Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/MAI/2004
Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

 

Verba de César Maia cresce 897%


Em entrevista ao Jornal do Brasil publicada esta segunda-feira, uma entidade chamada Fórum Popular do Orçamento está apontando, em tom de denúncia, que a verba de publicidade da Prefeitura do Rio passou este ano da previsão inicial de R$ 1,02 milhão para R$ 9,21 milhões, a partir de uma revisão da dotação orçamentária pelo prefeito Cesar Maia.
Assinada pelo jornalista Michel Alecrim, que em todo o texto se refere aos valores publicitários como "gastos", a reportagem informa que até 11 de maio a Prefeitura já havia aplicado R$ 4,68 milhões, contra R$ 2,56 milhões em 2002 e R$ 742 mil em 2001.
A matéria também ouviu o líder do governo na Câmara, Alexandre Cerruti (PFL), que considerou a verba da Prefeitura "irrisória", se comparada, por exemplo, com os R$ 100 milhões licitados pela Governadora do Estado, Rosinha Garotinho.

Marilene vai presidir Grupo de Mídia do Rio
O revezamento entre Luiz Fernando Novaes -- o atual presidente -- e Antônio Jorge Pinheiro no comando do Grupo de Mídia do Rio -- que vem ocorrendo há alguns anos -- será interrompido em 2004, dando um pouco de descanso aos dedicados profissionais. Segundo o site Blue Bus, a entidade vai definiu o nome de Marilene Diogo Fernandes, diretora de midia da Giovanni FCB, como líder da chapa que concorrerá à próxima eleição, provavelmente sem adversário.
A posse acontece na festa do Dia do Mídia, no próximo 21 de junho.

Éboli leva Leader para a Giovanni
A conta publicitária da rede de varejo carioca Leader passou no início deste mês para a agência Giovanni, FCB, deixando a Promovenda, ex-house-agency da empresa, que ficará cuidando de materiais gráficos e de ponto-de-venda.
A Leader passou o último ano exclusivamente na Promovenda, após um período de 18 meses em que foi atendida também pela V&S. De acordo com Paulo Berrini, diretor geral da Promovenda, há poucos meses o cliente contratou os serviços de Paulo Éboli, ex-Infoglobo, como sua consultoria de marketing. Éboli teria, então, optado por trabalhar com uma agência com a qual já havia mantido relações profissionais. A Giovanni FCB atende o InfoGlobo desde o período em que Éboli dirigia o marketing da empresa.
Apesar de começar a autorizar desde já as veiculações da Leader, o primeiro trabalho de criação da Giovanni para o novo cliente será a campanha do Dia dos Pais. Tanto o filme do Dia dos Namorados quanto o da promoção de férias já haviam sido desenvolvidos pela Promovenda, tendo a sua realização assinada pela produtora Aquarela com direção de Toth Brondi, a mesma equipe que filmou para a Leader durante todo o último ano.

De Mingo abre Agnelo no Rio
A agência paulista Agnelo Pacheco, uma das vencedoras da concorrência pela conta do Governo do Estado do Rio, já está funcionando no Rio, no conjunto 607 da Torre do Rio Sul e com o telefone 2542-1016.
O responsável pelo escritório é o publicitário José De Mingo, que deixou a parceria que mantinha há mais de 50 anos com Alberto Lopes. Ambos trabalharam juntos por cerca de 10 anos na Norton e há 31 anos haviam se tornado sócios na agência Premium. Curiosamente, Agnelo foi funcionário de De Mingo nos tempos em que começou, na Norton Belo Horizonte.
A agência começa com uma equipe de 10 pessoas, tendo o diretor de arte Rodrigo Ganem como supervisor de criação, duplando com o redator Marcio Beauclair. A responsável pela mídia é Amanda Farina Silva (ex-Publicis Norton).
Enquanto isso, na Premium, a filha de Alberto, Beatriz Lopes Takahashi, fica com os 30% da sociedade que pertenciam a De Mingo. A agência continua atendendo parte da conta da Golden Cross e toda a publicidade do Hospital Silvestre, além de cuidar da conta do PDT, para quem fará as próximas campanhas eleitorais.

Rapidinhas
* PROFISSIONAIS DO RIO - Fábio Seidl (diretor de criação da 4x4) e Álvaro Rodrigues (diretor de criação da Agência3 e Presidente do CCRJ) são os jurados que representam o Rio no 26º Profissionais do Ano. O festival, organizado pela Rede Globo, terá seu jantar de confraternização na próxima quarta (26) e seu julgamento na quinta-feira (27), no Blue Tree Towers Paulista. Os cariocas se juntam a Washington Olivetto (W/Brasil), Fábio Fernandes (F/Nazca), Fabio Sabóia (Talent), Pedro Cappeletti (DM9 DDB), Marcelo Serpa (Almap BBDO), Silvio Matos (Y&R) entre outros.
* HAPPY BRACA - A produtora paulista Sentimental vai comemorar a contratação da publicitária Daniela Conde como sua representante no Rio com um happy hour para amigos e prospects no Bracarense, esta segunda-feira, dia 24. Dois dos seis sócios a produtora são cariocas da gema: Marcos Araújo e Lula Franco.
* CASA COM TODO O GÁS - A Casa da Criação renovou todo o material de folheteria e catálogo que a empresa de gases naturais White Martins apresentará na Feira Internacional de Mecânica, que está acontecendo em São Paulo. Também é da agência o material que o cliente usará na feira Hospitalar 2004.
* AGITAÇÃO NA PUC - Dia 31 próximo, às 9:00h no Auditório Padre Anchieta da PUC-Rio, o Diretor de Criação da 4X4, Fabio Seidl fará uma palestra com o tema " O outro lado da criação", sendo seguido às 11:00h no Auditório Anchieta pelo diretor de criação da NBS, Andre Lima, que falará sobre o tema "Oi, o case speed branding". E para fechar este dia, às 14:00h, haverá uma apresentação do rolo do Festival de Cannes 2003.
* PROS LADOS DE MINAS - José Carlos Montichel, ex-TV Globo, ex-Valor econômico, assume no próximo dia 31 o cargo de Diretor Comercial da Rede Integração de Televisão, emissora afiliada Rede Gobo, nos mercados de Uberlândia, Araxá e Ituiutaba (MG). Montichel estava atuando com sua empresa de representação comercial, a Confraria da Propaganda, juntamente com Jorge Carvalho (ex-SBT), que ficará integralmente com a empresa.

Reforços do Mercado
Ogilvy (Rio-RJ) -
Com a decisão de Flavio Horácio, diretor de criação da Ogilvy Rio, de deixar a agência e voltar a atuar no mercado paulista, a vice-presidente nacional de criação da Ogilvy, Adriana Cury, está promovendo algumas mudanças no setor. O publicitário Zoca Morais (ex-DenisonRedcell, FCB, Y&R, Duda Mendonça, Lowe) acaba de assumir a direção de criação da unidade carioca. Para fazer dupla com ele, foi contratado o diretor de arte Guilherme Carvalho (ex-DenisonRedcell, QG, J.W. Thompson, Lowe).
Fallon (São Paulo-SP) - O redator Leandro Lourenção, ex-W/Brasil, Leo Burnett e Ogilvy e o diretor de arte Bruno Bomediano, ex- Leo Burnett e Borghierh são os mais novos contratados da agência.