Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 06/MAI/2005
Marcio Ehrlich

 

Speroni sucede Caio Valli na Abap-Rio

Confirmando sua candidatura à Abap-Rio, informação dada em primeira mão pela Janela, Clóvis Speroni foi eleito esta semana como o novo presidente da entidade, sucedendo a Caio Cezar Valli, que a comandou por duas gestões seguidas.
Vice-presidente da Agência3, Speroni terá como seus companheiros de diretoria Gustavo Oliveira, diretor da Giovanni FCB (e que, aliás, já estava como vice-presidente na gestão de Valli), e Flávio Cordeiro, diretor da Binder FC+G, que cuidará da vice-presidência administrativa.
Um dos desafios de Speroni será o de aumentar o quadro de associados da Abap-Rio, que hoje conta apenas com 23 agências: Agência3, Aroldo Araujo, Artplan, Binder FC+B, Brasil.Com, Casa da Criação, Contemporânea, Dilema, Diler, DPZ, Fischer América Rio, Giovanni FCB, ID, Internad, JWT, Luz, McCann-Erickson, MG, Ogilvy, Publicis Salles Norton, Ronson, Staff e VS.
Conhecidamente low-profile -- na tradição dos nascidos no interior paulista --, deve-se esperar de Speroni uma atuação mais de bastidores e de realizações técnicas no comando da entidade do que de manifestações públicas de sua liderança.

Barrashopping espera filhos até 1 da madrugada

Durante os próximos 3 dias, o Barrashopping vai ficar aberto até uma hora da madrugada, para que nenhum filho alegue falta de tempo para comprar o presente de sua mamãe. A promoção, cuja comunicação foi assinada pela Thompson-Rio, contou com um investimento de R$ 1 milhão e, segundo o Superintendente do shopping, Eduardo Novaes, deve gerar um crescimento de 15% nas vendas em relação ao último ano. Cerca de 500 mil pessoas são esperadas pelo shopping nestes 3 dias. A extensão do horário em mais 3 horas nos dias que antecedem o Dia das Mães deve representar mais um dia de vendas", afirmou Novaes.
Paralelamente à ampliação do seu horário de funcionamento, o Barrashopping inaugura um novo espaço para grandes eventos culturais e exposições, um lounge batizado de "Mais". Para abrir o local, o shopping vai manter uma programação de bate-papos com mulheres que são destaques em suas profissões, como a jornalista Leilane Neubarth, as atrizes Marisa Orth, Nívea Stelmann e Luisa Thomé e a produtora Eloysa Simão.

Publicis domina prêmio do CCRJ

A Publicis foi disparada a agência com o maior número de trabalhos finalistas no prêmio Melhor do Rio 2005, promovido pelo CCRJ. Ela emplacou 55 peças, sendo seguida pela Giovanni FCB, com 27 finalistas e pelas Script e Que/Next, ambas com 19 cada. Também obtiveram mais de 10 finalistas as agências VS (15), NBS (15), F/Nazca (13) e 100% (12).
Segundo os resultados divulgados pela entidade, foram selecionados 223 trabalhos de 22 agências, em 6 categorias. Refletindo bem o mercado carioca -- seja por características dos clientes ou pela facilidade de produzir peças, reais ou fantasmas --, a área de Mídia Impressa foi a mais populosa, com 78 trabalhos para revistas e 76 para jornal. Em seguida veio Mídia Exterior, com 37 finalistas. Bem distantes, TV ficou com meros 14 trabalhos, seguidos por 12 de Peças Promocionais e 6 de Rádio.

6º EBAP opta por um manifesto moderado

Por todas as queixas que qualquer um ouve diariamente em conversas com empresários da publicidade brasileira, e pelas declarações de bastidores que llemos na imprensa especializada feitas por publicitários presentes ao 6º EBAP -- encerrado esta quinta-feira, em Brasília -- este colunista confessa que esperava um manifesto mais contundente da ABAP na conclusão do encontro.
A Carta de Brasília, distribuída hoje aos participantes do evento e à imprensa, preferiu se concentrar em um aspecto institucional, reforçando argumentos de defesa da importância das agências de publicidade. Apenas em seu final o documento esboça um alerta, ao afirmar que as agências de publicidade somente serão respeitadas "se forem éticas", deixando assim a sugestão de que a falta de ética no setor pode estar sendo mais do que uma suspeita.
Segue, no entanto, para a conclusão dos leitores, o manifesto de encerramento do 6º EBAP:

6º EBAP - Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade
Brasília, 3 a 5 de Maio de 2005.

CARTA DE BRASILIA

A ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade, em seu 6º Encontro Nacional, reunida em Brasília com as mais destacadas lideranças da Indústria da Comunicação do país, refletiu sobre o mercado, o negócio, os problemas, as oportunidades e concluiu :

Relação entre publicidade e desenvolvimento
A publicidade exerce papel extremamente relevante ao impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país, preservando valores culturais de seu povo, informando e orientando os consumidores.
A receita publicitária é origem fundamental ou única dos recursos dos meios de comunicação, sendo, portanto, responsável por subsidiar o direito à informação. A descentralização desta receita, coletada por milhares de agências em todo o país, garante a independência da imprensa e a liberdade de expressão.

A indústria da Comunicação e a relação entre seus parceiros
A Indústria da Comunicação Publicitária é composta pelos veículos, agências de publicidade e fornecedores de serviços especializados, os quais têm a responsabilidade intransferível de organizá-la de forma a torná-la cada vez mais eficiente e competitiva, com o objetivo de assegurar excelência aos serviços prestados aos clientes.
As agências prestam serviços indispensáveis e valiosos tanto aos seus clientes quanto aos meios de comunicação. O fortalecimento econômico das agências, que passa pelo respeito à lei e à ética, pela revisão do processo de concorrências e pela redução da carga tributária, se reflete diretamente na qualidade de seus serviços, respondendo às necessidades dos clientes e aos interesses da indústria.

O futuro das agências
A realidade da publicidade brasileira nos impõe dois compromissos : responsabilidade e confiança.
Responsabilidade, porque existem no Brasil mais de 4.000 agências, mais de 31.000 empresas participantes na indústria, aproximadamente 355.000 empregos diretos, cerca de R$ 3 bilhões em impostos recolhidos anualmente e mais de 150 mil alunos matriculados em cursos de comunicação.
Confiança, porque as agências, inclusive as que se dedicam exclusivamente à publicidade, prestam um serviço indispensável aos clientes, aos veículos ao mercado e à sociedade como um todo.
As agências, mais do que estar envolvidas nas mudanças, são agentes de transformação, antecipando tecnologias, processos, rotinas, comportamentos e tendências.
As agências constroem o seu futuro como sempre fizeram: com capacidade de adaptação ancorada no equilíbrio e na ousadia.

A legislação da propaganda
Toda e qualquer sociedade humana, em estado democrático de direito, para que possa cumprir seus objetivos, precisa de normas que disciplinem os direitos e deveres de seus membros.
A publicidade brasileira está regulamentada pela Lei 4.680 e pelas Normas-Padrão do CENP, estas juridicamente sedimentadas no Decreto 4.563 e aceitas pela Administração Pública e pelo Poder Federal, possuindo assim força legal e consideradas pelo CADE como em consonância com nossas leis, devendo ser cumpridas e respeitadas por todos os agentes envolvidos no processo, sob pena de infração disciplinar sujeita a sanções administrativas, bem como a processos jurídicos por abuso de poder econômico ou concorrência desleal.
Este é o entendimento dos Ministros Paulo Brossard e Maurício Corrêa, que reflete a experiência jurídica sobre as questões legais da publicidade, adquirida por ambos na Suprema Corte Brasileira e cuja observância incondicional a ABAP recomenda não apenas aos seus associados, bem como aos veículos e anunciantes.

A consciência do nosso papel engrandece as agências, fortalece os veículos, anima os fornecedores e projeta a qualidade dos serviços oferecidos aos anunciantes.
Seremos fortes se formos unidos.
Seremos respeitados se formos éticos."

REFORÇOS DO MERCADO

Mauro SilveiraGiovanni FCB (Rio - RJ) - Mauro Silveira (foto à esquerda) reiniciou suas atividades como diretor de atendimento -- com foco em novos negócios -- no escritório carioca da Giovanni,FCB. Mauro havia se desligado da agência em julho de 2003, onde ficou por 16 anos, para ser o responsável pela operação da 4x4. Silveira terá em seu grupo as contas da Leader e CCAA.

Ponto Brand Promotion (São Paulo-SP) - O executivo Cyro Giopato Jr. chega para atuar na direção de negócios da empresa. Vindo da Ambev e com larga experiência em marketing, liderou a gestão de marcas vencedoras e lançamentos de sucesso como Pepsi Twist, Cerveja Bavaria, entre outros.

Mix (São Paulo-SP) - A agência de marketing promocionaldo Grupo Giovanni, FCB, contratou Alexandre Dupont (ex-General Motors) , com longa experiência de varejo, para ser gerente de conta da DPA/Nestlé, Juliana Solano (ex-Publicis Salles Norton), para ser gerente de contas de Orbitall e Sony Ericsson e Luiz Toledo (ex-Espaço Z) para ser gerente de conta Kaiser. Ana Luisa Miklasevicius, que era Gerente de Conta da DPA/Nestlé, é a nova gerente de planejamentoestratégico da conta Kaiser. Todos irão integrar a equipe de Celio Ashcar Junior, diretor de Planejamento Estratégico e Operacional.

Agência3 (Rio-RJ) - Contratou Marcelo Scalice como novo Diretor de Contas. Marcelo veio do mercado publicitário de São Paulo, onde trabalhou em agências como Almap, Talent, Lew,Lara e Young & Rubicam, atendendo contas como Volkswagen, Intelig, Ford, HSBC, Elma Chips e Nokia. Na Agência3, Marcelo será o diretor responsável pelas contas da agência.