Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/ABR/2004
Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

 

Carillo Pastore deve levar Giannini
EM PRIMEIRA MÃO - O diretor de arte Marcelo Giannini, está praticamente confirmado como o novo contratado da Carillo Pastore Euro RSCG, uma das empresas de maior crescimento no mercado publicitário brasileiro nos últimos anos. Dirigida por Cláudio Carillo e Dalton Pastore, a agência atende clientes nacionais do porte de Embratel, Danone e Chandon, entre outros.
A relação da Carillo Pastore com os criativos cariocas não é recente. Gustavo Nogueira já faz parte da equipe há vários anos, como diretor de criação, e André Nassar recentemente assumiu na agência outro grupo de criativos.
Como a Janela registrou -- também em primeira mão -- na última semana, Marcelo Giannini estava se desligando da sociedade da G/Staff, onde ficou nos últimos 2 anos, para negociar o seu retorno ao mercado paulista. Ele já havia sido diretor nacional de criação da Salles, em São Paulo, de onde voltou ao Rio para se tornar sócio de Cahique Equi e Eduardo Moncalvo na G/Staff.

Rádio Globo divulga balanço
Rubens CamposA Rádio Globo AM publicou esta quinta-feira na imprensa o seu balanço de 2003, comemorando ter alcançado em dezembro um índice de audiência 73% maior do que o de sua principal concorrente, a Rádio Tupi AM. O relatório da diretoria chega a citar que no início de 2003 a concorrente ameaçou a sua liderança no segmento, que foi retomada durante o decorrer do ano.
Apesar do bom desempenho com os ouvintes, a diretoria da emissora aponta uma queda de 8% em sua receita no últimos 12 meses, justificando o fato pela "forte competição de preços" com a Tupi AM. Em 2003, a Globo AM teve R$ 22,7 milhões de receita bruta, contra R$ 25 milhões em 2002. A mudança do Governo Federal em 2003 também levou a uma redução nos investimentos dos anunciantes, destacou o balanço: "A transição levou os anunciantes a adotarem uma postura de cautela e conservadorismo nos primeiros quatro meses do ano, com investimentos bastante reduzidos", explicou a diretoria da Globo AM, que participa do Sistema Globo de Rádio, dirigido pelo publicitário Rubens Campos (foto).
Meta para 2005
De acordo com o documento, o SGR pretende que, até 2005, a Rádio Globo AM seja a maior rede de rádios do Brasil, focada em cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes. Hoje, a rede já é ouvida em 14 grandes cidades do país. Cliente da agência Contemporânea, o Sistema Globo de Rádio declara ter investido 41% a mais em marketing no último ano, para "fazer a marca Radio Globo cada vez mais respeitada e admirada por ouvintes e anunciantes".

Rapidinhas
* 100% PASSA PORTFÓLIO POR JÚRI - Na inauguração de seu novo escritório de 600m2 no Flamengo, em maio, a agência 100%, de Gustavo Bastos, vai distribuir um portfólio com trabalhos classificados com medalhas de ouro, prata e bronze, segundo um júri formado por nomes como Washington Olivetto, Roberto Duailibi, Sérgio Valente, Adilson Xavier, Lula Vieira, Mauro Matos e Carlos Russo Di Celio.
* O DIA E TV BANDEIRANTES FAZEM PARCERIA - Os dois veículos formalizaram esta segunda-feira um acordo de cooperação para melhor noticiar o Estado do Rio de Janeiro, além de buscar sinergia em diversas ações. Já no começo do ano, os dois trabalharam em conjunto na realização da Corrida de São Sebastião, e há um mês os repórteres do DIA participam com flashes ao vivo, direto da Redação, nos noticiários Jornal do Rio e do Band News RJ.
* LONDRES ABRE INSCRIÇÕES - Até 14 de junho os brasileiros podem postar seus trabalhos para inscrição no 19º Festival de Propaganda de Londres. Os formulários podem ser impressos por meio do site www.stockphotos.com.br. O concurso já definiu seus jurados brasileiros. Bob Gueiros (Binder/FC+G), no júri de filmes, será o único representante do Rio. Os demais são Atila Francucci (Fischer, São Paulo), Celso Loducca (Loducca, São Paulo), José Henrique Borghi (Borghierh, São Paulo) e Michel Tikhomiroff (Jodaf, São Paulo), em TV/cinema. Na mídia interativa, Fernanda Romano (DM9DDB, São Paulo) e P.J.Pereira (AgênciaClick, São Paulo). E em design e design de embalagem, Margarete T.Takeda (A10 Design, São Paulo) e Orlando Facioli (Nuts Design, São Paulo).
* YOUNG CREATIVES ADIADO - Até 30 de abril ainda estão abertas as inscrições para a categoria "Criação" do Young Creatives Brazil/2004, capítulo Rio de Janeiro. O julgamento será feito pelos 23 ex-Youngs que já representaram o Rio, de 03 a 05 de maio, quando será divulgado o resultado. Mais informações com Adriano Matos pelo fone (21) 2221-5859 ou pelo e-mail adrimatos@bol.com.br.
* O DIA PROMOVE CASAMENTOS - Com apoio de 18 empresas expositoras da Expo Noivas, o jornal carioca vai dar um casamento completo e uma lua de mel à leitora que for escolhida na promoção "Casamento dos Meus Sonhos". A campanha, criada pela agência Elipse, diz para as leitoras que "Sua única preocupação vai ser garantir o noivo".
* GANEM DEIXA PROPAGANDA & MARKETING - A imprensa publicitária carioca está perdendo a graça de Paula Ganem, que deixa a área para novos desafios.
* NIZAN ELOGIA OLIVETTO - No Festival do Prêmio Colunistas Norte-Nordeste, que aconteceu na Bahia no último fim-de-semana, Nizan Guanaes declarou que Washington Olivetto é o maior criador que o Brasil já teve. "Já superei os problemas que tinha com ele e hoje posso declarar isso com tranquilidade", contou para a platéia de 800 pessoas.
* OGILVY EM CAMPOS - Uma curiosidade no Colunistas Norte-Nordeste foi encontrar, como concorrente, as campanhas do governo de Campos de Goytacazes, assinadas pela agência baiana Eurofort Ogilvy. Os políticos de Campos realmente não gostam das agências do Rio. :)
* ELA DEU O RÁDIO - A partir de 2005, o Festival de Cannes começa a julgar fonogramas. Segundo a divulgação, será usada uma tecnologia que permitirá a um júri internacional analisar os trabalhos sem ter problemas com o idioma de cada fonograma. Que tecnologia é essa, só esperando para ver.
* NORDESTE IN RIO - A F&F Comunicação conquistou a comercialização dos espaços publicitários e eventos na Feira de São Cristóvão, que foi reinaugurada em setembro de 2003, reunindo cada fim-de-semana cerca de 150.000 pessoas das classes B/C. Oswalber Fernandes, da F&F, conta que a empresa está apostando que este número ainda vai aumentar, quando a feira começar a funcionar de Quarta a Domingo.
* CARIOCA REESTRUTURA - O superpremiado redator Adriano Mattos e os não menos premiados diretores de arte Bruno Castro e Bruno de Almeida deixaram a agência Comunicação Carioca, num processo de reestruturação da empresa para enfrentar os novos tempos de crise. Por outro lado, no atendimento, foram contratados Alexandre Muricy, Cláudia Villarde e Danilo Montiel, além do criativo Paulo de Tarso Forni (ex-DPZ e Free) para cuidar da área de Novos Negócios. A agência agora está toda concentrada no 9º andar, com Sérgio De Paula na direção de criação.

Reforços do Mercado
Script (Rio-RJ) - Passam a integrar a equipe da agência a profissional de atendimento Vanessa Maciel, que tem passagens pela Doctor, Zero Brasil e Carioca -- nessa última atendeu clientes como Rica, Heineken e Essilor -- e a estagiária Ana Lúcia Cavalcanti, que vem da produtora Youle Filmes.
G/Staff (Rio-RJ) - A agência contratou o diretor de arte Wilson Nóbrega (ex-DPZ) como Diretor de Criação.
Ogilvy (Rio-RJ) - Andreia Grinszpan chega à Ogilvy para reforçar a equipe de supervisores de conta da Michelin. Depois de sua passagem pela Comunicação Carioca onde atendia Heinekein e Shopping Vitória ela completará o grupo da diretora de conta Leciane Serra. A agência que agora atende a Michelin em toda a América Latina investe em novos profissionais para desenvolver seu posicionamento 360º.
Eli Lilly (São Paulo-SP) - Eduardo Margarido Pires, 34 anos, é o novo diretor de Serviços de Marketing. Até a promoção, ocupava a gerência de serviços de marketing. Pires ingressou na Lilly, há quatro anos, por meio do programa de recrutamento de MBAs. Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas e também em economia pela FEA-USP, fez seu mestrado, direcionado à marketing, na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Antes da Lilly, trabalhou na área de planejamento estratégico do Grupo Saint-Gobain.
Lowe (São Paulo-SP) - O diretor de arte Theo Rocha é o novo reforço da Lowe na área de criação. O publicitário estava na Africa.