Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/AGO/2008
Marcio Ehrlich

 

Master traz Toaldo para o comando da criação carioca

O diretor de criação e diretor de arte da Master em Curitiba, Luciano Toaldo (foto) desembarca esta sexta-feira no Rio de Janeiro para, junto com o redator Bob Gebara e o diretor de arte André Macena compor a equipe de criação do recém-criado escritório carioca da agência.
Com a nova unidade, criada depois da conquista da conta da BR Distribuidora, a Master está implantando um conceito de gestão de rede em suas cinco unidades (que também incluem Porto Alegre, Brasília e São Paulo). “A proposta é que as unidades trabalhem de forma integrada, dando suporte para as operações nacionais, mas sem perder o conhecimento de cada região e presença física local. Não há, portanto, um escritório matriz e filiais com estrutura menor” diz o presidente da Master Comunicação, Antônio Freitas.
Sob o comando de Toaldo e de Claudio Freire – que será o responsável pelo produto final dos escritórios de Brasilia, Curitiba e Porto Alegre – a Master vai integrar suas 12 duplas de criação. “Podemos ter duplas de diversos lugares criando para clientes diferentes ou podemos aproveitar o conhecimento da cultura de cada região para usar o talento criativo das duplas”, diz Freire.
A Master Rio está funcionando no Condominio Le Monde, da Av. das Americas, Barra.

Marketing Promocional tem evento em universidades no Rio

O Rio de Janeiro sedia de 19 a 21 de agosto a 4ª Semana Acadêmica de Marketing Promocional (4ª SAMPRO), evento gratuito voltado para estudantes universitários das áreas de Comunicação social, Publicidade e Propaganda. O ciclo de palestras é realizado anualmente pela AMPRO - Associação de Marketing Promocional e acontece simultaneamente em universidades de nove estados onde a entidade atua: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e Bahia.
“É o segundo ano que realizamos a SAMPRO no Rio e conseguimos dobrar o número de universidades participantes: além da Universidade Estácio de Sá e da FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso, que participaram em 2007, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e a Universidade Gama Filho aderiram esse ano”, explica Marcia Woolf, diretora avançada da AMPRO-Rio e diretora da PromoOffice.
Nesses três dias, entre 19h e 22h, profissionais de Marketing Promocional ministrarão 12 palestras com o objetivo de contribuir com a formação desses estudantes e, ao mesmo tempo, despertar o interesse para o setor, que está em plena expansão.

DIA 19/08, das 19h às 22h:
§ Criação em Marketing Promocional – Tony Coelho/Conceito – Estácio de Sá/Niterói (Rua Eduardo Luiz Gomes)
§ Mídias Mirabolantes – Rafael Liporace/Biruta – FACHA (Rua Muniz Barreto 55, Botafogo)
§ Planejamento em Comunicação Integrada – Cláudia Brütt/TV Brasil PUC-RJ – ESPM (Rua do Rosário 90, Centro)
§ Marketing Viral – Renato Borges/Multinational – Gama Filho/Downtown (Avenida das Américas 500, Blocos 5 e 7, Auditório, Barra da Tijuca)

DIA 20/08, das 19h às 22h:
§ Fazendo Marketing Promocional –Marcia Woolf/PromoOffice – Estácio de Sá/Rio Comprido (Rua do Bispo 83, Auditório)
§ O Que Não se Aprende na Escola – Marcos Machado/Preview – FACHA (Rua Muniz Barreto 55, Botafogo)
§ Marketing Promocional/Case Red Bull/Eventos Proprietários – Gaetano Lops/Rio 360 – ESPM (Rua do Rosário 90, Centro)
§ Treinamento Empresarial ao Ar Livre – Luiz Cruz/Trilhas do Rio – Gama Filho/Piedade (Rua Manoel Vitorino 553, Prédio MR, 8º and.)

DIA 21/08, das 19h às 22h:
§ Criação de Eventos – Rafael Arraes/Dream Factory – Estácio de Sá/Tom Jobim (Avenida das Américas 4.200, Bloco 11, Centro Empresarial Barrashopping)
§ Legalização de Promoções Comerciais – Maria Ida Gregolin/Brida – FACHA (Rua Muniz Barreto 55, Botafogo)
§ Leis de Incentivo ao Esporte/Case XIa Olimpíada da Baixada – Lucio Macedo/Promomax – ESPM (Rua do Rosário 90, Centro)
§ Responsabilidade Social e Ambiental na Comunicação – Marcelo Diniz/Conscius – Gama Filho/Candelária (Avenida Presidente Vargas 62, Auditório, Centro)

Prestação de Contas do Rio - Agosto de 2008

ARTPLAN

A agência presidida por Rodolfo Medina acaba de conquistar a conta do Spoleto. A agência trabalhará não apenas a comunicação da rede, mas o negócio como um todo, dando ênfase no ponto-de-venda. "A idéia é buscar novas formas de divulgação, além das mídias convencionais, e pensar nas necessidades de cada uma das lojas", diz a agência.
A Artplan também desenvolverá ações específicas para as massas produzidas pelo Spoleto e vendidas pelo grupo Pão de Açúcar. O investimento da rede na área de publicidade chega a R$ 5.000.000,00 para 2008.
O Spoleto tem apenas nove anos de vida e já está espalhado por todo o Brasil, com um total de 200 lojas, sendo 25 próprias e o restante franqueadas e 15 unidades no exterior, na Espanha e no México. A expectativa de faturamento do grupo para 2008 é de R$ 255 milhões.

PARCERIA

A Parceria Ilimitada ganhou a concorrência para a produção do Prêmio Shell que, este ano, irá premiar pela primeira vez uma interprete da MPB - Maria Bethânia.
A Parceria é a empresa de eventos da consagrada profissional Marta Bartholomeu, ex-Promoter, com sua filha Joana. Entre os clientes da empresa estão Odebrecht, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Souza Cruz, Shell, TIM e Petrobras. E na equipe estão nomes conhecidos do mercado publicitário carioca, como Claudia Vidal e Augusto Carvalho.

PERCEPTTIVA
A Percepttiva ganhou a conta dos Laticínios Marília, empresa mineira com mais de 30 anos de mercado. A agência carioca será a responsável por toda a estratégia de comunicação da empresa, que espera triplicar sua produção com a abertura de sua nova fábrica no município de Itaperuna, no Estado do Rio de Janeiro.
“Fizemos, num primeiro momento, uma consultoria de marketing. Agora, estamos na fase inicial dos trabalhos, que prevê tanto a modernização da marca, quanto e atualização das embalagens, rótulos e material de ponto de venda”, explica Rafael Motta, sócio-diretor da Percepttiva.
Além disso, a agência desenvolverá campanha institucional com forte presença na mídia e também uma nova campanha para Queijos Finos. “Paralelamente, trabalharemos a fortificação do PDV, com ações de merchandising voltadas para o calendário promocional. Uma grande campanha para o trade também está programada”, completa Duarte.

SCALLA
Marcos Abrahão, sócio-diretor de criação da Scalla, conta que a agência ganhou a concorrência realizada pela Fagga Eventos, para escolher a agência que irá criar todas as peças de divulgação para a próxima Bienal Internacional do Livro, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2009.
"Estamos vibrando com essa vitória. É estimulante ajudar a construir o maior evento cultural do país. E já pusemos a mão na massa preparando as peças direcionadas aos expositores internacionais, antecipando o lançamento do evento na Bienal de São Paulo, que acontece no próximo dia 14 de agosto", diz ele.

Agnelo Rio faz a campanha do Colunistas 2008

A Agnelo Pacheco Rio foi a agência convidada pela Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda (ABRACOMP) para desenvolver o projeto de comunicação do Prêmio Colunistas 2008, que está sendo lançado oficialmente esta semana.
Com o tema “Prêmio Colunistas, vale mais que ouro, prata e bronze”, a campanha, além de promover a abertura das inscrições, visa reforçar o valor do Prêmio Colunistas e a sua importância, não só para o profissional, mas também para a agência, mercado e anunciante.
Serão produzidos quatro peças, com versão para jornal e internet, mostrando o diploma do Prêmio Colunistas protegido por arame farpado, raios laser, cadeado e por um feroz pitbull.
A criação é do redator Marcos Silveira e do diretor de arte José Amorelli, com direção de criação de Agnelo Pacheco, Marcos Silveira e Sergio de Paula, e atendimento de Marcelo Gorodicht. A manipulação das fotos é do Studio do Cais.

Reforços do Mercado

Fischer América (São Paulo - SP) - Anuncia mais uma contratação na área de Mídia e Inovação. O Vice-presidente Adrian Ferguson traz para a sua equipe Guto Machado, que assume como Diretor de Contas de Mídia para o cliente Caixa Econômica Federal. Ex-Talent, Guto tem 20 anos de experiência no mercado, com passagens também pelas agências MPM e Publicis Norton, entre outras. Ao longo de sua carreira trabalhou para clientes como Banco Real ABN AMRO, Nestlé, Wal-Mart/Sams Club, Cervejarias Cintra, Bunge Alimentos, Intelig, Sony e Burger King, entre outros.

Giovanni+Draftfcb (São Paulo - SP) - O redator David Romanetto assume, a partir desta semana, o cargo de supervisor de criação do escritório. Há 10 anos na agência, David já conquistou leões em Cannes e premiações no Clio, medalhas no CCSP, Prêmio Abril, entre outros. Em 2006, representou a América Latina no Young Creatives Program do Clio Awards e em 2002 foi eleito Young Creatives de Cannes. Como supervisor de criação, David comandará a equipe criativa ao lado dos diretores de criação, Adilson Xavier, Ricardo John e Sidney Araújo.