Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

10 de junho de 2008, terça-feira

2 ½ PERGUNTAS PARA ANDRÉ LIMA, DA NBS

André LimaO convidado do 2 ½ de hoje é André Lima. Carioca, redator, diretor de criação e sócio da NBS, uma das melhores agências do país. Com a experiência de faturar vários prêmios internacionais, inclusive Cannes, está indo representar o Brasil como jurado da categoria Outdoor.

FABIO SEIDL: André, o outdoor é um meio em que se vem inovando muito, ano após ano. Ao mesmo tempo, nas premiações, a forma, os apliques, as colocações em locais estranhos vem tomando cada vez mais espaço da idéia, da direção de arte, do título. Você acha que isso virou uma tendência? Ou seja, para uma idéia ser vencedora em outdoor ela tem mais chances se chamar atenção pela forma?

ANDRÉ LIMA: Num festival, depende pra caramba da orientação que o presidente do júri vai dar. E só vou saber disso lá. Mas é inegável que quando se consegue juntar um conceito matador com uma bela utilização do meio, a peça ganha muito mais dimensão. Foi o que aconteceu com o Grand Prix do ano passado, que usou um outdoor pra gerar energia solar para uma comunidade carente. Conceito pertinente com o posicionamento do banco, um jeitão novo de encarar o bom e velho outdooor. O importante é o seguinte: se não tiver força conceitual e pertinência, vira apenas um deslumbramento pela forma ou um encantamento pela esquisitice do lugar onde você adesivou sua mensagem. Aí, é pouco. É mais truque do que propaganda de verdade.

FS: O que, na sua opinião, tem faltado para o Rio ter um aproveitamento melhor em Cannes?

AL: Acho que o óbvio: mais inscrições. Cannes é um festival repleto de imprevisibilidade. Peças favoritíssimas voltam de mãos abanando. Precisa ter um volume grande pra compensar possíveis injustiças e imprevisibilidades.

FS: O que você viu, fora da categoria que você vai julgar, que acha que mereça um leão?

AL: O comercial Gorila, pra Cadbury. Esse é meio barbada, pelo enorme sucesso que tem feito, mas Cannes é Cannes. Nunca se sabe.

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2008.