Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/JAN/2010
Marcio Ehrlich

 

19 agências vão disputar a conta da Prefeitura do Rio

A concorrência pela conta da Prefeitura do Rio superou as expectativas mais otimistas e reuniu 19 agências interessadas na verba de R$ 60 milhões anuais que Eduardo Paes vai dividir entre três vencedores.
Depois de diversos adiamentos, conseguirem entregar suas propostas, esta quinta-feira, 14, as agências Agência3, Agnelo Pacheco, Artplan, Binder/FC+M, Conexão, DPZ, Dupla, Fields, Giacometti, Havana, Heads, Lua Branca, MPM, NovaS/B, Ogilvy, PBC, Plá, Prole e Staff.
O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ), que prometeu se manifestar (inclusive judicialmente) em relação ao processo -- em protesto à possibilidade de agências de fora do Rio sairem vencedoras --, não interferiu na reunião nem emitiu mais qualquer opinião a respeito..

Novidades no varejo com Marisa e Mappin

A conta da mega-rede de lojas de moda feminina Marisa começa 2010 em novas mãos. A empresa divulgou o nome da Fischer+Fala! como sua nova agência de comunicação, após concorrência no mercado. A conta da rede de varejo estava na Giacometti, que assinou, em 2009, a campanha que reuniu Carolina Dieckmann, Giovanna Antonelli e Taís Araújo.
Outra novidade da área de varejo é a promessa de volta da marca Mappin, que tinha em São Paulo uma força semelhante à que a Mesbla tinha no Rio. A rede Marabraz emitiu comunicado à imprensa informando que adquiriu em leilão os direitos sobre a marca Mappin, para relança-la como rede. A Marabraz é uma rede sediada em São Paulo, onde conta com 130 lojas.

11|21 com a conta do QI

O Colégio QI, rede de ensino do Rio de Janeiro com unidades na Tijuca, São Conrado, Botafogo, Méier e Recreio, acaba de entregar sua conta de comunicação para a 11|21. A agência já começa a trabalhar na primeira campanha do ano, para o pré-vestibular, em fevereiro.

Brasileiros entre os melhores da década em Portugal

Os criativos brasileiros Diogo Mello, Erick Rosa, Fabio Seidl, Ícaro Dória, Leandro Alvarez e Renato Lopes assinam quatro dos “Dez Trabalhos da Década de Portugal”, seleção feita pelo jornal especializado Meios & Publicidade.
Ícaro Dória, atualmente na Y&R NY, marca presença com os multipremiados anúncios da série “Bandeiras” criados na DraftFCB para a Revista Grande Reportagem.
A dupla Fabio Seidl (hoje na McCann São Paulo) e Diogo Mello (atual Fischer Portugal), criou na McCann Portugal “A mais bela bandeira do mundo”. A campanha integrada convidou as mulheres a mostrarem sua paixão pelo futebol, formando a maior bandeira humana do planeta na Copa de 2006. A ação, para o Banco Espírito Santo, entrou para o Guinness Book.
Erick Rosa e Renato Lopes, da Leo Burnett Lisboa, figuram na lista com o projeto “Museu Efêmero”, criado para o Rum Pampero. A campanha utilizou várias mídias para catalogar e promover a verdadeira “galeria” de street art a céu aberto que é o bôemio Bairro Alto lisboeta.
Já Leandro Alvarez, presidente e diretor de criação da TBWA\ Lisboa assina o case da Sociedade Ponto Verde que apostou numa estratégia diferente: pediu para as crianças convencerem os pais da importância da reciclagem e conseguiu mobilizar todo o país.
A relação dos trabalhos selecionados mereceu uma edição especial, a primeira do ano do semanário português, divulgada esta semana.

Ago faz promoção para vender 1200 smarts no Rio

Nos próximos dois fins-de-semana, o Rio vai assistir várias ações promovidas pela revendedora de automóveis Ago, para divulgar o smart fortwo (escrito assim mesmo em minúsculo) como o novo modelo de luxo compacto da Mercedes para o público carioca.
Com criação gráfica da 11/21 e produção da Eventos Possíveis, equipes de promotoras da Dinâmica Talentos vão percorrer a cidade distribuindo folders, catálogos e sacos de lixo, além de um leque que terá função dupla: refrescar o carioca contra o calor que vem fazendo na cidade e servir de "cheque verde" para dar um desconto de R$ 2 mil na compra do carrinho. Paralelamente, a ação vai utilizar mídia aérea sobrevoando as prais chamando para conhecer o smart fortwo.
A expectativa de vendas da Ago é superar 1.200 carros em 2010 somente no Rio de Janeiro. Atualmente em 37 países, mais de um milhão de veículos smart para dois ocupantes já foram vendidos no mundo.

Youtube ajuda Pedro Vargens a divulgar portfolio

O criativo Pedro Vargens -- que tem no sangue o talento do seu pai Flávio -- soube usar bem a internet para promover seu portfólio. Produziu um vídeo divertido e colocou no Youtube, chamando para a sua página.
Em apenas 2 dias, o vídeo teve mais de 4.000 acessos apenas com uma divulgação no Twitter.
Se não entrar aí na imagem ao lado, veja em
http://www.youtube.com/watch?v=c-9AGCfnsko