Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/ABR/2009
Marcio Ehrlich

 

Mais um carioca vence o Conrado Wessel

Assim como em 2008, quando um carioca -- o fotógrafo Alexande Salgado -- foi o vencedor da categoria "Fotografia Publicitária" do Prêmio Conrado Wessel, este ano mais uma vez o prêmio veio para o Rio. O fotógrafo José Luiz Pederneiras, receberá seu prêmio de R$ 114 mil graças à foto "Cantora de Ópera" (ao lado), como o primeiro colocado no concurso. Pederneiras superou candidatos de 4 outros estados brasileiros, que inscreverem 39 trabalhos.
Na categoria “Ensaio Fotográfico”, o 1º lugar ficou com André François, de São Paulo, com “A curva e o caminho”, e o 2º, com Francilins Castilho Leal, de Belo Horizonte (MG), com “Vi Elas”. Eles receberão, respectivamente, prêmios de R$ 114 mil e R$ 28 mil. A nova categoria “Ensaio Fotográfico Inédito” teve como vencedor Júlio Bittencourt, de São Paulo (SP), com o trabalho “Cidadão X”. Ele receberá R$ 28 mil. Todos os trabalhos de Ensaio tiveram como tema “Brasil – a questão socioambiental”.
Segundo informação da Fundação, as fotos estarão disponíveis no site www.fcw.org.br antes do final de abril. Além disso, a entidade pretende editar um livro comemorativo com os trabalhos premiados e finalistas.

Rio recebe o Brazil Promotion Road Show

A versão itinerante da Brazil Promocional -- maior feira de marketing promocional do país -- estará no Rio esta quinta-feira, 16 de abril, no Sheraton Barra. Mais de 40 expositores estarão mostrando seus produtos e serviços, tanto brindes quanto materiais para merchandising em PDV, gráficas e empresas de casting promocional.
O setor promocional é um dos que mais cresce no Brasil. Em 2008, foi registrado um aumento de 17,4% no faturamento em relação ao ano anterior, movimentando R$ 27 bilhões.
Mais uma vez, os produtos ecologicamente corretos prometem ser o destaque do evento, com vários fornecedores levando bolsas, sacolas e outros itens confeccionados com PET, folha de bananeira e algodão cru, que não agridem a natureza.
Os visitantes da Brazil Promotion Road Show terão ainda a oportunidade de participar, na parte da manhã, do Seminário Promo Tendências, realizado em parceria com a POPAI Brasil (Associação Brasileira de Merchandising no Ponto-de-Venda). As palestras serão “O futuro de agora: tendências do PDV no mundo”, ministrada pelo presidente da POPAI Brasil, Chan Wook Min, “Cuidados com a propriedade intelectual no Marketing Promocional”, com Érico Theodorovitz, profissional da área de propriedade intelectual, e “Inteligência, criatividade e inovação no ponto-de-venda”, com o diretor de Imagem Corporativa da POPAI Brasil, Leonardo Lanzetta.
O Brazil Promotion Road Show surgiu em 2006 com o objetivo de levar as principais novidades e lançamentos do evento de São Paulo para algumas capitais brasileiras que possuem grande demanda na compra e/ou contratação de produtos e serviços promocionais. Essas cidades foram identificadas através de pesquisas realizadas junto aos usuários dos guias Free Shop e visitantes da feira Brazil Promotion. Esta é a terceira vez que o Brazil Promotion Road Show acontece no Rio de Janeiro e, nos anos anteriores, já passou por Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte e Goiânia. Em 2009, o Brazil Promotion Road Show acontece ainda em Belo Horizonte.

Serviço:
Brazil Promotion Road Show 2009 - Rio de Janeiro
16 de abril de 2009 (quinta-feira) - 10h às 21h
Sheraton Barra
Avenida Lúcio Costa 3150 - Barra da Tijuca
Informações e pré-cadastramento: www.brazilpromotion.com.br
Entrada gratuita

Leitores acham mais uma coincidência criativa

 
A tropa de elite dos fiscais da criação detectou mais uma coincidência criativa circulando pela praça.
O anúncio "Coroa", que a agência carioca Staff criou para a Nestlé Waters em 2006 e que entrou no Anuário do CCRJ de 2007 e também ganhou o Prêmio Colunistas-Rio, encontrou um companheiro de realeza: um anúncio veiculado em final de março pela gaúcha Competence, para Itaipú Binacional.
O anúncio da Staff diz "Petrópolis. A água da Cidade Imperial". O da Competence, no título, fala que "Para Itaipu, a água é soberana".
Quem achar que está livre de um azar desses, que também atire a primeira pedra... na água.

Na contramão da teoria, iSofa.tv faz sucesso na web

Lançado pelo publicitário Bruno Pinaud há um ano, o site iSofa.tv está comemorando seu aniversário enquanto contabiliza audiência em 155 países de todos os continentes.
Um fenômeno da Internet, o iSofa.tv contraria a teoria de que o internauta cada vez mais quer controle sobre o que está assistindo. Pinaud usa a explicação que um analista deu uma vez sobre o site: "o espectador é ativo na escolha e passivo na experiência". Diferentemente do que acontece em sites como Youtube, em que o internauta é levado a sair clicando em cada vídeo que quer assistir, no iSofa.tv a programação, como diz Pinaud, "não é varejo, vídeo a vídeo. É atacado". Ao ligar, o site começa a mostrar tudo o que tem na internet sobre um assunto definido pelo internauta. Ou não, fica mostrando o que o sistema detectou em sites como Youtube, Google Vídeo, Digg entre diversos outros, como numa televisão em que o espectador não precisa se preocupar.
Hoje, o iSofa.tv também exibe conteúdo em HD (alta definição - true 720p), em https://HD.iSofa.tv, com resolução de 1290 x 720 pixels, ou seja: melhor do que DVD. Para ter uma experiência satisfatória é preciso uma conexão acima de 2MB, mas a qualidade impressiona. Quem tem o computador ligado numa TV de LCD já tem uma TV verdadeiramente digital. No canal exclusivo para HD já estão disponíveis documentários, trailers de cinema, clipes e curtas metragens. Para Bruno Pinaud, o iSofa.tv não é mais um site. "Desde o HD, nossa proposta é ser TV 2.0", diz.
O próprio Bruno se surpreendeu com o rápido resultado do projeto. "Nossas estatísticas não são de site. Nossa média é 19 páginas (vídeos) por visita. Nosso tempo médio de permanência é 15 minutos. 32 se contar só os visitantes que retornam. Uma hora e sete minutos se contar só o tempo médio dos japoneses. Que estão seguidos de perto por mexicanos, venezuelanos e argentinos."

Campanha
Para comemorar seu primeiro ano, o iSofa.tv está lançando uma campanha de outdoors criados por vários publicitários convidados. Na ilustração, a Janela reproduz alguns deles, mas a conjunto pode ser visto em https://www.isofa.tv/outdoor/, junto com os créditos para os autores.

Prestação de Contas do Rio - Março de 2009

11|21

A 11/21 conquista seu primeiro cliente em São Paulo depois do investimento na capital paulista com a contratação do seu novo diretor executivo José Guilherme Vereza. A fábrica de lingerie Sapeka, detentora das marcas Cosa Bella, Vizzari e Sapeka, acaba de entregar sua conta à agência, que será responsável por toda comunicação online, offline (impressos e TV), dos pontos de venda e catálogos da empresa.
A 11/21 já tem campanha aprovada e entra em fase de produção esta semana. As modelos do Pânico Dani Bolina, Elisiane Benites (Piu Piu) e Juliana Salimeni serão as garotas propagandas da nova campanha da empresa, que é famosa por sua linha sexy e de fantasias, além das linhas para o dia-a-dia e de cuecas.
Com este, são três os clientes da 11|21 em São Paulo. As outras contas são Robert Half, maior empresa de seleção de executivos do mundo, e Instituto Movere, ONG contra a obesidade infantil mantida por empresas como Pepsico, Eletropaulo/AES e Fleury.

Casa da Criação

A Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) é a mais nova conta da carioca Casa da Criação, dos publicitários Noel De Simone e Marcos Calvi. Vencedora de uma concorrência com outras cinco agências, a Casa da Criação ficará responsável pela divulgação do calendário anual da orquestra, assim como dos pacotes oferecidos para a compra de ingressos dos concertos: por assinatura (contendo todas as apresentações) ou através de compras de apresentações avulsas.

J.Madsen

A carioca J.Madsen, dirigida por Jaci Madsen, venceu a concorrência para a escolha da agência de promoções da Rede BR Mania.
Além da agência, participaram da concorrência a Percepttiva e a Workpromo.

Nectar

A Néctar Comunicação, dos sócios Adriana Marinho e Marcus Ulisses, vence a concorrência e assume, com outras três agências, a conta da Rio de Janeiro Refrescos. A agência fica responsável por materiais de ponto de venda e merchandising, desenvolvido para todas as marcas da empresa no Rio de Janeiro e Espírito Santo, cervejas, refrigerantes e sucos Minute Maid Mais.

RR+Z

Depois de uma concorrência com mais três agências cariocas, a conta do Madureira Shopping é da RR+Z. A agência dos irmãos Paulo e Sergio Resende com Zyppo Chagas, já havia vencido a concorrência do Natal de 2008 e, agora, vai desenvolver as campanhas do shopping para 2009, com verba anual estimada em R$ 1,5 milhão. Este é o quarto shopping da carteira de clientes da agência, que já atende as contas do Recreio Shopping, Rio Plaza Shopping e Via Brasil Shopping.

Script

A Script comemora a chegada das marcas do Sistema Globo de Rádio (CBN, Rádio Globo, Beat98, BH FM e rádios digitais) que vinham sendo atendidas pela SantaClaraNitro. O SGR optou por voltar para ser atendido por uma agência do Rio, onde fica a sua sede.

Gente Que Vai e Vem

Neogama/BBH (Rio - RJ) - A Neogama/BBH está estruturando sua operação de atendimento para a conta de TIM no Rio de janeiro, e contratou Silvia Machado (ex- Contemporânea) como sua gerente geral. Silvia, que é profissional de mídia, registra passagens ainda pela JWT, Denison, Ogilvy e DPZ, e já atendeu clientes como Esso, Shell, Petrobrás, Br Distribuidora, Brahma e Souza Cruz, entre outros. Entre os prêmios que Silvia conquistou ao longo de sua carreira estão o de Profissional de Mídia de Agência 2002, pela ABP.

NBS (São Paulo - SP) - Com cerca de um mês na agência, Alessandro Visconde deixou o cargo de Diretor Nacional de Mídia (veja nota da contratação mais abaixo). Para a função, a NBS contratou Ana Balleroni, ex Vice-Presidente de Mídia na Leo Burnett e na J.Walter Thompson e Diretora Mídia na Young & Rubicam. Ana foi a primeira brasileira a representar o Brasil como jurada do Media Lions em Cannes. Em 2002, venceu o prêmio Caboré como melhor profissional de mídia. (14/04/2009)

Silence (Rio - RJ) - A Silence Produções passa a ter um novo sócio, o produtor musical Felipe Balbino. Trabalhando com produção musical de peças publicitárias há mais de quatro anos e para a Silence há mais de dois, Felipe foi convidado pelo CEO Dudu Lopes para reforçar o time para os novos projetos de 2009. Formado em Publicidade e Licenciatura em Música, Felipe ficará à frente de toda a produção musical da Silence, que em meio a crise se prepara este ano para um crescimento de mais de 60% em relação a 2008. (14/04/2009)

QG (São Paulo - SP) - Paulo Zoéga, sócio-diretor da QG Propaganda, nomeou Marcello Droopy como diretor nacional de criação. Nos últimos oito anos, Droopy atuou no Grupo Talent, sendo seis deles como redator premiado na Talent e os últimos dois como diretor de criação na QG Propaganda. Sob o comando de Droopy, o mais novo contratado em Porto Alegre é o profissional Telmo Lanes, que passa a assumir a direção de criação da unidade Sul. Lanes é um dos mais experientes criativos do mercado gaúcho, com passagens pelas agências Young & Rubicam, Dez Propaganda, Escala, entre outras. Já em São Paulo, após quatro anos como diretora de arte, Camila Miyamura foi promovida à supervisora de criação para design, below the line e marketing direto, uma das novas áreas da agência. Camila é formada em design pela Escola Técnica de Artes Gráficas com especialização em Programação Visual. (13/04/2009)

Quê (Rio - RJ) - Bernardo Cople é o novo diretor de arte da Quê Comunicação. Young Creative com várias premiações no currículo, entre elas o Grand Prix, Ouro, Prata e Bronze no prêmio O Globo; short lista do festival de Cannes; lâmpada de Ouro no Festival Internacional da ABP; Cople já passou pela Comunicação Carioca, Agência3, Publicis Brasil, DM9DDB e Artplan. Na Quê vai trabalhar em dupla com Marcos Bassini. (06/04/2009)