Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/JUL/2008
Marcio Ehrlich

 

Governo do Rio libera resultado de sua concorrência

EM PRIMEIRA MÃO - A Agência3, com 97,5 pontos, ficou em primeiro lugar na concorrência do Governo do Estado do Rio de Janeiro, cujos resultados foram publicados esta segunda-feira no Diário Oficial. A Agência3 já vinha atendendo o Governo do Estado desde o tempo de Anthony Garotinho, continuando quando Rosinha Garotinho realizou sua concorrência publicitária.
Em segundo lugar ficou a PPR, que entrou na concorrência representada pela agência Prole, de André Eppinghaus. Ela somou 96,5 pontos.
O terceiro lugar foi para a Artplan (93 pontos) e em quarto entrou a MPM (91,5 pontos), de volta a uma conta de governo no Rio após muitos anos. Segundo informações de amigos da Janela, a participação da MPM foi com uma campanha desenvolvida por José Guilherme Vereza e Bob Gueiros.
E em quinto lugar, garantindo sua presença no grupo das 5 que cuidarão da conta, entrou a Agnelo Pacheco (91 pontos), que também já estava entre as agências que atendiam o governo, tendo entrado na disputa aberta por Rosinha Garotinho.
Do grupo das 5 que vinham cuidando da conta, portanto, deixam o governo do estado a Eurofort, a Giovanni+DraftFCB e a Makplan.
Publicados os resultados da pontuação técnica, a comissão de licitação vai dar um prazo para as demais agências entrarem com recurso (considerando que as 5 vencedoras não farão essa besteira), para que possam ser abertas as propostas de preço e assinado o contrato.

Correios e Caixa também definem concorrências

Depois de quase 2 anos de confusão, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos oficializou na última semana que sua conta de Sedex, de R$ 45 milhões, irá para a Artplan, enquanto a conta institucional, definida em R$ 23 milhões, ficará com a DeBritto.
Nem tudo, porém, são flores no Correio (e olha quem não estou nem falando da greve que infernizou o país nas últimas semanas). A conta dos Telegramas, orçada em R$ 22 milhões terá que ser licitada novamente. A vencedora havia sido a Propeg, mas recursos e outras confusões no Tribunal Regional Federal de Brasília levaram a seu cancelamento.
Das vencedoras iniciais da concorrência, apenas a DeBritto foi mantida, graças a decisão judicial. A MPM e a novaS/B, anunciadas inicialmente, acabaram substituidas pela Artplan e pela Casablanca, que, por sua vez, não voltou mais.
Se nos Correios a novaS/B ficou de fora, pelo menos na Caixa Econômica ela conseguiu entrar. A empresa também revelou no final da última semana seus resultados, confirmando a agência junto com a Fischer América e a BorghiErh/Lowe, para dividir a verba avaliada em R$ 260 milhões.

"Lugar de Gente Feliz", um slogan que resistiu ao tempo

Antes de mais nada, quero deixar claro que gosto muito da campanha "O que faz você feliz", que o Pão de Açucar colocou no ar a partir de 2007. Os filmes são lindos e curti os jingles desde que ouvi no rádio, principalmente na voz do Arnaldo Antunes.
Mas não pude deixar de me surpreender quando, esvaziando as gavetas do apartamento da minha falecida mãe -- que adorava guardar coisas durante décadas -- encontrei uns bloquinhos de lista de compras que o supermercado Peg-Pag distribuía de brinde na década de 70 do século passado, exibindo exatamente o mesmíssimo slogan que hoje em dia o Pão de Açucar está usando: "Lugar de Gente Feliz".
Como o Grupo Pão de Açucar comprou o Peg-Pag em 1978 (há exatamente 30 anos!!), provavelmente levou junto o direito de usar a frase e, claro, melhorar seu layout.
Mas não deixa de ser engraçado ver o Pão de Açucar vendendo que este é um conceito inovador utilizado em propaganda de supermercados, como se pode ver nesses trechos do press-release distribuído na época de lançamento da nova campanha:

Foram meses de estudos, análises e pesquisas e as primeiras respostas vindas dos clientes serviram para embasar a nova comunicação do Pão de Açúcar, a primeira grande campanha da PA Publicidade, agência do Grupo Pão de Açúcar, que há pouco mais de um ano assumiu a responsabilidade pela comunicação publicitária de todas as marcas da empresa.
"Mais do que os diferenciais de produtos e serviços que nos distinguem da nossa concorrência, com essa campanha nos descolamos da tradicional publicidade vista no varejo e apresentamos a filosofia que está por trás da história de sucesso da marca que já tem quase 60 anos", afirma Heloisa Morel, diretora de marketing do Pão de Açúcar.
"O novo consumidor quer felicidade e qualidade de vida traduzida em bem estar e tranqüilidade mesmo nas tarefas rotineiras do dia-a-dia, como ir ao supermercado. Nossa comunicação deixa claro que esse é o compromisso de entrega do Pão de Açúcar", avalia Heloisa Morel.

Reforços do Mercado

Giovanni+Draftfcb (São Paulo - SP) - Ganha dois novos reforços na criação. Weber Luiz de Andrade é o novo redator, e Marcelo Moura assume como diretor de arte. Weber, que teve passagens pela W/Brasil, TBWA Cápsula, Fischer América e 141 Soro Square, carrega em seu currículo prêmios como o Grand Prix Prêmio O Globo, Anuário Clube de Criação e Festival de Nova York. Trabalhou com as contas da Apple, Toyota, BIC, LG, Kia Motors, Nissan, Porto Seguros, Seagram (Chivas Regal). Já Marcelo (ex-Neogama) teve passagens pela AGE e DPZ, atendendo contas como ADD, Bradesco, Mentos, Playboy, ESPN, Levis, iG e GE/DAKO.

DM9DDB (São Paulo - SP) - Paulista, com 30 anos, o redator Otávio Schiavon chega à DM9DDB para fazer dupla com Gustavo Victorino. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Marília, Schiavon tem passagens pela Fischer, Duda, Leo Burnett do Brasil, Portugal e Colômbia – nesta última atuou como diretor de Criação por quase dois anos. Com nove anos de mercado, Otávio acumula diversos prêmios, entre eles, dois Leões no Festival Internacional de Publicidade em Cannes, além de troféus no London Festival, Clio Awards, Fiap, One Show, Profissionais do Ano e outros.

F/Nazca (São Paulo - SP) - Camila de Deus é a mais nova contratada RTV enquanto Gisele Campos e Henrique Guilhen são promovidos na mesma área. Formada em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo, Camila tem passagens pela Rede Record, Band, RedeTV, além de algumas produtoras de viagens e novelas. Na agência assumirá o cargo de Assistente de RTV. Gisele é formada em Propaganda e Marketing pela Unip e trabalhou por três anos na Produtora HB, antes de vir para F/Nazca, onde está há quatro anos como assistente de RTV. Acaba de ser promovida a Executiva de RTV. Cursando Publicidade e Propaganda também na Unip, Henrique está na agência desde março de 2007 como estagiário de RTV. A partir de julho, assume como Assistente Técnica de RTV.

Luis Claudio SalvestroniAgência3 (Rio - RJ) - Anuncia a promoção do diretor de arte e atual supervisor de criação, Luís Claudio Salvestroni (foto à direita), como novo diretor de criação da agência. Luís vai dividir a mesma com Álvaro Rodrigues, presidente da Agência3. A parceria de Álvaro com Salvestroni é datada desde quando faziam dupla na extinta VS.

Fischer América (São Paulo - SP) - A área de Mídia e Inovação da Fischer América, sob comando do Vice-presidente Adrian Ferguson, que assumiu o cargo no último dia 30 de junho, ganha agora o reforço de Thiago Moraes, contratado como Diretor de Contas de Mídia. Formado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, com especialização em Administração de Empresas pela PUC-Cogeae, Thiago vem da agência Africa e já passou pela F/Nazca, Agência Click, Ogilvy , Leo Burnett, Lowe Loducca e W/Brasil. Além de Thiago, a área contrata também Adriano Herreras como Assistente de Pesquisa de Mídia e promove Vanessa Pereira a Supervisora de Pesquisa de Mídia.