Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes, com o apoio da Proview em 2010.


 

21 de junho de 2010, segunda-feira

Jabunela Publicitária

SEGUNDO TEMPO

As ultimas impressões de Fabio Seidl sobre suas aventuras na África do Sul antes de embarcar pra Cannes.

.O SOCCER CITY EH NOSSO
Seidl no Soccer CityIsso sim é Copa do Mundo. Grande jogo do Brasil ontem e foi um alivio ter ido ao estádio e ver que a África se preparou sim para a Copa. O estádio no Soweto, bairro histórico da resistência contra o apartheid, é impressionante. Grande e grandioso. Lojas e restaurantes legais funcionando e sistema de transporte que funcionou muito bem na ida e foi um pouco confuso na volta. Não eram muitos brasileiros de raiz, mas o estádio estava cheio de estrangeiros tão empolgados com a seleção como nos. Chineses com perucas verde e amarelas, canadenses fãs do Robinho, peruanos empolgados. E claro, muitos argentinos torcendo contra. A esses, restou assistir o show de Luis Fabiano calados.

GOL DO MARKETING
Totó da MTN

Fabio Seidl, Carlos Murad, Bruno Ribeiro e Eduardo GuimarãesA operadora de celular MTN da um show em suas ações por aqui. A campanha de publicidade deles para a Copa usa o tema África United e traz jogadores de varias seleções africanas jogando com a mesma camisa: a seleção dos africanos unidos que tem até um escudos com as bandeiras de todas as nações Africanas no Mundial. Muitos torcedores estão usando a camisa e torcendo de fato para todos os africanos. Pena que só Gana deve passar de fase.
A MTN, claro, está presente em todos os países que ela pede que se unam. Além disso, a empresa fez varias ações bacanas. Na central de retirada dos ingressos vários jogos temáticos como totó, por exemplo.
Na saída dos terminais de desembarque dos aeroportos, um tapete que lembra um campo, para os passageiros já chegarem no espírito da Copa e já procurarem em frente, numa arquibancada, os motoristas que recepcionam os turistas ao invés de se amontoarem em pé com aquelas placas com o nome da galera. Na foto, eu e meus companheiros de aventura: Carlos Murad (WMcCann), Bruno Ribeiro (Ogilvy) e Eduardo Guimarães (Banco Fator) esperando o motorista em Joburg que, obvio, não apareceu.
SEMPRE COCA-COLA
Depois da vuvuzela, o que mais se escuta por aqui é o jingle da Coca-Cola. Pode acreditar, toda hora a gente encontra torcedores cantando a música da marca. Um chiclete, o "oh-oh-oooh-ooh" do refrigerante.

A FRIACA
A Friaca

Tirando Durban, onde a temperatura às vezes se mantém acima dos 20 graus, o clima é bem frio em todo o pais da Copa. Por isso, o clima da Copa parece bem estranho. As pessoas assistem os jogos nos bares encasacadas e bebendo destilados para dar alguns graus ao corpo.
Um dos drinks clássicos é o springbok, mesmo nome da seleção nacional de... rúgbi. O goro tem este nome por causa das cores do time: verde e amarelo. Trata-se de uma mistura do licor local Amarula e um licorzinho de menta num copinho especial. O drink lembra o time de Parreira na copa: muito ruim. Mas em compensação é caro. Custa 20 reais o shot.
springbok
BABUÍNOS DE NOVO

Baboon Droppings

Os macacos assaltantes que levaram minha comida no Kruger Park são uma máfia. Descobri que eles vendem ate seus cocozinhos para o pessoal comer. Na embalagem diz que trata-se na verdade de uva passa coberta de chocolate. Mas eu não confio mais nesses bichos.
Pra piorar os macacos resolveram transformar a varanda do meu quarto num motel. Só podem estar - e estão - de sacanagem.
Motel de Babuínos
MAIS PORCARIA
Elephant PooO marketing da titica é mesmo forte por aqui. Alem de tours onde guias explicam tudo sobre a comunicação animal feita através de suas caguices (já sei ate distinguir um cocô de rinoceronte negro da bostalhaça de um rinoceronte negro!) alguns locais vendem produtos de cocô de elefante reciclado, que pode ser transformado em papel. Na boa, pra mim sustentabilidade é uma coisa e porcaria é outra.
DONGA
Cuidado com o DongaParece que a fama do péssimo humor do técnico da seleção já se espalhou. Já encontrei ate uma placa onde os sulafricanos mandam tomar cuidado com o "Donga".
JABULANI

Frango do goleiro japonês

Frango do goleiro da Inglaterra. Frango do goleiro da Argélia. Frango do goleiro do Japão. Ninguém pode dizer que a Copa não esta ajudando a acabar com a fome na África.

Frango do Green
BOLA NA REDE SOCIAL

Copadomundo2010euvou. Este é o caminho da galera que veio pra Copa no Orkut. Na comunidade a galera troca ingressos para os jogos que quer ver. E funciona! Muita gente aqui já se deu bem.

N.R.: Como o Fabio não mandou o link, localizei esta: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=14072369. Vamos ver se ele confirma. (M.E.)

BELEZA

GervinhoRonaldinho Gaucho deve estar, como diria o poeta, oráculo, cantor e compositor Juninho Bill, P...da Vida. Alem de não ir pra Copa acaba de perder outro titulo. Não tem jogador mais feio na historia dos Mundiais do que o camisa 10 da Costa do Marfim, o careca com tranças, Gervinho.
DOSE PRA ELEFANTE
ShabangaÉ muita falta de sacanagem. Os hotéis de luxo do bairro bacana de Sandton, em Johannesburgo, oferecem cartões de safáris com caça incluida. O folder da empresa Shabanga, por exemplo, traz fotos de famílias felizes ao lado de javalis e elefantes mortos. Uma estupidez e um retrocesso.
VUVUZELAS II

E eu achando que minha ideia de usar protetor de ouvido contra as vuvuzelas era original. Os caras aqui vendem um lance chamado "tuluzela". Tulu, em zulu, quer dizer silêncio. As pragas em forma de corneta fazem parte da cultura esportiva sulafricana há mais de 100 anos e antes eram feitas com chifres de kudu. Os dados oficiais é que 200 mil vuvuzelas foram distribuídas para a população só para a Copa.

N.R.: Segundo busca no Google, todas as lojas da África do Sul esgotaram seus estoques do vuvu-stopper. (M.E.)

ESTOMAGO DE HIENA

A hiena tem um dos sistemas digestivos mais poderosos da savana. Conseguem dissolver ate ossos dos bichos que comem. Mas com uma semana de África estou na briga pelo topo desse ranking. Depois de experimentar um churrasco de bisão selvagem, mandei uma carninha de impala. O bisão, apesar de ser cheia de nervo, passa. Já a impala, dura e amarga. Meus amigos de quarto é que não curtiram muito o efeito posterior da minha experiência gastronômica.

ÓTIMO, LINDO E BARATO
Elefante, em safári na África do Sul

Pois é, galera, vale muito a pena conhecer, desde que você não invente de ficar nem um minuto além da sua conexão de Johannesburgo para outros destinos.
Os preços são excelentes ate mesmo para os safáris.
Sabendo se planejar você gasta a mesma coisa ou menos do que numa viagem para os EUA ou Europa.
E vive uma experiência totalmente diferente.

Leões, em safári na África do Sul

Estou embarcando pra Cannes e volto com noticias da terra dos outro leões.

O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2010.