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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

12 de junho de 2008, quinta-feira

2 ½ PERGUNTAS PARA SUSAN CREDLE, DA BBDO NY

Susan Credle, jurada americana em Film, tem uma trajetória diferente da maioria dos criativos: está há 23 anos na mesma agência, a BBDO NY. Uma das diretoras de criação mais respeitadas dos Estados Unidos falou com a Fênetre pouco antes de embarcar para Cannes.

FABIO SEIDL: No ano passado, o festival foi bem diferente. Tivemos a internet migrando para TV, com o GP de Cyber sendo o mesmo do de Film (Evolution, para Dove) e muitos trabalhos premiados envolvendo responsabilidade social e ambiental, caso deste mesmo GP e do GP de outdoor com placas de energia solar que iluminavam uma favela. O que você espera para esse ano?

SUSAN CREDLE: Eu tenho tentado manter a minha cabeça aberta para não me contaminar com expectativas e pré-decisões. Como seres humanos e jurados, nós esperamos ser tocados, impulsionados pelas idéias. Talvez seja por isso que as peças que tem um fundo responsável tenham sido adotadas tão rapidamente. E mais: imagem e som são poderosos juntos. Então eu acho que filme, TV ou o que quer que a gente chame de essa comunicação que usam som, imagem, ação sempre vão causar impacto no júri. Mas acima de tudo, o que faz a gente se mexer ou se sensibilizar é a mudança, é ser diferente. Então, os trabalhos que se mostrarem novo, que quebrarem esse passado recente, tem chances melhores de serem premiados.

FS: Você tem uma carreira incomum. Você começou na mesma agência que está hoje. E lá se vão 23 anos. Para uma criativa, no Brasil você entraria para o Livro Guiness dos Recordes. E você tem uma carreira multipremiada com cases históricos para M&M’s, Cingular (Celulares). E prêmios, como a gente sabe, geram convites. O que aconteceu com você?

SC: A BBDO aconteceu. Várias e várias vezes. Muitos criativos excelentes passaram pela BBDO o que me manteve interessada e inspirada. E isso é o que move uma agência. Eu nunca me senti presa na BBDO. Eu sempre digo que se eu acordar por 2 semanas seguidas me sentindo triste, eu tenho que mudar. Claro que eu já me senti chateada aqui alguns dias, mas nunca 14. A agência aqui sempre coloca o trabalho criativo primeiro. E todo mundo está comprometido com o produto criativo antes de mais nada. E sinto isso na rede toda. Então, cada vez mais, me sinto inspirada por essas pessoas. Inclusive pelo Marcello Serpa e pela Almap.

FS: O que você viu até agora, fora da sua categoria, que você acha que mereça um Leão?

SC: Tem uma peça da BBDO que eu daria um prêmio, mas até onde eu sei, os jurados não podem votar nas peças da própria agëncia. Então eu vou deixar esse trabalho para os outros jurados.

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2008.