Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/JUL/2004
Marcio Ehrlich

 

Novas conquistas animam cariocas

4x4 conquista Carta Fabril
O Carta Fabril, um dos maiores grupos empresariais no segmento de higiene pessoal no Brasil, escolheu a 4x4 como sua nova agência de publicidade. A 4x4 responderá por toda a estratégia de comunicação do grupo. O papel higiênico “De Luxe”, um dos principais produtos, é líder de mercado no Rio de Janeiro. O Carta Fabril está presente em todo território nacional. Seus parques industriais estão instalados no Rio de Janeiro e em Goiás.

Sopa de Letras: NBS no GNT
O GNT escolheu a NBS como a sua nova agência de propaganda. O primeiro trabalho da NBS será desenvolver uma campanha de divulgação sobre a nova programação do GNT.

Artplan viu a UVA
A conta da Universidade Veiga de Almeida, que a Praia abriu mão, foi para a Artplan. A agência cuidará de todos os produtos da instituição, que incluem cursos de graduação e pós-graduação, vestibular, mestrado e cursos de extensão. A Veiga de Almeida tem três campus: um no bairro da Tijuca, outro da Barra da Tijuca e o terceiro no município de Cabo Frio.

Mais varejo na 100%Propaganda.
A Orlean, maior rede de lojas de pisos e revestimentos do Rio de Janeiro, presente nos principais shoppings do Rio, entregou sua conta publicitária para a 100%Propaganda. A agência já trabalha na primeira campanha para o cliente. Outro cliente que chega à 100% esta semana é o Recreio Shopping. Administrado pela Renasce, o Recreio Shopping entra em nova fase de crescimento e mudanças e chamou a 100% para coordenar a comunicação desta fase. A agência já trabalha na produção das campanhas de Dia dos Pais e da nova praça de alimentação do Shopping.

Thompson leva de novo Febre de Shopping
A Thompson Rio foi a vencedora da concorrência para a 5º Febre de Shopping, grande ação de varejo bianual que congrega 20 shoppings centers do Rio de Janeiro. A agência desenvolverá ampla campanha composta por um filme, anúncio de jornal, spot, material promocional e kit para a imprensa, amarrados pelo slogan “Essa febre vai pegar”. A Thompson, que já havia vencido a concorrência para o atendimento a 4° edição do evento, em março passado, enfrentou outras sete agências na disputa. Com criação de Luiz Cavalheiros, Wallace Marques e Raúl Fernandes, e direção de criação de Raúl Fernandes, a campanha vai ao ar no fim de agosto.

Honda-Rio acelera na RIC
A Ric Propaganda, de André Felix, venceu a concorrência para atender a conta da Honda Motos (Associação Brasileira de distribuidores Honda). Quatro agências do mercado carioca participaram da concorrência: MG Comunicação, 100% Propaganda, Ação Propaganda e Bella Propaganda. A agência ficará encarregada não só da publicidade institucional e de produto, mas também da elaboração das peças para ponto de venda e da comunicação dirigida. A primeira campanha assinada pela Ric foi lançada esta semana e terá duração de 3 meses, podendo ser prorrogada para mais 3 meses. A criação é de Márcio Medeiros, Rodrigo Habib, Gustavo Ribeiro e Gustavo Torres e a aprovação de Luiz Antonio Alves Correa.

Autopeças na Madre
A Madre Comunicação, com pouco mais de um ano de criação, integra à sua carteira de clientes a conta da Roliz Auto Partes, a maior importadora e distribuidora de peças Peugeot e Land Rover do Rio de Janeiro. Sob a direção de Fábio Roliz, a empresa está há 50 anos no mercado e se prepara para expandir seus domínios: além do depósito em São Cristóvão, lançará o primeiro supermercados de peças da cidade, no Recreio. A Madre Comunicação já reformulou toda a parte gráfica, logomarca e papelaria da Roliz, que focará seus investimentos em divulgação na mídia especializada.

Associados investem no Rio

A rede de veículos Diários Associados decidiu ampliar a sua presença no mercado carioca, montando uma equipe de comercialização específica para os grandes jornais do grupo, que eram representados pela Sima antes mesmo de Affonso Vianna comprar as ações desta empresa de representações para torná-la independente daquele grupo.
Para cuidar da área na sucursal carioca dos Associados, foi contratada Gabriela Milleli como gerente comercial. Ela responderá por veículos como Estado de Minas, Correio Braziliense e Diário de Pernambuco, que são líderes em seus mercados. A Sima ainda responde pela comercialização no Rio de Janeiro dos veículos das demais regiões do país.

Editoras brigam pelo mercado de brindes

O mercado avaliado em R$ 9,9 bilhões da área de marketing promocional no Brasil -- segundo pesquisa da Ampro, a entidade do setor -- está provocando uma guerra de catálogos e eventos em São Paulo, promovida entre as empresas editoras do Guia Free Shop e do Bríndice.
Criado há 20 anos, o Free Shop, do publicitário Auli de Vitto, nasceu porque seu fundador -- na época trabalhando em agência de publicidade -- percebeu que não havia um canal direto de comunicação entre fabricantes e compradores de produtos promocionais. Hoje com um produto que exibe 500 anunciantes a cada edição de 700 páginas, de Vitto investe na feira Brazil Promotion, que reúne de 3 a 5 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, 200 expositores do setor, para receber 15 mil visitantes. Ao mesmo tempo acontece a 2ª edição do Top Seminars, que apresentará três dias de palestras com nomes nacionais e internacionais para discutir assuntos como Marketing Promo-Social, Marketing de Relacionamento, Leis de Incentivo e alguns cases de sucesso na área.
O site da Brazil Promotion fica em www.brazilpromotion.com.br e o do Free Shop em www.freeshop.com.br .
Concorrência ferrenha
Na brecha aberta pelo Free Shop, há 17 anos foi lançado o Bríndice, que hoje conta com 740 páginas e 30 mil exemplares distribuídos gratuitamente para empresas de todo o Brasil cadastradas no mailing da editora. A briga este ano ainda tem um tempero adicional. Segundo Luiz Roberto Salvador, diretor da Bríndice, este ano o segmento de brindes será beneficiado por duas importantes datas sazonais – Olimpíadas e eleições municipais, e a expectativa é que o mercado movimente cerca de R$ 1,8 bilhão. Além disso, o diretor da Bríndice mostra que os calendário promocional chegam a incluir mais de 500 datas que podem utilizar os brindes como ferramenta de marketing. Segundo ele, 70% dos brindes produzidos nacionalmente são consumidos em São Paulo, distribuídos nos finais de ano, em lançamentos de produtos, campanhas publicitárias e institucionais. Hoje, existem mais de 4 mil itens disponíveis, dos mais sofisticados aos brindes mais simples custando a partir de R$ 0,05.
Salvador também apostou este ano em evento. No último dia 21 de julho, ele entregou o Prêmio Top Bríndice durante o coquetel de lançamento do catálogo, premiando seis empresas da área de brindes segundo os quesitos qualidade, prazo de entrega e atendimento. E esta semana ele abriu a Expo Bríndice 2004, uma feira que reúne 90 empresas entre fabricantes, importadores e distribuidores, para receber a visita de pelo menos 9 mil pessoas. A feira acontece no Centro de Eventos São Luís, localizado à rua Luis Coelho, 323, em São Paulo.
O Bríndice ainda dispõe de um site, em www.brindice.com.br .

Ayrton fotografa o Rio em projeto da Berkeley

Rio 40º graus, para o fotógrafo carioca Ayrton Carmargo, é pouco. Desde 1997 ele tem trabalhado com 360º em suas fotos da cidade do Rio de Janeiro, produzidas através da tecnologia QuickTime Virtual Reality (QTVR), desenvolvida pela Apple e totalmente compatível com Windows. Este ano, Ayrton foi um dos dois únicos representantes brasileiros no projeto World Wide Panorama: World Heritage Solstice 2004, promovido pelo Departamento de Geografia Computadorizada da Universidade da California (Berkeley), que incentiva o uso desta tecnologia.
Entre os últimos dias 19 e 21 de junho, durante o Solstício -- momento em que a Terra está mais longe do Sol --, mais de 100 fotógrafos de 32 países fotografaram suas cidades, sendo 99 deles em imagens de 360º graus.
O trabalho mostra desde as pirâmides do Egito à Estátua da Liberdade, em Nova York, passando pela igreja do Outeiro da Glória, do Rio de Janeiro, ao lado, aliás, do estúdio de Ayrton, que trabalha com QTVR desde 1997.
Vale a pena dar uma olhada no trabalho. As imagens deste e de outros projetos (como o da virada do milênio) estão em "The World Wide Panorama", onde também se encontra a do Outeiro da Glória .
Quando a imagem surgir na tela, é só clicar nela para ativá-la e utiizar as setas do teclado para fazer o giro de 360º.

Reforços

SuperVia Mídia (Rio - RJ) - A empresa de trens do Rio contratou a conhecida Tereza Fabian para o cargo de Gerente de Novos
Negócios, função anteriormente ocupada por Danielle Trocolli. À frente da Gerência de Novos Negócios, Tereza ficará responsável pelo SuperVia Mídia, veículo de comercialização dos espaços de Mídia existentes no sistema de trens do Estado do Rio, entre eles a adesivação e pintura de trens e painéis da Central do Brasil. Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Serviços pelo Instituto IBMEC, Tereza ocupou diferentes posições na área comercial do Sistema Jornal do Brasil, entre elas, a de Diretora Comercial do Grupo. O último cargo ocupado por Tereza foi de Diretora Comercial das Rádios Tupi AM e Nativa FM.

J.W.Thompson (Rio - RJ) - Reforça seu atendimento com a contratação da gerente de contas Patrícia Gomes (ex- Globo.com). Patrícia, que na agência cuidará da conta de Losango, é formada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela UFRJ e pós-graduada em marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Além da Globo.com, Patrícia registra passagens por agências como
Standard, Ogilvy, V&S, e Contemporânea. (28/07/2004)

NBS (Rio - RJ) - A agência está contando com o reforço do redator Felipe Rodrigues -- que deixou a Contemporânea -- como free-lancer em sua criação. Ele cobre a ida de Rynaldo Gondim para a W/Brasil de São Paulo. (28/07/2004)