Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/OUT/2004
Marcio Ehrlich

 

Atendimento não pode ser leva-e-traz

Os profissionais de Atendimento não podem mais agir como garçons, que anotam o pedido do cliente e depois entregam o prato. O exemplo foi dado pelo publicitário Luiz Lara, presidente da agência Lew Lara, em palestra realizada na última semana no Rio de Janeiro, promovida pelo GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento. "Eles devem aprender a agir como nutricionistas, numa atitude holística, fazendo o diagnóstico da essência do problema. Só depois é que se trabalha a construção de conteúdo para o cliente, comunicando a sua nova identidade", explicou Luiz.
O publicitário aproveitou também para alertar sobre um erro que os profissionais atualmente cometem: "Ao incorporar o papel de leva-e-traz, o Atendimento provoca o desprestígio do seu trabalho". Para evitar esse tipo de problema, ele indicou a necessidade urgente de se aprender a reconhecer a própria importância, o que ajuda, e muito, na hora do trabalho em equipe. Para ele, as hierarquias não contribuem para um trabalho eficiente, uma vez que provocam um abismo entre as diversas áreas da agência, prejudicando no trabalho final que ele acredita ser o de formulador de conteúdo.
Aliás, essa foi a idéia que Lara mais repetiu durante sua palestra, ensinando que, como toda marca é construída de dentro para fora, o Atendimento deve descobrir a essência dela, analisar sua cultura e todas as formas como ela se comunica com seu consumidor para só depois pensar na melhor solução para o anunciante. Esta solução, diz ele, não precisa ser necessariamente propaganda: "Muitas vezes, uma ação pode surtir melhores efeitos. Colocamos uma personagem numa novela que era consultora da Natura. Resultado: as revendedoras se reconheceram no papel, e as consumidoras reconheceram um prestígio no produto, que aparecia no horário nobre".
Já a segunda palestra do evento realizado pelo GAP foi dedicada ao outro lado do negócio, o cliente. Marcelo Meyer apresentou o papel do Planejamento na construção da marca, através do Case atual do Bank Boston. Foi uma oportunidade para os profissionais conhecerem como o cliente pensa, quais são as suas preocupações e como ele se organiza para criar em conjunto com a agência a comunicação com seu consumidor.
Marcelo demonstrou que todas as ações do banco comunicam, desde as agências até eventos como os concertos realizados na Lagoa, confirmando o pensamento global apresentado na primeira conversa da noite de quinta-feira passada: "Eu acredito que a decoração de Natal passa um valor humano, personificando o banco. No último Natal, eram comum que as babás em Ipanema fizessem fila para assistir a decoração do banco."
Essa preocupação atual do Bank Boston em se apresentar mais próximo reflete a mudança pela qual a marca está passando: "Antes, nós aparecíamos como um banco elitista. Hoje, nós queremos construir uma imagem de cumplicidade, ainda mantendo a assinatura anterior", disse Meyer.

Aquarela Filmes consolida núcleo de entretenimento

A Aquarela Filmes fechou contrato com o Canal Brasil para a realização das suas chamadas para 2005. O trabalho é resultado da criação do núcleo de entretenimento da produtora, inaugurado no início do ano para produzir curtas, longas, programas para a TV e documentários, paralelamente à atividade da Aquarela na área de comerciais de televisão. De acordo com Fabrício Cannavezes, produtor executivo da Aquarela, o objetivo é "apresentar uma programação de conteúdo para as emissoras, agências e empresas realizadas por novos profissionais com idéias interessantes".
Desde a criação do núcleo, a produtora finalizou o curta "São João do Carneirinho", que será veiculado nacionalmente pela Rede Brasil; está em fase de pré-produção do longa "Lugar Nenhum"; e foi uma das três vencedoras do pitching promovido pelo canal GNT com o programa "Mulher Solteira Procura", que será exibido no próximo semestre. "Juntamos uma galera nova, com idéias interessantes e comprometidas em gerar conteúdo para as emissoras, agências e empresas. Estamos invertendo o fluxograma de produção, oferecendo massa cinzenta aos clientes!", declarou Cannavezes.

Mídia de rua atrai crianças no Rio

As esquinas da Zona Sul do Rio de Janeiro foram tomadas nas últimas semanas por diversos pirulitos exibindo desenhos de crianças segurando pacotes de biscoitos Trakinas Power. Os personagens exibidos na mídia saíram do site www.biscoitotrakinas.com.br para um passeio pela cidade, a procura das crianças que participam do clubinho virtual do produto, explicou a diretora geral de criação da Giovanni FCB, Cristina Amorim. Ele conta que as peças de mídia exterior procuram mostrar aos pequenos consumidores que os personagens que eles conhecem pelo site saíram pelos bairros para continuar as aventuras vividas na Internet: "A idéia é comunicar para as crianças: nós saímos do site e estamos aqui bem perto da sua casa."
Os atuais pirulitos repetem uma experiência de sucesso realizada na primavera passada pela agência, quando várias flores foram instaladas nas esquinas do Rio apresentando o odorizador Gleid como um produto natural, incorporado ao meio-ambiente da cidade.
No entanto, de acordo com Cristina, a repetição da mídia e da época são coincidências. Na verdade, Cristina garante que a campanha do Trakinas Power se restringirá a este flight, não havendo previsão da utilização de outras mídias.

De Paula encerra Comunicação Carioca

EM PRIMEIRA MÃO - Depois de 5 anos, o projeto do redator Sérgio de Paula para uma agência de propaganda chegou ao fim, com a desmontagem do belo escritório que a sua Comunicação Carioca ocupava na Praia de Botafogo. A agência, que já estava comprometida financeiramente há cerca de um ano, ainda resistiu bravamente à perda de importantes clientes como a Cervejaria Heineken e a CERJ-Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro, atual Ampla, mas foi obrigada a encerrar as atividades por não mais poder cumprir com seus compromissos trabalhistas.
Sérgio de Paula O fechamento da Carioca, no entanto, não significa o fim da parceria entre de Paula e o publicitário Paulo Azevedo, que vinha respondendo pela operação da empresa. Azevedo, que não tinha participação acionária na Carioca, montou este mês a agência "Brasil.Com", que absorveu parte da equipe da Carioca, Sérgio de Paula inclusive. A empresa está funcionando em uma casa na Rua Visconde de Silva, 83, no bairro de Botafogo, com o telefone (21) 2537-9155. Segunda-feira, já foram assinados pela Brasil.Com os teasers da campanha da fabricante de pneus remoldados Pneuback, veiculados na imprensa carioca (reprodução ao lado) e que tem seu lançamento esta quarta, com uma meia-página dupla no jornal O Globo. Bem no estilo de Sérgio, os teasers brincam com os logos dos demais fabricantes de pneus, que se tornarão Pneuback ao serem remoldados.
Ousadia
A Comunicação Carioca foi fundada por Sérgio de Paula pouco depois de seu rompimento com a sociedade que mantinha com Marcos Silveira na agência Doctor. Como sócios, de Paula contava com Silvio Lachtermacher e Fernando Rocha, que por sua vez haviam deixado a sociedade na Staff CP&F. Sérgio levava da Doctor clientes como Porcão e Sinaf, enquanto Silvio e Fernando eram acompanhados de seus clientes da área imobiliária, como a Construtora São Fernando. Em 2000, a Carioca absorveu a Laxmi, do publicitário George Ellis, ampliando, com a Gafisa, a sua carteira de anunciantes de imóveis.
Durante toda a sua existência, a Carioca seguiu o estilo irreverente e ousado de Sérgio de Paula, conquistando inúmeros prêmios em todos os concursos de propaganda brasileiros. O próprio de Paula é um dos mais premiados criadores da história do mercado carioca, somando medalhas em suas passagens pelas agências Artplan, Young & Rubicam, V&S e Doctor.
Em 2002, algum tempo depois da notícia da conquista da conta da Heineken, Silvio Lachtermacher desligou-se da sociedade, sendo acompanhado por alguns clientes da área imobiliária. De acordo com analistas do mercado, no entanto, os problemas da Carioca começaram em 2003, quando Sérgio de Paula decidiu diversificar suas atividades, abrindo o restaurante Butiquim Carioca a poucos metros da agência. Pessoas ligadas à Comunicação Carioca reportam que a iniciativa consumiu muito investimento do tempo do publicitário, com repercussão negativa junto a alguns clientes.
Segundo informações que colhemos, Sérgio de Paula também se desfez de sua sociedade do Butiquim Carioca.

Shopping Rio Sul abre concorrência

Depois de mais de uma década sendo atendido pela agência Salles -- antes mesmo de ela ser DMB&B, D'Arcy ou Publicis -- o Shopping Center Rio Sul decidiu colocar a sua conta publicitária em concorrência. Avaliada em R$ 4 milhões, a conta sempre foi uma das mais cobiçadas do mercado carioca, não só pela verba como pela liberdade criativa dada à agência. Em 1998, por exemplo, o Rio Sul chegou a ser homenageado como o Anunciante do Ano do Prêmio Colunistas Rio, pela qualidade da sua comunicação. A despeito da continuidade no bom trabalho da Salles para o anunciante, mudanças no comando do Grupo Brascan -- controlador acionário do Rio Sul -- teriam motivado a atual consulta ao mercado publicitário.
A notícia da concorrência está agitando as agências do Rio de Janeiro, com vários empresários do setor tentando conseguir entrar na disputa, cujos concorrentes oficiais ainda não foram divulgados, mas comenta-se que estariam a própria Publicis, mais a MPM, a Giovanni FCB e a Heads, do Paraná, tida como a favorita. Como nosso correspondente Fábio Seidl chegou a sugerir discretamente em sua Janela Internacional, teria havido convite inclusive para agências de São Paulo. Isto não é de estranhar, já que o mercado paulista conta hoje com inúmeros criativos cariocas, com os quais o Rio Sul se acostumou a conquistar prêmios e bons resultados. Marcelo Giannini, por exemplo, que em seu período de Salles definiu uma estética marcante para a comunicação do shopping, está hoje em uma das direções de criação da agência paulista Carillo Pastore.

Espaço Comunicação cria para cliente paraense

A agência Espaço de Comunicação é a responsável pela nova comunicação da Cosipar (Companhia Siderúrgica do Pará), do grupo Costa Monteiro. De acordo com Antônio Carlos Bastos, diretor de planejamento e atendimento da Espaço, até o fim deste ano serão investidos R$ 150.000,00 na reformulação dos materiais gráficos e do site da siderúrgica. A agência também realizará uma campanha institucional para 2005 com apelo de proteção ao meio-ambiente e um concurso de desenho para o material de fim de ano da empresa entre os filhos dos funcionários da fábrica do Pará. A Cosipar é grande produtora de ferro-gusa, principal matéria-prima metálica utilizada em fundições. O escritório central da siderúrgica é localizado no bairro de Ipanema no Rio de Janeiro e as unidades produtoras funcionam na cidade de Marabá, no Pará.

Gaúcho agora vai ser paulista

Passarinho e Wanderlei GonçalvesEM PRIMEIRA MÃO - O diretor da produtora de fonogramas Mr.Vox, Luis Carlos Cortabitart, conhecido no Rio de Janeiro como "Gaúcho", vai deixar de ser carioca para ser paulista. Ele está se associando a Orlei "Passarinho" e Wanderlei Gonçalves (foto) para abrir em São Paulo a produtora Nova Onda, tentando unir o útil ao agradável. Além de ficar mais próximo dos familiares que tem em São Paulo, Gaúcho vai passar a dar o apoio comercial que os irmãos Gonçalves precisam, nesta fase em que a Nova Onda vê crescer a demanda de trabalhos através dos inúmeros cariocas que hoje atuam no mercado paulista.
A operação da Nova Onda em São Paulo deve começar apenas no início de 2005, mas as negociações entre as partes estão adiantadas. Mesmo com o afastamento de seu principal diretor, a Mr.Vox não fecha no Rio. Ela continua operando independentemente da Nova Onda, com a sua atual equipe.
LIDERANÇA
Há cerca de 3 anos a produtora Nova Onda tornou-se a líder do mercado carioca de produção de fonogramas publicitários. Nos anos de 2002, 2003 e 2004 ela conquistou o prêmio de Melhor Desempenho em Produção de Fonogramas do Colunistas Rio, por ter obtido o maior volume de prêmios entre os trabalhos inscritos pelas agências cariocas. Em 2002, inclusive, seu diretor Passarinho foi escolhido o Profissional do Ano daquele concurso.

Aroldo Araujo comemora 40 anos de propaganda

Aroldo AraujoPara comemorar seus quarenta anos de funcionamento, a Aroldo Araujo Propaganda aproveitou o presente de aniversário da exibidora Sign e espalhou 55 outdoors pelo Rio de Janeiro parabenizando o seu dirigente.
O publicitário Aroldo Araujo (foto), fundador da agência, contou que as comemorações vão durar um ano. A empresa confeccionará um selo para ser dado como brinde e realizará palestras em faculdades.
Além disso, Aroldo já sabe que receberá homenagens de outras empresas do mercado. O Jornal do Comércio, a ABP, a ABAP, a Associação Comercial do Rio de Janeiro, a Central de Outdoor e a Associação Brasileira de Relações Públicas estão entre elas.
A Aroldo Araujo se apresenta como uma empresa de comunicação global integrada ao marketing. O interesse principal, de acordo com o site da empresa, é guiar os clientes nos mares da comunicação. "Por essa razão, nosso símbolo é a bússola", explica Aroldo. Entre os clientes atuais da agência estão a Rolls Royce, a South Africa Air Ways e a Rede Multi-Market.
Aroldo Araujo tem uma série de iniciativas no meio publicitário. Ele criou o Dia do Mídia, do Anunciante e do Contato Publicitário. Também foi o responsável por uma campanha de incentivo à contratação de estagiários: "Abra a porta. Acredite no estagiário", que possuía como público-alvo as agências de publicidade e o mercado de comunicação. Como resultado da iniciativa, foi convidado para o cargo de Vice-presidente do CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa Escola do Rio de Janeiro). Atualmente, ele é diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Abap-Rio traz novas Tendências do Mercado

A pesquisa sobre as Tendências do Mercado Publicitário, realizada pela InterScience, mais uma vez terá o seu resumo apresentado para as agências associadas da ABAP-Rio, agora com os resultados de sua 10ª edição.
O evento acontecerá na manhã do próximo dia 19 de outubro, terça-feira, no Hotel Sofitel Rio, com cada agência tendo o direito de inscrever até 4 participantes, sem custos. Assim como na apresentação realizada em abril de 2003, o diretor da Interscience, Paulo Secches, vai revelar quais são as principais expectativas e frustrações dos anunciantes cariocas em relação às agências de publicidade do Rio, além das mudanças em relação às políticas de remuneração que vêm acontecendo em todo o Brasil.
As inscrições para a apresentação das Tendências do Mercado Carioca estão abertas na Abap-Rio, com D.Laura, pelos telefones (21) 2551-7849 e 2552-0496.

Morre Sani Sirotsky, o "S" da inesquecível SGB

Faleceu na última quinta-feira, no Rio de Janeiro, aos 76 anos de idade, o publicitário Sani Rubens Sirotsky, fundador de uma das agências mais importantes e criativas no Brasil dos anos 70, ocupando durante vários anos o ranking das 20 maiores agências do país. Pela SGB, da qual também foi fundador Arthur Bernstein (o "G", de "Guerra", nunca atuou na empresa), passaram criadores como Alcides Fidalgo, Álvaro Gabriel, João Galhardo, Toninho Lima, Celso Loducca e Naninho Gouvea, entre os que a memória permitiu lembrar.
Sani -- irmão caçula do jornalista Nahum Sirotsky -- começou sua carreira no jornal Última Hora, chegando a ocupar o cargo de Diretor Superintendente. Depois, investiu em publicidade e fundou a SGB. Atendendo a clientes como Estrela, Ponto Frio e BNH, entre outros, a SGB teve sedes no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia.
Sirotsky foi presidente da ABP-Associação Brasileira de Propaganda no período de 1973 a 1975. Em 1974, ajudou a fundar no Rio de Janeiro a ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Reforços

Viviane SadeGiovanni,FCB (Rio-RJ) - Acaba de contratar Viviane Sade (foto à direita). A publicitária assume o cargo de Supervisora de Contas, atendendo o Globo e Leader. Há 8 anos no mercado, Viviane acumula passagens pela Script, PB Marketing Direto e DM9. (13/10/2004)

SpeedBall (Rio- RJ) - Mária Cláudia Beiriz e Raquel Salomão são as novas contratadas na equipe de Atendimento da produtora musical. Elas irão atender os clientes das agências e produtoras do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. (08/10/2004)

Young e Rubicam (São Paulo-SP) - Jorge Gomes assume a conta das Casas Bahia na Young e Rubicam a convite de Manuel Zanzotti. Jorge foi supervisor de Criação no escritório carioca da DM9DDB, onde montou a equipe que criava para o Ponto Frio. (06/10/2004)

RIC (Rio-RJ) - Três novos nomes na agência. Na equipe de criação dirigida por Márcio Medeiros assumem o diretor de arte Daniel Bradock (ex-Doctor) e o redator Bernardo Corrêa (ex-Casa da Criação). Já Marcela Peixoto entra como Assistente de Mídia. (04/10/2004)