Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/MAI/2004
Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

 

Janela desvenda os mistérios da SMA
José Roberto BerniEXCLUSIVO - A Janela finalmente revela, num absoluto furo de reportagem para os cariocas, as soluções para os vários mistérios da agência SMA, uma das cinco vencedoras da concorrência do Governo Rosinha, juntamente com as cariocas Agência3 e Giovanni FCB, a paulista Agnelo Pacheco e a pernambucana Makplan.

MISTÉRIO 1: Por que ninguém no Ceará conhece a SMA?
Solução: Simplesmente porque a agência não tem nada a ver com o Ceará. Esta foi uma informação equivocada que a Janela recebeu do seu informante na época da concorrência e toda a imprensa especializada acabou repetindo. Com a devida desculpa aos leitores e aos coleguinhas, vamos corrigir o erro: SMA é a razão social da agência baiana Eurofort, dos publicitários Cláudio Barreto, Mauro Almeida e José Roberto Berni (foto). A empresa sempre teve uma forte atuação na área de propaganda política. Berni, por exemplo, dirigiu a DM9 Institucional, o braço de Nizan para a área de Governo (sem falar que foi redator de Armando Ferrentini no Caderno Asteriscos e integrou em 1979 o júri do Prêmio Colunistas). E já foi diretor da agência o publicitário Armando Correa Ribeiro, que os cariocas conhecem do tempo em que ele comandou o escritório da Duda Mendonça para o Governo Marcello Alencar.
MISTÉRIO 2: Como a SMA veio a se interessar pela concorrência do Governo do Rio?
Solução: Se os leitores da Janela se lembram, já citamos aqui que entre os clientes da Eurofort está a Prefeitura de Campos de Goytacazes, terra da família Garotinho. Precisa explicar mais?
MISTÉRIO 3: O que André Eppinghaus e a Ogilvy têm a ver com a SMA?
Solução: Essa deu trabalho mas chegamos lá. A Eurofort já foi uma associada da Ogilvy, assinando-se até outubro de 2003 como Eurofort Ogilvy. Quando ganhou a concorrência, a Eurofort precisou começar a se estruturar no Rio e alugou um espaço nos escritórios cariocas da empresa com que tinha maior proximidade: a Ogilvy. Naquele mesmo momento, André Eppinghaus estava se desligando desta agência. Apesar de não informar publicamente seu novo destino, há quem garanta que ele vai assumir a campanha de Luiz Paulo Conde -- vice de Rosinha -- à Prefeitura do Rio. Portanto, estava tudo em família para ele -- agora dentro da tal sala da Eurofort na Ogilvy-Rio -- ajudar a fazer as entrevistas com publicitários cariocas para as contratações da nova agência. A Eurofort-Rio ainda está operando dentro da Ogilvy-Rio, mas Eppinghaus terminou a sua colaboração com a agência.
MISTÉRIO 4: A SMA vai mesmo se estruturar no Rio?
Solução: Lembram-se que, na concorrência, o Governo não exigiu que as agências participantes tivessem qualquer estrutura ou passado publicitário no Rio?
(Parênteses: Na época, todos diziam que isto havia sido incluído para permitir que a agência de promoções Adma, que tem trabalhado para o Governo do Rio desde o mandato de Anthony Garotinho, passasse a ser também uma agência de publicidade. Não por acaso, chegou a sair na imprensa que Marlene Mattos havia se tornado sócia da Adma, para cuidar da área de publicidade. Seja como for, o fato é que ninguém mais fala na Marlene Mattos como publicitária desde que a Adma perdeu, como agência de publicidade, a concorrência de Rosinha.)
Enfim, aquela brecha também ajudou a Makplan de Recife, a Agnelo Pacheco de São Paulo e, claro, a Eurofort da Bahia. Que agora, como Eurofort-Rio, está terminando as obras de seu escritório no 14º andar da Torre do Rio Sul, para onde se muda no início de junho.
A agência, que já começou a atender ao Governo, está sendo dirigida por um de seus sócios, Mauro Almeida, tendo Graziella Gabbay, ex-Giovanni FCB, como executiva da conta. Nas próximas semanas, ela começa a anunciar para o mercado as suas contratações na área de criação.
Elementar, caros leitores.

Em tempo: Já que o assunto das agências de Rosinha voltou à tona, tem um comentário que estou querendo fazer há tempos: essa concorrência desmoralizou totalmente o que os donos de agências do Rio conheciam como lobby político. Este colunista soube de pelo menos meia dúzia de agências que garantiam "estar muito bem" na concorrência, confiando nas mais variadas relações de influência, fosse de partido, de família ou de igreja. Ficaram todas de fora.

Rapidinhas
* G/STAFF ELÉTRICA - .A agência, que contratou para o seu atendimento Marcio Ortmann (ex-Carioca), conquistou um job para a CERJ-Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro, cuja conta principal é da Comunicação Carioca.
* SEM G - A despeito de, na primeira hora, terem enviado release à imprensa comunicando que continuariam chamando sua empresa de "G/Staff", os publicitários Cahique Equi e Duda Moncalvo decidiram agora que a agência volta a assinar seu nome sem o "G/" que utilizou durante os dois anos em que Marcello Giannini fez parte de sua diretoria. A nova Staff apresenta para a imprensa na próxima semana a sua nova logotipia e seus projetos para o futuro, além de comunicar a conquista de uma nova conta.
* E O G? - Quem leu na Janela há uma semana ficou sabendo que Giannini estava indo para a Carillo Pastore. Ele começa lá dividindo a direção de criação com outro grande criativo: André Nassar.
* YOUNG CARIOCA - Bernardo Cople, diretor de arte da Carioca, foi escolhido pelo júri formado por ex-Youngs e vai para Cannes pela primeira vez, patrocinado pela Proview e pelo Clube de Criação.
* LEVIN NA REFERÊNCIA - A jornalista Teresa Levin, que já foi da redação da revista Meio & Mensagem no Rio, está assumindo o posto deixado por Paula Ganem na redação carioca da Editora Referência (Propaganda & Marketing e Revista Propaganda). Conforme noticiado na Janela há alguns dias, Paula se afasta da cobertura do mercado publicitário que, no entanto, poderá vê-la novamente na festa do Prêmio Colunistas-Rio, como jurada que foi do último Prêmio Promoção.
* PRÊMIO DA ABP - Ainda dá tempo de aderir ao almoço do Prêmio Comunicação, que a ABP promove na próxima terça-feira no Rio. A peça de rádio que divulga o evento foi criada pela DPZ e produzida pela Tá Surdo?, com a direção de criação de Luiz Vieira e criação de Bruno Campos. O spot promete um almoço com os ganhadores do prêmio no Copacabana Palace.
* FAZENDO MÉDIA - Dia 8 de maio é o Dia do Profissional de Marketing, uma oportunidade ótima para fazer média com os clientes.
* CHAMEM O REVISOR DE VOLTA - Os cortes de pessoal nas agências não deviam ter chegado aos revisores. Há coisas no ar que indicam isso. Por exemplo, "Ao persistirem os sintomas" não é a mesma coisa que "A persistirem os sintomas". O primeiro quer dizer "no momento em que persistirem" e o segundo "se persistirem". Me parece que na cartela que encerra os comerciais de produtos farmacêuticos, o certo seria o segundo, concordam?
* AULA DE REDAÇÃO - Para qualquer pessoa que dependa de clareza na redação em português -- como jornalistas, redatores e profissionais de atendimento -- uma leitura imperdível é a coluna "Autocrítica", da página 2 do jornal O Globo, com as observações do jornalista Luiz Garcia sobre os textos publicados na véspera pelo veículo.
* VALE OU NÃO VALE - O Blue Bus garante hoje que a conta da Vale do Rio Doce está saíndo da Contemporânea e indo para a África, de Nizan Guanaes. A Contemporânea tem um histórico de prêmios conquistados para o cliente.
* ROSS REDIME DAWSON - O final da série Friends, com Ross e Rachel terminando juntos, redime a frustração dos espectadores de sitcoms com o bundão do Dawson não ficando com a Joey no último capítulo de Dawson's Creek, depois de 6 anos de paquera.
* O CELULAR DA MÃE - O Tutty Vasquez está afirmando -- e o Blue Bus registrando no banner de chamada do site No Mínimo -- que "não há nada mais cafona que dar um celular de presente no Dia das Mães". Deve ser reação à gigantesca batalha que as telefônicas estão travando na mídia, algumas vezes até com dois comerciais concorrentes em um mesmo break.

Reforços do Mercado
Giovanni,FCB (Rio-RJ) - Acaba de promover Keila Marconi para o cargo de coordenadora de mídia e contratar Kátia Carvalho como assistente de mídia. Há 4 anos na agência, Keila continuará atendendo as contas blah! e S. C. Johnson. Com passagens pela DPZ e Fischer América, Kátia assume o cargo de assistente, trabalhando no mesmo grupo.