Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/FEV/2006
Marcio Ehrlich

 

César Maia garante que não tem nada contra agências

Cesar Maia na Abap-Rio em 1998
Em 1998, na disputa para o Governo do Estado, ganha por Garotinho, César Maia fez uma apresentação de seus projetos para os associados do capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP-Rio).
Passadas algumas semanas das reações do mercado publicitário ao cancelamento da prestação de serviços das agências de publicidade à Prefeitura do Rio, sem que nada tenha acontecido de novo, a Janela achou que seria oportuno o setor conhecer melhor o pensamento do prefeito César Maia a respeito da atividade.
Por e-mail, o prefeito respondeu às perguntas da Janela:

Janela Publicitária - Há tempos se percebe que o senhor faz restrições às formas de operação das agências de propaganda. Gostaríamos de conhecer a origem destas restrições. O senhor poderia contar que experiências insatisfatórias teve em relacionamentos passados com agências de propaganda (não há necessidade de citar os nomes das agências)?
César Maia - Ao contrário. Há anos que faço restrições a forma de funcionamento das assessorias de comunicação dos governos. Aqui é meu foco.

JP - Considerando que agências de publicidade continuarão existindo, quais as mudanças que o senhor sugere que elas adotem para solucionar os problemas apontados pelo senhor, tanto no atendimento aos clientes da iniciativa privada como, especificamente, aos do setor público?
CM - Sou um admirador delas, da competencia e da marca internacional que conquistamos através delas. Meu problema é com a comunicação politica apenas.

JP - O senhor conhece alguma agência, brasileira ou do exterior, que já esteja atuando no formato que o senhor recomendaria como modelo para as agências cariocas?
CM - Estamos -- na prefeitura do Rio -- tentando modelar o que deveria ser uma área de comunicação, com lastro maior na comunicação direta.

A Janela tentou dar prosseguimento à entrevista, perguntando se, neste caso, a restrição do prefeito estaria no fato de as assessorias de comunicação dos governos utilizarem agências de publicidade. Além disso, perguntamos se esta é uma questão de incompatibilidade definitiva ou há mudanças que as agências de publicidade poderiam realizar para atender corretamente -- na visão dele -- a comunicação de governos. O prefeito não deu resposta a este segundo e-mail.

ALERJ coloca conta em disputa

Há informações no mercado de que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) estaria em processo de concorrência para sua agência de propaganda. A conta está atualmente com a VS, que já venceu algumas destas disputas anteriormente.
MARINA
A VS, aliás, está comunicando ter conquistado a conta da Marina da Glória, que será a sede das competições de vela dos Jogos Pan-americanos de 2007.

NBS conquista a conta da Arisco

A Unilever anunciou a entrega da conta da marca Arisco para a NBS, como parte da "estratégia da empresa de dar mais destaque e independência para Arisco dentro da Unilever", de acordo com José Eduardo Cabral, vice-presidente de marketing da divisão de alimentos no Brasil. A empresa também é dona de marcas como Knorr e Hellmann’s, que atuam no mesmo segmento de Arisco.
O processo de seleção foi coordenado por Orlando Lopes, diretor de mídia da Unilever Brasil, em conjunto com a consultoria SPGA, de Luiz Sales, Alex Periscinoto, Sérgio Guerreiro e Walter Fontoura.
Apesar de não estar mais à frente da marca Arisco, a Ogilvy continua com as contas de inúmeras marcas da Unilever.

Nico carrega o piano na Beat Carioca

O cantor e compositor Nico Rezende literalmente suou a camisa para carregar para dentro de sua produtora Beat Carioca um novo piano de cauda Yamaha C-3, com nada menos que 1,78m de cauda.
O instrumento, que Nico diz ser "um antigo sonho em busca da perfeição do som", veio direto do Japão e só conseguiu entrar no estúdio com a ajuda de um guindaste Carvalhão e 15 pessoas de apoio, sem falar que obrigou que as grades do prédio fossem serradas.
O investimento, na verdade, não é só na Beat Carioca, mas também no estúdio Zaga Music, onde a produtora está localizada. Nico comprou a parte do baterista Juliano na empresa, ficando agora só ele e o saxofonista Léo Gandelman como sócios. Ambos assinam a criação e a produção nas 3 áreas em que a Beat e a Zaga atuam: publicidade, produção de CDs e trilhas para cinema.

Reforços do Mercado

11|21 (Rio - RJ) - A agência reforça o time. Na criação, o diretor de arte Kito Vilela (ex-Staff e Praia) já cuida das campanhas de Refricentro e da Fundação Onda Azul. Na mídia chega a supervisora Christiane Jordão (ex-100%). E na operação e art buyer, a 11|21 contrata Fabrícia Guedes (igualmente ex-100%). (23/02/2006)

Unimed do Brasil (São Paulo-SP) - Stephan Duailibi assumiu a supervisão de Marketing da Unimed do Brasil, holding institucional e gestora da marca Unimed. Ex-DPZ e MTV, Duailibi vai se dedicar ao fortalecimento da marca Unimed. (20/02/2006)

Jornal do Brasil (Rio - RJ) - Gisa Schreier, que já passou por agência (Contemporânea), veículo (O Globo) e anunciante (Agenco), é a nova aquisição do marketing do JB, gerenciando a área institucional como parte da equipe dirigida por Rodrigo Ganem. (22/02/2006)

Grupo Academia (São Paulo - SP) - Formado pelas produtoras Academia de Filmes, Ilustrada Filmes, 30 pés Filmes e Academia de Cultura, o grupo acaba de contratar a publicitária Fernanda Modena para atuar como diretora de Marketing e Planejamento. Ela tem 14 anos de experiência como diretora de atendimento e planejamento de agências como Carillo Pastore Euro RSCG, Lowe, DM9DDB e Ogilvy. (22/02/2006)