Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/AGO/2010
Marcio Ehrlich

 

Prazeres assina coluna sobre mídia em portal

Sérgio Prazeres, diretor de mídia da DPZ Rio e presidente do Grupo de Mídia do Rio, é o novo colunista do portal Investimentos e Notícias. Ele passa a assinar semanalmente a coluna "Profissão Mídia", onde quer falar da atividade "atuando no tripé negócios, sempre mais disputados e dinâmicos; pessoas, que precisam ser convertidas em consumidoras, mas não devem ser tratadas dessa forma; e a tecnologia, a turbina do mundo econômico, da informação, do entretenimento e do modo como nos relacionamos".
Sérgio Prazeres é Graduado em Marketing e Professor Universitário. Conquistou diversos prêmios na área de mídia: Destaque Profissional de Mídia da ABP, 5 Prêmios MaxiMídia e ainda 3 Prêmios de Mídia Estadão.

Lance unifica Mais e Vencer no Rio de Janeiro

De olho no crescimento do mercado dos jornais populares no país, o Grupo Lance! vai unificar no Rio de Janeiro os conteúdos de duas de suas publicações: o paulista Mais e o carioca Vencer.
Antes dedicado quase que exclusivamente a notícias sobre o Flamengo, o Vencer passa a se chamar Mais Vencer, ampliando o foco de sua cobertura editorial com o conteúdo do Mais, que antes circulava na Grande São Paulo e, há duas semanas, passou a ser distribuído também em algumas cidades do interior paulista.
Com a unificação dos conteúdos, o grupo dá início à entrada gradual da marca Mais no mercado fluminense. A ideia, explica o diretor de mídia impressa do Lance, Afonso Cunha, é que, ao final de um mês, a marca Vencer seja substituída pela Mais.
Além de continuarem acompanhando o dia-a-dia do Flamengo, os leitores do Mais Vencer encontrarão noticias sobre Botafogo, Fluminense e Vasco, e informações sobre outros esportes. Haverá também mais serviço, programação e matérias de utilidade pública, divididas em três grandes seções: Sua Vida, Sua Comunidade e Seu Mundo.

Livro reune twitters publicados no @na_kombi

Esta quinta, 26, está acontecendo no Rio o lançamento do livro "Na Kombi", baseado no perfil coletivo @na_kombi, do Twitter, capitaneado por Ulisses Mattos e Silvio Lach. A obra traz as melhores frases colocadas naquela página, de vários publicitários e humoristas brasileiros, como Renato Alt (@aperteoalt), Helio de la Peña, Léo Jaime, Beto Silva, Fabio Porchat, Tico Santa Cruz, Edson Aran, Tio Dino, Rosana Hermann, Microcontoscos, MussumAlive, Marcos Piangers, Ronald Rios, entre outros.
O lançamento acontece a partir das 19h, na livraria Blooks (Praia de Botafogo 316 - Botafogo).

IP abre curso na Barra

Com suas turmas do Curso Prático de Criação já fechadas para 2010 na sala do Centro do Rio, o Instituto da Propaganda -- dirigido pelo criativo Marcos Silveira, diretor de criação da Agnelo-Rio -- resolveu se expandir para a Barra, atendendo aos pedidos de estudantes de comunicação que moram naquela região da cidade. As novas turmas acontecem no Downtown e, segundo Silveira, também pretendem preparar os novos redatores e diretores de arte para as reais necessidades das agências, como se estivessem trabalhando. O cartaz da campanha, por exemplo, foi trabalho de aula e criado pelos próprios alunos. Além disso, o criativo leva os alunos para estudar também onde o consumo acontece: supermercados, feiras livres e shoppings.
O curso tem duração de 5 meses. As informações estão em www.institutodapropaganda.com.br

Kindle veicula nova peça para o Forum de Ipanema

A campanha "Vista o que o Rio tem de melhor", que a agência Kindle criou para o Forum de Ipanema, ganha novo anúncio, que entra no ar este sábado, 28 de agosto, mais uma vez com uma bela mulher vestindo pontos turísticos do Rio de Janeiro.
A primeira peça mostrava a modelo vestindo o calçadão de Ipanema. Agora, a modelo Martina Graf -- que concorreu ao Miss Uruguai 2010 -- veste o Morro Dois Irmãos.
A criação é de Fábio Barreto, que também assina a direção criativa, Karina Schubert e Igor Bittencourt.

Empresa brasileira leva o Orkut ao iPhone

O Orkut, rede social que pegou mais forte entre os brasileiros -- são quase 50 milhões de usuários --, finalmente chegou ao iPhone, para provar inclusive que o sofisticado celular da Apple não é usado apenas por quem tem conta no (considerado mais elitista) Facebook.
Ao contrário do que aconteceu com o Facebook e com o Twitter, que contam com versões oficiais dos próprios desenvolvedores e aparecem com seus nomes reais no celular, o Orkut do iPhone foi desenvolvido pela software house paulista Concrete Solutions, e ganhou o nome de TapKut.
O TapKut permite quase todas as funcionalidades do Orkut, tais como: ler e enviar scraps para amigos e conhecidos, adicionar novos amigos, compartilhar fotos, aceitar ou recusar novos contatos, verificar atualizações de status dos mesmos, acompanhar as datas de aniversários, adicionar comentários a fotos das pessoas.
Os usuários ainda vão ter que esperar por outras funcionalidades muito utilizadas no Orkut, como acompanhar as prosaicas comunidades da rede social, tipo "Eu amo cerveja" ou ""Sou Flamengo com muito orgulho".
O aplicativo está disponível em redes Wi-Fi, EDGE e 3G. O download é gratuito no iTunes Store.

Gente Que Vai e Vem

Agência3 (Rio - RJ) - Reforça o departamento de Planejamento com a contratação de Lourenço Guimarães. O publicitário começou no Planejamento da NBS. Em seguida passou um ano na Europa, onde cursou o Bootcamp de Planejamento da Miami Ad School Europe, na Alemanha. De volta ao Brasil, atuou pela McCann Erickson (atual W/McCann) atendendo as contas de L’Oreal, Coca-Cola, Tim e Paramount. Agora, assume o cargo de assistente de Planejamento, se reportando à Carla Purcino, gerente da área. (26/08/2010)

Dínamo Filmes (São Paulo - SP) - A produtora de filmes publicitários do Grupo Dínamo anuncia a contratação do badaladíssimo fotógrafo carioca Daniel Klajmic como seu novo Diretor de Cena. Daniel tem uma sólida carreira internacional como fotógrafo, e estreia na direção de cena na Dínamo em mais uma aposta da produtora em transferir para os filmes publicitários talentos já consagrados em outras expressões visuais.
Klajmic já produziu campanha mundial dos cosméticos Max Factor, foi o mais jovem fotógrafo com trabalhos para a coleção Pirelli do MASP – Museu de Arte de São Paulo e o único brasileiro a participar da exposição New Photographers de 2006, patrocinada pela Getty Images e realizada durante o Festival de Cannes; mesmo ano em que sua campanha para Sagatiba, produzida para a Saatchi&Saatchi de Londres, foi finalista no Festival. Assinou editoriais para revistas internacionais, como The Sunday Times, Big, ID, Vogue, Wallpaper e Jalouse, além de ter fotografado campanhas publicitárias para as maiores agências do Brasil. (23/08/2010)