência, que também lamentou a ausência dos publicitários do Rio em eventos do gênero: "temos percebido que os cariocas não são tão receptivos a comparecer a palestras como os profissionais de São Paulo e Porto Alegre, o que dificulta ainda mais para realizarmos a Semana Internacional da Criação do Rio apenas contando com a venda de inscrições".
Alguns dos mais criativos publicitários do mundo já estiveram no Brasil como convidados da Semana. Há dois anos, por exemplo, um dos palestrantes de maior sucesso foi Don Pogani, da DDB Chicago, responsável pela bem sucedida campanha "Wassup", para a Budweiser.

CCRJ abre inscrições para 3º Anuário
O Clube de Criação do Rio de Janeiro abre a temporada para as inscrições para o 3º anuário. Este ano a seleção das peças será realizada somente em uma etapa e será cobrado um valor de R$ 70,00 (setenta reais) para cada inscrição, nas categorias mídia impressa, mídia exterior, TV/cinema e rádio. Um único júri, formado por 12 profissionais do mercado, será responsável pela avaliação das peças.
Para divulgar o início das inscrições a Giovanni,FCB criou campanha composta de 3 anúncios, veiculados na About, e 3 cartazes que já estão sendo distribuídos nas agências. As peças mostram duas pessoas lutando em um ringue cujos rostos são alguns publicitários conhecidos no mercado, entre eles Marcelo Giannini (G/Staff) -- responsável pelo projeto gráfico do 3º Anuário -- Zé Guilherme Vereza (Contemporânea), Luiz Nogueira (McCann), André Lima (NBS), André Eppinghaus (Ogilvy) e Fernando Campos (Giovanni,FCB). O título completa: " Seu anúncio vai entrar na porrada".
A criação é de Fábio Penedo e Vico Benevides, com direção de criação de Adilson Xavier, Cristina Amorim e Fernando Campos.

Grupo de Mídia terá Curso de Criatividade
De 28 de janeiro a 3 de fevereiro próximos, o Grupo de Mídia do Rio realiza na ESPM um curso voltado para os profissionais do setor, sobre Planejamento e Criatividade em Mídia. No programa, estão previstos inclusive trabalhos práticos a ser desenvolvidos pela turma, sob a orientação dos diretores do Grupo, como Luiz Fernando Novaes (Diretor de Mídia da DPZ Rio) e Antônio Jorge Pinheiro (Diretor Geral da Mídia 1).
As informações podem ser obtidas no novo telefone do GM-Rio, (21) 2427-4461, com Fátima Mendes ou por e-mail: webmaster@midiarj.org.br

Espaço/Z pede ajuda pra família
A Espaço/Z acaba de ganhar a conta do Instituto da Família, instituição carioca que atende à pessoas carentes. O primeiro anúncio já está sendo veiculado na Revista Trailer, distribuída nos cinemas do Rio e São Paulo. A peça pega uma carona na linguagem popular e traz o título "A família não vai bem, obrigado", comunicando que a instituição precisa de ajuda financeira. A criação é de Alexandre Leão e Antônio "Juninho" Guerra, com direção de criação de Eduardo Lisker

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
17/01, sexta-feira: Cláudia Vidal (Diretora de Contas da V&S), Kaká Alvarez (Diretor de Criação da Rio Ka);
18/01, sábado: Marilena Senra (Assessora de Imprensa da Giovanni FCB), Ricardo Saint-Clair (Diretor de Arte da DPZ), Fábio Vallim (Diretor da Impact);
19/01, domingo: Hayle Gadelha (Diretor de Criação da Internad), Ricardo Real (Diretor de Criação da Script);
20/01, segunda-feira: José Sebastião Tavares (Diretor de Operações da D'Accord), Lula Buarque (Diretor da Conspiração);
21/01, terça-feira: Douglas Bartholomeu (Redator da Contemporânea), Isnard Manso Vieira, Jonh Lee (Diretor de Arte da DiretaCom);
22/01, quarta-feira: Mariuza Danello (Diretora de Mídia da Escaleno), Moacir Henriques Marques (Diretor de Arte da Fischer América Rio);
23/01, quinta-feira: Renata Jordão (Assessora de Imprensa da In Press), Vânia Carvalho (Diretora de Atendimento da Salles D'Arcy);
* NOVOS NOBRES NA PRAÇA - Há mais dois Condes no Rio. Na verdade, dois Lagrotta Conde. Nasceram dia 14 os gêmeos Pedro e Laura Maria, filhos dos publicitários Ronaldo Conde e Paula Lagrotta. Os quatro passam bem e Paula fica até esta sexta-feira no quarto 348 da Casa de Saúde São José.
* QUE DIA É HOJE? - O site da Janela está com uma nova seção para consulta de seus leitores: um Calendário Promocional, com dezenas de datas comemorativas úteis para anúncios de homenagem a cidades e profissões. Veja no link de Leis e Textos.