Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/SET/2004
Marcio Ehrlich

 

Leitora questiona originalidade da Directv

A leitora Rita Scherer, da Accor, escreveu para a Janela apontando uma semelhança entre duas peças atualmente no ar:

"Senhores, Não pude deixar de escrever para vocês. Li no VoxNews que a Directv lançará em breve nova campanha para reforçar posicionamento... mas fiquei supresa ao ver que tanto a dir. de arte (família olhando para uma TV) quanto o slogan ("A TV que você vê.") lembram MUUUUITO uma campanha que ainda está nas ruas do lançamento do Universal Channel. A foto tb é de uma família olhando para uma TV e o slogan é "Você vai ver."
Se isso não é uma chupada, não sei mais o que é. E o pior: no mesmo segmento.
Tirei uma foto da campanha do Universal Channel que saiu na Meio & Mensagem. Vejam se não são "primos".
Bjs,
Rita Scherer - Accor"

A campanha da Directv é assinada pela Lowe, de São Paulo, enquanto a da Universal Channel foi criada pela Praia, do Rio de Janeiro.
Pessoalmente, acho apenas uma coincidência infeliz, pelo fato de ambas as agências usarem este ícone clássico que é a imagem de uma família reunida na poltrona para ver televisão. Taí a imagem dos Simpsons na mesma linha.
Enfim, fica reproduzida a opinião da leitora.

Kaiser e Heineken mudam comunicação

As cervejas Kaiser e Heineken -- marcas da internacional Molson -- estão dando uma virada na sua comunicação no Brasil.
A Kaiser anunciou esta semana que está colocando em concorrência a sua conta de R$ 180 milhões, que estava na W/Brasil. Informações do mercado dão conta que a agência abriu mão do cliente por discordar de suas novas políticas de comunicação.
Quanto à Heineken, depois de trabalhar de 2001 a 2003 com a Comunicação Carioca e passar o último ano praticamente fora da mídia (veiculando apenas um filme americano com a atriz Jeniffer Aniston), a marca terá a sua comunicação concentrada nos próximos meses em bellow-the-line, principalmente nos pontos-de-venda. A responsável pela adaptação dos materiais internacionais da Heineken para o Brasil será a Tátil Desing, do criativo Fred Gelli.
Segundo Michiel Verhagen, diretor da Heineken no Brasil, a Tátil Design foi escolhida por estar conectada com o estilo da marca e ter experiência com produtos internacionais em segmentos Premium.

Giovanni expõe no Rio-Sul

Repetindo uma experiência feita em São Paulo, a agência Giovanni,FCB lança sua 1ª Mostra Criativa no shopping Rio Sul, apresentando os seus principais trabalhos impressos criados para os clientes do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
A mostra ficará no terceiro piso do Shopping Rio Sul de 25 setembro a 25 de outubro, com 30 peças impressas distribuídas em 15 placas de 1,20m X 0,90m.

OPM reabre sua "sede náutica"

Aproveitando o início da temporada de primavera-verão, a agência carioca OPM vai reabrir sua sede náutica a partir deste domingo, 26. Aos domingos, a sede da agência ganha o nome "Off Sea", um novo ambiente (rede de vôlei, sombra e água fresca) e um novo endereço no Posto 9, em Ipanema, para receber os amigos, clientes e parceiros.
Toda a decoração terá o tom laranja, para poder ser vista de longe (como tem ensinado César Maia), e uma logomarca criada especialmente para o novo point e que faz trocadilho com a palavra “office”, juntando o off (feriado) e o sea (mar): Off Sea – sede náutica da OPM.
A iniciativa começou no verão do ano passado. “A receptividade por parte dos clientes e amigos foi tão grande que resolvemos repetir a ação”, explicou Fábio Marinho, diretor da OPM.

GAP-Rio traz Luiz Lara para palestra

O GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro promove no próximo dia 30 de setembro o seminário "Atendimento e Planejamento: Gestores do Negócio de Propaganda", com Luiz Lara, Sócio-Diretor de Atendimento e Planejamento da Lew, Lara, e Marcelo Meyer, Superintendente Executivo de Comunicação do Banco de Boston.
A palestra de Lara abordará a importância do profissional de atendimento e do planejamento no negócio da agência e a de Mayer o papel daquele profissional na gestão de marcas.
O evento -- que tem como apoiadores Giovanni,FCB, Doctor, Percepttiva e Kátia Leite -- acontece no auditório do Edifício Argentina (Praia de Botafogo, 228), às 18:00h, com a inscrição a R$ 50,00 para profissionais e estudantes. As inscrições podem ser feitas através do e-mail gap.rj@globo.com.

Carioca cria para BBDO Portugal

O ilustrador carioca Murilo Martins foi o responsável pela criação do extra-terrestre que a produtora portuguêsa Tangerina Azul utilizou no comercial do combustível GForce Diesel da GALP, para a agência BBDO de Lisboa. Murilo, que também é diretor de arte e diretor de criação da Incentive House, nunca havia trabalhado para a Tangerina, mas foi procurado pela produtora, que tinha referência de seus trabalhos no Brasil através de brasileiros que trabalham na terrinha.
Nesse frila, o ilustrador preparou 10 personagens e o simpático E.T. de 3 olhos acabou sendo o escolhido. O diretor do comercial, Sérgio Henriques, que mora em Los Angeles, entregou a finalização do personagem para a produtora de computação gráfica franco-americana BUF, que tem no currículo inúmeros prêmios, entre os quais o Leão de Ouro do comercial da Smirnoff, além de animações para o longa Matrix.
A Tangerina optou por filmar um ator vestindo a roupa do ET, aplicando a cabeça, mãos e pés virtualmente. Na ilustração, dá para ver a comparação entre a criação de Murilo e a realização da produtora.

Feiras no Brasil em 2005 ganham catálogo

A Ubrafe-União Brasileira dos Promotores de Feiras está lançando o seu Calendário 2005, com as principais feiras de negócios do Brasil, uma relação de 150 grandes feiras dedicadas a mais de 30 segmentos econômicos. De cada uma, o Calendário 2005 traz data, local, horário, segmentos econômicos presentes e produtos e serviços expostos, além de resultados das edições anteriores (número de visitantes, empresas expositoras, área de exposição) e os contatos dos promotores para mais informações.
PREVISÃO DE MERCADO
A Ubrafe estima que as 150 feiras agendadas para 2005 reunirão 35 mil empresas, sendo cinco mil estrangeiras, e seis milhões de visitantes, dos quais 50 mil compradores do exterior. Os eventos deverão ocupar 2,3 milhões de m2 de área de exposição nos pavilhões de vinte cidades brasileiras, sendo 75% dos eventos em São Paulo. Serão, portanto, seis feiras, 1.500 empresas, 200 mil visitantes e 25.000 m2 a mais em relação a 2003, ano base para comparação (A comparação do mercado de feiras se faz de dois em dois anos, porque os anos pares concentram grandes feiras bienais, como Salão do Automóvel, Mecânica, Bienal do Livro SP e UD, que não acontecem nos anos ímpares).
Segundo os promotores associados à UBRAFE, algumas das empresas expositoras chegam a vender a produção de três, quatro, cinco meses em uma única feira. Na retaguarda, as feiras ativam um mercado de empresas que gira R$ 3 bilhões ao ano (R$ 850 milhões em locação de área para exposição, R$ 850 milhões em locação de equipamentos e serviços e R$ 1,3 bilhão em viagens, hospedagem e transporte terrestre e aéreo) e colaboram para a geração de 160 mil postos de trabalho dentro e fora dos pavilhões.

Serviço da Janela: O calendário de feiras da Ubrafe está disponível em versão impressa e CD-ROM e, em breve, será disponibilizado na íntegra para consulta gratuita do público no site www.ubrafe.org.br. Os interessados em adquirir o calendário podem contatar a Ubrafe pelo telefax (11) 3120-7099 ou e-mail ubrafe@ubrafe.org.br (Livro: R$ 35,00; CD: R$ 25,00; Livro+CD: R$ 55,00)

Reforços

Script (Rio-RJ) - A agência reforça seu departamento de atendimento com as contratações de Carol Fernandes e de Tatyana Ferreira. Carol, que tem passagens pela DPZ Rio, Portifólio e Diretoria, entra no grupo de Rodrigo Amado e Tatyana, com passagens pela Comunicação Carioca e Artplan, no grupo de Carlos Lobo. (23/09/2004)

Agência3 (Rio-RJ) - Tem novos nomes de sua equipe. Leonardo Brossa, ex-Advice Netbusiness, que será o reponsável pelo planejamento de internet e Luís Sérgio, ex-Carioca e Young Rubicam, como novo tráfego da agência. Os dois profissionais começaram dia 20. (20/09/2004)

Agnelo Pacheco (Rio-RJ) - A agência contratou como Diretor de Atendimento de seu escritório carioca o profissional Rodrigo H. Cordeiro, que já atuou em empresas como Sports Advisor, Globo.com e TV Globo. (20/09/2004)

MG (Rio-RJ) - Luciano “Animal” Gaberel foi promovido a Diretor de Criação da agência. Aos 32 anos, Gaberel tem passagens marcantes pelas agências Doctor, Artplan e Fischer América, acumulando diversos prêmios – ABP, O Globo, Festival de Gramado, CCSP, CCRJ, Colunistas, além dos festivais internacionais de Nova Iorque e Londres. Em 2000, foi agraciado pela Associação Brasileira de Propaganda como Destaque do Ano. “Trabalhei com o Animal na Fischer América e sempre o considerei um grande talento. Agora, mais amadurecido, está no ponto para assumir a direção de criação da MG. Vai fazer um grande trabalho”, afirmou Marcelo Gorodicht, sócio da MG Comunicação. (20/09/2004)

Espaço/Z (Rio-RJ) - O redator Rafael Ramos (ex- Doctor e I-Ltda ), profissional premiado no Anuário Melhor do Rio 4 e finalista do Festival da ABP 2003 é o novo contratado. A empresa também montou um departamento de assessoria de imprensa que terá a jornalista Denise Lilenbaum (ex- Publicom) coordenando as ações nas sete filiais da empresa situadas nas principais cidades do País como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. (20/09/2004)

Jorge Bittar (PT) - Eduardo Viana se licenciou da Propaganda Tática para atuando como redator de rádio na campanha de Bittar à Prefeitura do Rio. Na campanha, ele fica diretamente ligado à produtora Base Sonora (ouro no Colunistas 2004). A campanha está sendo feita pela MPM e tem como marketeiros os publicitários Nizan Guanaes e Rui Rodrigues.

Binder/FC+G (Rio-RJ) - A agência reforça a sua área de web com as contratações do web designer Flavio Gimenes e de Claudio Romano, para ocupar o cargo de Web Manager. Claudio, que tem passagens pelo site Ganhei.com e Sólida Conceitual, é MBA em Administração de Empresas e será responsável por todos os projetos on line da agência. (31/08/2004)

Giovanni,FCB (Rio-RJ) - Acaba de contratar Vanessa Maciel, como assistente de atendimento. A publicitária, que tem passagens pela Carioca e Script, entra no grupo do diretor Álvaro Figueiredo, atendendo Ceras Johnson e blah!. (31/08/2004)

Agência3 (Rio-RJ) - Anuncia as novas contratações para a equipe do diretor de criação Álvaro Rodrigues: os diretores de arte Bernardo Cople e Marco Martins, e o redator Daniel Xavier. Bernardo, atual Young Creative carioca e Daniel, ambos ex-Carioca, estavam na DPZ. Marco Martins, vem da Script. (23/08/2004)