Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/NOV/2010
Marcio Ehrlich

 

O Globo vai pegar ônibus este mês no Rio

Carla EstevesEXCLUSIVA PARA A JANELA - Dentro de mais alguns dias, os passageiros dos ônibus cariocas que usam o sistema de TV a bordo vão poder acompanhar as principais notícias do país em tempo real geradas pela equipe de reportagem do jornal O Globo.
A iniciativa é mais um projeto posto em prática pela área de Novos Negócios do Infoglobo, a mesma que, numa outra ponta da tecnologia, lançou em outubro um aplicativo específico para os usuários do iPad, equipamento que sequer começou a ser vendido oficialmente no Brasil.
Nas palavras da gerente da área, Carla Esteves (foto à direita), o Infoglobo tem se preocupado em "cada vez mais entregar conteúdo onde e como o público quer". Como diz o slogan "Muito além do papel de um jornal", isso vale seja para um tablet ou para um monitor pendurado atrás do motorista de um ônibus.
Com dois anos de existência e contando hoje com uma equipe de 16 pessoas -- de psicólogos a designers -- esta área de Novos Negócios da empresa que edita os jornais O Globo, Extra e Diário de S.Paulo tem se focado em identificar não só oportunidades de aumentar a audiência dos veículos como de trazer novas formas de receita. Também em novembro, por exemplo, com a marca do jornal Extra, será lançada uma série de tutoriais sobre cuidados pessoais e com a casa voltados para a mulher da Classe C, e que terá suas cotas de patrocínio e merchandising.
No caso específico do iPad, no entanto, o resultado financeiro nem chega a ser agora o objetivo mais significativo. "Mesmo que o número destes tablets no Brasil ainda seja pequeno, atrai um público e anunciantes que estão em busca de plataformas inovadoras. Nós temos que estar junto deste movimento desde o primeiro momento", defende Esteves, citando, por exemplo, que o aplicativo do Globo para o iPad está no Top Chart da Apple Store desde que foi lançado em meados de outubro.
O Globo nos ônibus terá notícias, horário e temperatura em tempo real. No futuro, o jornal pretende inclusive que as informações sejam sobre os bairros por onde o veículo estiver trafegando.
Por enquanto, o download do aplicativo e o acesso ao conteúdo são gratuitos. Carla Esteves adianta, porém, que nos planos da empresa está a cobrança pelo fornecimento do conteúdo. Como sequer se sabe quando o tablet chega às lojas brasileiras, fica difícil prever se acontecerá com o Globo o mesmo que ocorreu com o jornal USA Today, cujo número de anunciantes para o iPad foi tão grande que permitiu ao veículo adiar a cobrança aos leitores.

Petrobras traz o clima da Copa do Mundo para a F1

Pelo 2º ano consecutivo, GP Brasil de Fórmula 1 vai ter o nome da Petrobras, tornando-se o Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.
Para divulgar o fato, a agência carioca Quê faz uma analogia com a preparação e o clima da torcida brasileira em época de Copa do Mundo. Chamando a atenção para a importância das corridas na vida dos brasileiros, a campanha mostra que a F1 também é uma paixão nacional e que a Petrobras está ajudando a trazer esta emoção para o Brasil.
O grande impacto da campanha está nas incríveis ilustrações do coletivo carioca Fleshbeck Crew, trazendo toda a liguagem do grafite e da pintura de rua comuns em época de Copa.
Paralelamente, a Petrobras estará realizando uma promoção nos postos com sua bandeira, em que cliente poderá ganhar posters exclusivos ilustrados pelo Estúdio Alice.
A campanha (institucional e promocional) conta com anúncios de revista e jornal, paineis de aeroporto, peças on-line, material de posto, spot de rádio e vinheta de TV, entre outras.

Ficha Técnica:

Criação: Bernardo Cople, Chiquinho Lucchini e Milena Zindeluk
Dir. De Criação: Chiquinho Lucchini e Eduardo Almeida
Ilustração: Fleshbeck Crew
Fotografia e Manipulação: Estúdio do Cais
Atendimento: Tatiana Soter, Fabiano Leal, Marina Gouvêa e Gláucia Machado
Produção gráfica: Álvaro Edir
RTV: Graziela Morgade e Luanda Machado
Mídia: Fátima Rendeiro e Vanessa Alves
Aprovação: Wilson Santarosa, Luis Antonio Vargas e Gustavo Ferro.

Ana Couto sorteia convite para palestra de Kotler

A Ana Couto Branding & Design está sorteando um convite para uma das palestras mais disputadas do ano: a do papa do marketing Philip Kotler, que acontece dia 9 de novembro na Brasil Design Week, em São Paulo.
Para concorrer, basta seguir o perfil @anacoutobd e twittar esta frase inteira:

“Quero ver o Kotler no #BDW2010 com a @anacoutobd e o @chmkt - http://bit.ly/ACBD2010bdw”

O resultado sairá divulgado esta sexta-feira, 5 de novembro.

Gente Que Vai e Vem

IdeiaBus (Rio - RJ) - A empresa, que tem cerca de 1.500 pontos de busdoor no Rio e Grande Rio, contratou para a sua área comercial Antonio Carlos (Tuninho), José da Silva Santos e a Lúcia Angélica, que estavam na Out Bus. Vão trabalhar junto com Valério Gomes. (04/11/2010)

Dia (Rio, São Paulo e Fortaleza) - No Rio de Janeiro, Roberta Loyola assume como Gerente da área de Planejamento da agência. Formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM, foi responsável pela comunicação e eventos da agência nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, entre 2007 e 2010.
Em seu lugar, em Fortaleza, assume Camila Gomes, como Coordenadora de Comunicação Regional, dedicada à Coca-Cola Brasil Norte e Nordeste. Formada em Administração de Empresas pela UNIFOR (Universidade de Fortaleza), atuou anteriormente na equipe de marketing e no planejamento estratégico da Coca-Cola Brasil Nordeste.
Em São Paulo, a agência anuncia Rafael Onorato como designer de produto. Onorato cursou Design de Produtos pelo Mackenzie e atuou anteriormente na Sony Brasil e na agência Tátil Design. (03/11/2010)