Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/NOV/2011
Marcio Ehrlich

 

Polika volta ao Rio para comandar nova DM9DDB

Polika TeixeiraEM PRIMEIRA MÃO - Pouco mais de um ano depois de ter sido promovida a vice-presidente de atendimento da DM9DDB, em São Paulo, a publicitária carioca Anna Paola "Polika" Teixeira está voltando para o Rio em dezembro, onde vai comandar o escritório da agência neste mercado. Polika estava na DM9 paulista desde 2008, onde chegou após ter sido diretora da conta do Ponto Frio na DM9 do Rio de Janeiro.
A reabertura da agência no Rio foi noticiada pelo presidente da agência, Sérgio Valente, em setembro último, prometendo a instalação de estrutura completa, como havia sido a primeira experiência da empresa neste mercado. Caberá à Polika Teixeira montar esta estrutura, para atender inicialmente a conta do grupo varejista B2W (significando "Business To World") Cia.Global de Varejo, responsável pelos sites Americanas.com, Submarino e pelo canal Shoptime.
Segundo o verbete de Polika Teixeira na Janelapédia, a publicitária começou sua carreira na Contemporânea e depois foi para a V&S, onde ficou por 7 anos. De lá foi para a Fischer América, indo em seguida para a Telefônica Celular, cliente que atendeu na Fischer. Ela voltou ao mercado de agências como diretora do escritório carioca da agência África. Antes de ir para a DM9, chegou a ocupar, por um ano, a direção executiva da empresa de eventos Dream Factory.

Vereza volta ao Rio, mas continua na 11:21

Depois de 3 anos em São Paulo, o criativo José Guilherme Vereza está de volta ao mercado carioca. Sócio da 11:21 desde 2010, como responsável pelo escritório paulista da agência, Vereza chega ao Rio para atuar com Gustavo Bastos na prospecção de novas contas e, como já vinha fazendo, no planejamento para as campanhas da agência.
A 11:21, aliás, comemora a conquista de novos clientes nas últimas semanas. Entre eles, a Ramuaii, marca de material esportivo especializada em luta, que chega à mídia com filme de animação de 15" e anúncios em revistas masculinas focando a marca e seu site de vendas.
Outra conquista foi a conta da Feira da Providência, que chega à sua 51ª edição. Organizada pelo Banco da Providência, a Feira terá filme de 15" -- com o ator de Zorra Total, Nelson Freitas -- veiculado com apoio da TV Globo Rio e campanha de anúncios de jornal, mídia exterior e rádio. Este cliente, conta Gustavo Bastos, foi indicado pela agência B. de Melo, que faz tradicionalmente a comunicação da Feira. Com excesso de trabalho, a B.De Melo indicou a 11:21 para o Banco da Providência, que já está sendo atendido.
A criação da campanha de Ramuaii, aqui reproduzida, é de Gustavo Bastos, Leandro Barbosa, Rodolfo Pombo e Paulo Franco, com atendimento de Jocasta Bernardes e planejamento de José Guilherme Vereza.

Draft anuncia saída do co-presidente Adilson Xavier

O criativo carioca Adilson Xavier está deixando a Giovanni pela segunda vez. Contratado em 1986 para dirigir a criação da agência, foi em 1990 para a Contemporânea, até retomar, em 1994, o comando da Giovanni no Rio como sócio e vice-presidente de criação. De lá para cá, a Giovanni acabou vendida, mas Adilson jamais deixou a empresa, chegando a ser nomeado seu co-presidente. Agora, batizada de Giovanni+Draftfcb, a agência anuncia oficialmente que Adilson se retira desta co-presidência e da direção nacional de criação a partir do próximo ano.
A própria Giovanni+Draftfcb está em processo de mudanças, por conta de várias perdas recentes de clientes. Este ano, teve o forte baque da saída integral da conta da SC Johnson, devido a alinhamento internacional. Como já publicado pela Janela, a Ogilvy passa a cuidar da linha de produtos de limpeza e de Air Care (como Glade, Pato Purific etc) e a BBDO fica com toda a linha de inseticidas (Raid, Off etc).
Como resultado, o escritório carioca -- que fica sendo comandado por Gustavo Oliveira -- deve enxugar sua estrutura. A partir de fevereiro, a agência muda-se para a Península, na Barra da Tijuca.
Nem Adilson nem Gustavo estão atendendo a imprensa, mas pessoas ligadas ao criativo indicam que ele não pretende voltar ao mercado publicitário a curto prazo, dedicando-se nos próximos meses à literatura, sua paixão antiga. Em 2010, Adilson lançou seu segundo livro, "O Atirador de Ideias", que se seguiu ao "O Deus da Criação", editado em 2007.

ABP divulga finalistas do Destaque Profissional 2011

ABPAté o dia 18 de novembro, os associados da ABP poderão votar nas 20 categorias do Prêmio Destaque Profissional de Comunicação 2011, promovido pela entidade, e que terá seus resultados revelados em festa do dia 25 de novembro, no Copacabana Palace.
Cada categoria tem 3 finalistas, indicados, segundo a entidade, por voto direto de profissionais da área, agências, veículos e anunciantes.
Aqui estão eles:

1. Publicitário do Ano:
· Celso Loducca (Loducca)
· Cyd Alvarez (NBS)
· José Luiz Madeira (AlmapBBDO)

2. Executivo de Anunciante
· Carlos Murilo Moreno (Nissan)
· Lívia Marquez (TIM)
· Tarek Faharat (P&G)

3. Executivo de Agência
· Fernando Musa (Ogilvy)
· Flávio Cordeiro (Binder)
· Paulo Gregoraci (W/McCann)

4. Executivo de Veículo
· Claudio Prado (Esporte Interativo)
· Gilberto Corazza (Editora Globo)
· José Luiz Nascimento Silva (SGR)

5. Diretor de Criação
· Álvaro Rodrigues (Agência3)
· André Eppinghaus (Prole)
· Guime Davidson (W/McCann)

6. Redator
· Adriano Matos (Moma)
· Otávio Schiavon (AlmapBBDO)
· Rynaldo Gondim (AlmapBBDO)

7. Diretor de Arte
· Guilherme Jahara (DM9DDB)
· Marco Martins (Moma)
· Marcos Kothlar (AlmapBBDO)

8. Atendimento de Agência
· Cláudia Mattos (Giovanni+DraftFCB)
· Lígia Repetto (Euro RSCG)
· Tatiana Soter (Quê Comunicação)

9. Atendimento de Veículo
· Edson Melo (Editora Abril)
· Eduardo Salvador (Globosat)
· Felipe Drummond (LANCE!)

10. Mídia de Agência
· Luiz Ritton (Lew Lara/TBWA)
· Marilena Geada (NeogamaBBH)
· Miriam Shirley (Ogilvy)

11. Diretor de Comerciais
· Gabriel Mattar (Kombat Films)
· João Simi (Dínamo Filmes)
· Vera Egito (ParanoidBR)

12. Planejamento
· Aloísio Pinto (W/McCann)
· Ana Paula Cortat (AgênciaClick Isobar)
· Ken Fujioka (Loducca)

13. Pesquisa
· Dora Câmara (IBOPE)
· Jaime Troiano (Grupo Troiano)
· Rony Rodrigues (Box 1824)

14. Fotografia
· Christian Gaul
· Marcelo Ribeiro (MR Fotografia)
· Nana Moraes

15. Produção de Som
· Dudu Lopes (Silence)
· James Feeler (Jamute)
· Lucas Duque (Sonido)

16. RTVC
· Regiane Pettinelli (F/Nazca S&S)
· Vera Jacinto (AlmapBBDO)
· Victor Alloza (Giovanni+DraftFCB)

17. Produtor Gráfico
· Álvaro Edir (Quê)
· Marcelo Duprat
· Marcelo Hack (Arizona)

18. Comunicação Digital
· Eduardo Barbato (NBS)
· Pedro Porto (Fischer&Friends)
· Roberto Martini (CuboCC)

19. Design
· Ana Couto (ACBD)
· Fred Gelli (Tátil)
· Jair de Souza (Grupo do Rio)

20. Marketing Promocional

· Marcelo Alves (Adma)
· Rafael Liporace (Biruta)
· Roberta Medina (DreamFactory)

X-Tudo anuncia a conquista de sete contas

A agência carioca X-Tudo Comunicação Completa já está autorizando a primeira campanha criada para seu novo cliente, a rede de lojas de suplementos esportivos SNC-Sports Nutrition Center, vendendo o conceito "Você pode mais". A criação foi de José Mauro Amorelli e Priscila Paranhos, com atendimento de Malu de Oliveira e aprovação de Fábio Ramos e Fábio Gonçalves.
Inaugurada em 17 de outubro, a X-Tudo trouxe da Agnelo contas como Cuecas D' Uomo, Insetisan e Panda Hotel, mas seu diretor Marcelo Gorodicht comemora a entrada de outras novas empresas na sua carteira: o jornal RJ Sports, os hotéis Sparta e Megara, o festival de música eletrônica RMC-Rio Music Conference, o restaurante Espeto Carioca e a concessionária VW Casal Veículos.

Barcas recebem R$ 2 mi de investimentos como mídia

De olho nas mais de 100 mil pessoas que circulam por dia nas estações e nas barcas que circulam pela Baía de Guanabara, a Núcleo Vídeo acaba de investir R$ 2 milhões na ampliação e modernização dos equipamentos de propaganda que estão espalhados nestes locais, como painéis digitais indoor, frontlights, backlights e painéis dupla face.
A empresa, que atualmente é a responsável pela administração e comercialização daquele espaços publicitários, batizou o novo produto de Plataforma Barcas e, segundo seu diretor Flávio Bessa, já tem fechados anunciantes como a Amil e o banco Itaú, que devem engrossar o faturamento esperado para a mídia de R$ 12 milhões até o final de 2012.
Assim como muitos elevadores de prédios comerciais de todo o país já têm sua televisão, as barcas terão a sua Barcas TV, com mais de 120 monitores de 32 a 55 polegadas exibindo notícias, utilidade pública, serviços e entretenimento, além dos anúncios.
A Núcleo Vídeo Produções começou em 2002 atuando como produtora de vídeos publicitários, mas está expandindo agora seu portfólio de negócios para a comercialização de espaços publicitários.

Gente Que Vai e Vem

Agência3 (Rio - RJ) - Veruska Lages, até então supervisora de Mídia da Agência3, assume o cargo de gerente da área. A profissional, egressa da Speroni, uma das empresas que junto com a Ferrari e a Gênesis formou a Agência3, vem, desde o início, acompanhando o crescimento da agência nos seus 11 anos. Agora, Veruska passa a gerenciar uma equipe formada por 15 colaboradores entre profissionais de mídia on e off-line. (08/11/2011)