Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/DEZ/2006
Marcio Ehrlich

 

Rio Ka agora se assina Havana

EM PRIMEIRA MÃO - A agência Rio Ka, fundada pelo criativo Kaká Alvarez com sua irmã Luiza Augusto, em 2000, começa uma nova fase em sua história, com novo nome, Havana, inspirado no espírito revolucionário a que remete a capital cubana.
"Mesmo tendo um nome reconhecido, sendo uma agência premiada e de sucesso, achávamos que estávamos seguindo os padrões já
pré-estabelcidos de agência de comunicação do século XX - e isso já não nos satisfazia mais", explicou para a Janela o diretor da empresa, que ainda tem na diretoria Ricardo Torres e Paulo Maldonado.
Diz Kaká que o nome Rio Ka estava muito vinculado ao seu apelido e "essas egotrips do século passado agora estão fora de moda". Um nome como o Havana, ele acredita, aumentará a competitividade da agência no mercado, além de facilitar a filosofia de integrar toda a equipe para pensar diferente, para inovar e sair dos padrões:
- Em Havana o comum não existe pois a revolução nasceu justamente para combater a mesmice na comunicação, completa.
Para lançar seu novo nome, a Havana realizou nos últimos dias uma ação promocional, voltada para clientes e para a mídia especializada, com uma atriz interpretando uma cigana que, ao tirar a sorte no tarô, só encontrava cartas indicando "Sorte". As cartas também remetiam o consulente ao site "www.havana.com.br", reforçando o teaser.
Entre os clientes que a Havana herda da Rio Ka estão Tico Tica Bum, Favo, UniSuam, Toulon e Empada Carioca.

Havana ganha mas não leva a concorrência do CREA-RJ

EM PRIMEIRA MÃO - A Havana -- que ainda havia entrado na concorrência como Rio Ka -- foi a agência mais pontuada na disputa pela conta do CREA-RJ, somando 90,20 pontos nas notas técnicas e de preços. As agências seguintes foram Agência3 (85,03 pontos), Giacometti (77,20), Perceptiva (69,60) e Estratégica (58,30). A proposta técnica teve peso 7, ficando a proposta de preços com peso 3.
O resultado, apresentado em reunião com as participantes esta sexta-feira, deveria homologar a Havana como a nova agência do CREA-RJ, mas as agências Agência3 e Giacometti não concordaram com a pontuação que lhes foi concedida no quesito preço, questionando os critérios da comissão de licitação, coordenada pelo publicitário Carlos Campana.
Por conta disso, a entidade se comprometeu a reavaliar todas as propostas, reunindo novamente as agências no próximo dia 3 de janeiro, com o resultado da reavaliação, quando será dado o resultado definitivo da licitação.

Lachtermacher joga "M..." no mercado

O redator Sílvio Lachtermacher, ex-Staff CPM&F, Carioca e Laxmi, que decidiu dar um tempo no seu trabalho em agências, está colocando no ar esta sexta-feira, 15 de dezembro, um número teaser da sua revista "M...", que promete ser um espaço em que os profissionais da comunicação poderão exercer sua criatividade sem restrições.
Associado aos jornalistas Ulisses Mattos e Fernando de Castro, Sílvio pretende que a publicação seja mensal a partir de março, com distribuição no Rio e em São Paulo.
Os 30 mil exemplares desta primeira edição trazem na capa Clodovil Hernandez sentado em uma privada e uma lista de colaboradores de tirar o chapéu: Jorge Espírito Santo, Ingrid Guimarães, Fernando Caruso, Gabriel O Pensador, Marcelo Rubens Paiva, Nani, Andre Dahmer, Otta, Paulo Caruso, entre muitos outros. O responsável pela direção de arte de "M..." é Marco Ponce, que contará com a colaboração de designers de renome como Ricardo Leite e Caco Galhardo. A cada edição, a idéia é convidar novos expoentes do design gráfico para assinar páginas isoladas da "M...", que possui um formato fora dos padrões (20x23cm).
"Para os publicitários, estamos abrindo um espaço ideal para a veiculação de anúncios criativos. Afinal, para concorrer com a superestrutura das agências de São Paulo, o profissional carioca ganha pontos pela ousadia e criatividade", diz Lach.

Edição bem programada

Nem mesmo a ousadia do nome da revista e das sessões -- Post-Shits, As Solitárias, Experiência pós-M..., Emme Awards, Bom Ar, No Ventilador, Comédia da Vida na Privada, entre outras -- assustou os anunciantes. A cerveja Devassa e o guaraná Kuat, por exemplo, já garantiram espaço na primeira edição.
Durante esta semana que precede o lançamento, estão sendo distribuídos adesivos pelas ruas do Rio de Janeiro com a frase "Eu Faço Merda". A idéia é certificar os "merdeiros" da cidade, aqueles que jogam lixo no chão da rua; o motorista que ocupa duas vagas em um estacionamento; o dono do bar que usa a calçada para colocar mesas, impedindo o trânsito de pedestres...
As ações que merecem o adesivo estão sendo fotografadas e expostas no site www.eufacomerda.com.br, que, posteriormente, será um hotsite dentro da página da "M...".
Quando sair da gráfica, estudantes, camelôs e mendigos vestidos como uma camisa onde se lê "Eu tô na merda" distribuirão as revistas. Além disso, estátuas vivas, sentadas em vasos sanitários em pleno centro da cidade, aparecerão lendo a publicação.
Sílvio prometeu para a Janela que, na próxima segunda-feira, 18, levará "M..." para o almoço dos publicitários na Estrela do Sul, entregando exemplares da revista para todos os que forem ao banheiro da churrascaria.

Sérgio Mattos inaugura novo site da 40 Graus Models

Lívia RossyEntrou no ar, em www.40grausmodels.com, o novo site da 40 Graus Models, do caça-talentos e booker Sérgio Mattos, uma das maiores agências de modelos do Brasil, que já conta com um cast, entre modelos e atores, de mais de 200 pessoas. Fazem parte deste grupo, além da atriz Lívia Rossy (foto à direita), que fez enorme sucesso como apresentadora da festa do 25º Prêmio Colunistas Rio, nomes como Raica Oliveira, João Vellutini, Ana Beatriz Barros, Bianca Klamt e Felipe Hulse. Criado pela HomeWebbing, o site incorpora novas áreas, nova metodologia de navegação e uma nova identidade visual, para estimular vendas, gerar negócios, aumentar o número de modelos comercializados e não ser apenas um site institucional.
Lívia Rossy
Com 25 anos, recém-completados, Lívia é de Niterói (RJ), cursou artes dramáticas na Univercidade (campus Lagoa) e trabalha como modelo desde os 14 anos. Atualmente está em cartaz fazendo a personagem Juliana da novela "Bicho do Mato", da TV Record, mas já participou de outras novelas, como "O beijo do vampiro" e "Belíssima" da TV Globo, e "Metamorphoses" da TV Record. Este ano, esteve em cartaz com a peça " A.M.I.G.A.S" e no filme "Trair e Coçar é só começar" com direção de Moacyr Góes, que também tinha no elenco Cássio Gabus Mendes e Adriana Esteves.
No campo da publicidade, Lívia tem vasta experiência, tanto em foto como em filmes para a tv. Em 2006, ele esteve no comercial das sandálias Havaianas, quando contracenou com o ator Murilo Rosa.

Reforços do Mercado

Binder/FC+G (Rio - RJ) - Guilherme Figueira, que passou por agências como NBS, Doctor, W/Brasil e 11/21, assume a função de redator jr. O publicitário, formado pela PUC Rio, foi finalista do Prêmio O Globo 2006, na categoria Classificados, e tem peça no anuário do CCRJ 2006, além de ter recebido Prata no Cid Pacheco IV e Shortlist no Clube do Futuro em 2005. (27/12/2006)

Bravo Group (Chicago-USA) - A agência, voltada para o segmento hispânico nos Estados Unidos, contratou o brasileiro Gustavo Barroso como Diretor de Contas, vindo da Young & Rubicam Brands, à qual a Bravo pertence. (27/12/2006)

Jornal do Brasil (Rio - RJ) - Com a saída de Fraga (veja nota abaixo), André Esteves, que era de sua equipe (e já havia passado pelo O Globo), se torna o novo diretor executivo comercial do jornal. Pedro Nonato também assume um novo cargo, passando a diretor de Marketing Publicitário, acumulando com as áreas de Permutas e Projetos de Mercado. Ainda dentro da estrutura de Marketing do JB, André Tanure cuida da Diretoria de Marketing Leitor. (27/12/2006)

O Dia (Rio - RJ) - Levou de volta Paulo Fraga para comandar a sua área comercial, depois de um ano do profissional à frente da Diretoria Comercial do JB. Com isso, Mário Reis volta a se concentrar na área de marketing do veículo (27/12/2006)


NASCEU JOÃO - Com 51cm e 3,150kg, nasceu esta sexta-feira, 22/12, o filho dos publicitários cariocas Alessandra Sadock e Gustavo Bastos. João Sadock de Moraes Bastos e mamãe passam bem, na Casa de Saúde São José. Brevemente, a foto do bebê estará aparecendo no berçário virtual do hospital, em www.cssj.com.br.