Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/DEZ/2011
Marcio Ehrlich

 

Binder e NBS levam GPs no Colunistas Rio

A Binder foi escolhida a Agência do Ano do Prêmio Colunistas Propaganda Rio 2011, julgado este fim-de-semana. A agência, que está comemorando 10 anos de fundação, conquistou o prêmio como reconhecimento ao seu crescimento e investimentos no mercado carioca em 2010 e 2011.
Antonino Brandão
Antonino Brandão, da NBS, o Profissional de Propaganda do Ano.
Já a NBS levou o Grande Prêmio de Melhor Desempenho Criativo, pela conquista de 22 medalhas -- 10 delas de Ouro -- no concurso. O diretor de atendimento da agência, Antonino Brandão, também foi homenageado pelo júri, com o título de Profissional de Propaganda do Ano.
Álvaro Rodrigues
Álvaro Rodrigues, da Agência3, o Publicitário do Ano do Colunistas Rio 2011
O Grande Prêmio de Publicitário do Ano foi conferido ao presidente da Agência3 e sócio do grupo 3+, Álvaro Rodrigues, que viu sua agência também se destacar na premiação, com 18 medalhas, sendo sete de Ouro.
O júri do Prêmio Colunistas Propaganda Rio -- que está completando 30 anos de existência -- ainda escolheu a Coca-Cola como o Anunciante do Ano. A empresa conquistou seis medalhas na premiação, através de trabalhos de suas agências DPZ, NBS e Ogilvy & Mather.
Os destaques de veículos foram para o jornal Extra, escolhido o Veículo Impresso do Ano, e para a rádio Mix FM, indicada a Veículo Eletrônico do Ano.
O júri do Prêmio Colunistas Propaganda Rio 2011 foi presidido por Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e integrado também por Armando Ferrentini (Editora Referência), Claudia Penteado (Jornal do Commercio e Propmark), Jomar Pereira da Silva Roscoe (Revista Banco Hoje), José Luis Vaz (Júri de Mídia Digital e Websites), Leo Ehrlich (Wunderman Dubai - Júri de Mídia Digital e Websites), Marcelo Coli (CCRJ e Euro RSCG), Marcelo Lobo (W/McCann), Maria Alice Langoni (ESPM) e Samantha Schmitz (Quiosque de Ideias).
Foram premiados 121 trabalhos de 20 agências de publicidade: 11:21, Agência3, Artplan, Binder, Bloco C, Conexão Brasil, DPZ, Eco, Espaço/Z, Giacometti, Giovanni+Draftfcb, Heads, Loja, NBS, Ogilvy, PS10, Quê, Script, Staff, e Zign. Entre as medalhas de ouro destas agências, os jurados escolheram, por voto secreto, os vencedores dos Grandes Prêmios de Trabalhos, que serão revelados somente durante a festa da premiação, que será realizada no primeiro trimestre de 2012.


A ata do Prêmio Colunistas Propaganda Rio e os trabalhos premiados podem ser vistos no site do concurso, em www.colunistas.com.

Colunistas Promo escolhe Rio360 como Empresa do Ano

Manoel Arthur Villaboim, da Expomídia: Empresário de Marketing Promocional do Ano
A Rio360 foi escolhida a Empresa de Marketing Promocional do Ano do Prêmio Colunistas Promo Rio 2011, julgado no último fim-de-semana no Leme Othon Hotel. A agência ficou conquistou 3 medalhas no concurso, inclusive o GP de Case do Ano para "Boa de Samba", da Antarctica.
O júri, presidido por Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e composto ainda por Claudia Penteado (Jornal do Commercio e PropMark), Eduardo França (ESPM) e Michael Andrade (Marketing Vision), escolheu o presidente da Expomídia, Manoel Arthur Villaboim, como o Empresário de Marketing Promocional do Ano, homenageando ainda Márcio Formiga, do Grupo Adma, como o Profissional de Marketing Promocional do Ano.
Márcio Formiga, do Grupo Adma: Profissional de Marketing Promocional do Ano

A Petrobras Distribuidora, que teve trabalhos premiados através das agências Expomídia e New Quality, vai receber o diploma de Cliente de Promoção do Ano.
A relação completa de premiados, com links para as apresentações da maioria dos trabalhos, está disponível no site da premiação, em www.colunistas.com.

Veja a seguir os trabalhos que foram selecionados como Grand Prix e suas fichas técnicas.

GP de Case de Marketing Promocional: "Boa do Samba", da RIO 360 para Antarctica.
Redação: Felipe Muller. Direção de Arte: Rafael Mendez. Diretora de Produção: Juliana Braga. Produtor: Kelly Fernandes. Produtor Assistente: Patricia Modesto. Atendimento: Elisa Najman. Aprovação: Thiago Zanettini.
GP de Evento Promocional: "Prêmio Atitude Carioca 2011", da GRUPO ADMA EVENTOS para Record Rio.
Direção de Criação: Márcio Formiga. Planejamento: Marcelo Alves. Redação: Márcio Formiga. Direção de Arte: Luciano Cian, Eduardo Serra e Leonardo Gouvea. Produção Gráfica: Rodrigo Affonso. Produtora de Filme: Manjubinha Filmes. WebDesign: Kombo. Atendimento: Daniela Peres e Cristiane Viana. Aprovação: Thomaz Naves e Mariana Lopes.
GP de Ação Promocional: "Chinelaria Rider", da LOJA para Rider.
Direção de Criação: Marcelo Giannini. Direção de Arte: Marcelo Giannini e Claudio Portugal. Atendimento: Roberta Folly. Aprovação: Renata Salles Brun, Claudio Romano e Renato Byington.
GP de Material Promocional: "Gil + 10", da TAPIOCA para Rádio Mpb Fm.
Direção de Criação: Renato Benicio. Redação: Thiene Barreto. Direção de Arte: Claudio Mello. Produção Gráfica: Lyana Ferraz. Atendimento: Jadna Rodrigues e Lyana Ferraz. Aprovação: Ariane Carvalho e Viviane Grosiman.
GP de Ação Ou Campanha de Marketing Direto: "Devolução", da SCRIPT para Surfrider Foundation Brasil.
Direção de Criação: Ricardo Real. Redação: Felipe Machado. Direção de Arte: João Paulo Medeiros e Thiago Manhães. Produção Gráfica: Marcelo Rodrigues. Produtora de Filme: TCO Filmes. Produtora de Áudio: Buena Música. Direção do Comercial: JP Braga. Nando Azevedo e Fernando Fernandez. Atendimento: Ricardo Real. Aprovação: Sergio Mello.

BBT nasce no Rio propondo novo conceito

Ângela Milet: "O cliente quer falar com quem entende do assunto".
EM PRIMEIRA MÃO - Garantindo que o formato atual de atendimento das agências de propaganda está ultrapassado, já que foi criado há 62 anos, os publicitários José Calazans, Ângela Milet e Marcello Mendes estão abrindo no Rio a BBT, sigla que significa "Big Bang Theory", nome escolhido para simbolizar que a empresa estará sempre em expansão.
Calazans está vindo da Euro RSCG Contemporânea enquanto Ângela e Marcello deixaram a Script, onde eram diretores de planejamento e de criação, respectivamente. Além deles, participarão da sociedade um publicitário de Brasília e outro de São Paulo, cujos nomes ainda estão sendo mantidos em segredo. A agência já conta com 10 profissionais e será lançada oficialmente em dezembro.
Segundo Ângela Milet, o modelo de atendimento em que um único profissional fica fazendo a ponte entre a agência e o cliente está totalmente superado em tempos de tantas opções de comunicação. "Isto funcionava no tempo em que só existiam jornais e rádios como mídia", lembra ela, garantindo que é muito difícil que os atendimentos consigam entender de tudo o suficiente para não ter que ficar indo e vindo várias vezes do cliente até resolver todas as questões de um job. Na BBT, diz ela, cada projeto do cliente terá um gestor, definido segundo sua expertise. A publicitária discorda de que o modelo atual se deveria ao cliente não querer ficar falando com muita gente da agência e preferir resolver tudo com uma única pessoa. "Toda a minha experiência na Contemporânea e na Script mostra que os clientes querem é solucionar seus problemas rapidamente e preferem falar com quem entenda do assunto", assegura.

Rodar ou não rodar a pasta: eis a questão

Há pouco tempo, a Janela fez uma matéria sobre o grande turn-over que vem ocorrendo na área de criação. O criativo Chiquinho Lucchini, ex-diretor de criação da Quê e hoje redator da Agência3, mandou para a Janela um texto exclusivo sobre como vê a questão, dando suas dicas para os criativos que estejam pensando em trocar de empresa:
Chiquinho Lucchini: "Com a queda de remuneração das agências é natural a juniorização das equipes".


O mercado está em ebulição com investimento de multinacionais, fusões, aquisições, troca das contas, dos nomes nas equipes, os jogos de 2014 e 2016. E já que a nossa profissão ajuda a manter a economia aquecida, é natural então que a economia aquecida colabore com a dança das cadeiras dos profissionais de criação. Aí muitos em vez de vestirem a camisa, trocam de camisa.
Não acho que este imediatismo seja exclusivo da geração Y. Se hoje somos um pouco mais experientes, logo, menos afoitos; será que um dia não fomos nós os jovens criativos ansiosos em busca de um espaço no mercado, reconhecimento, "prestígio", prêmios, melhores colocações e salários?
Com a queda de remuneração das agências e consequentemente de salários, também é natural a juniorização das equipes. Gente mais nova, ganhando menos e fazendo mais.
Não que os mais novos não sejam importantes. São fundamentais! Oxigenam o mercado, o ambiente, as ideias. Quem já trabalhou comigo, sabe que sempre gostei de trabalhar com eles. Até porque já fui um deles.
Não que não existam talentos-prodígios. Está aí o Neymar para confirmar isso.
Mas será que não temos exigido demais de quem está ali primeiro para aprender? Será que não estamos dando muita responsabilidade para quem ainda não tem tanta experiência e cobrando de quem não está preparado para assumi-la? Tem coisas que não se aprende só em Graduação, Pós, MBA`s, Mestrados, Doutorados, Cursos Especializados, Haward, etc. Se aprende com o tempo. Com a vida.
A paciência é uma virtude que só vem com a maturidade. Eu mesmo só aprendi isso depois de um tempo. Após quase 15 anos no mesmo lugar, trabalhando para vários clientes, em especial a Petrobras, deixei no final de agosto a agência onde entrei como redator em 1997, passei a supervisor em 2001 e a diretor de criação em 2005.
Mas antes, trabalhando todo esse tempo para a Petrobras, passei por trocas de presidentes, da República e da Companhia, gerentes e equipes de comunicação com os mais variados perfis. Aprendi sobre a empresa, conheci melhor o negócio do petróleo, fiz visitas a refinarias, Cenpes - o centro de pesquisa da Petrobras - a plataformas na Bacia de Campos. Fui do institucional, ao internacional, dos patrocínios ao mercadológico. Vi a empresa chorar de tristeza com o episódio da Baía de Guanabara e da P-36 e de emoção com a chegada da companhia na Bolsa de Valores de Nova Iorque, a histórica campanha dos 50 anos, a chegada da marca na Argentina, do Lubrax na America do Sul, de ver a empresa atingir a auto-suficiência na produção de petróleo e, mais recentemente, com a conquista do pré-sal e uma nova era. O desafio era mesmo a nossa energia.
Como dá pra perceber, passei por muitos momentos bons. Outros nem tanto. E isso só dá pra viver passando muito tempo com ele, com o tempo.
Na agência também foi assim. Ganhamos clientes e outros se foram. Ganhei prêmios nacionais e internacionais. Talvez, até algum reconhecimento no mercado.
Não posso dizer que não valeu. Tive a oportunidade de errar, acertar, crescer, aprender, ensinar o pouco que sei, dirigir uma equipe, contratar talentos, formar outros, dar uma cara a agencia. Fazer reuniões operacionais. Incontáveis, Concorrências. Igualmente incontáveis. Aprendi com os diretores de criação com quem trabalhei a trabalhar criativamente com contas públicas em Brasília. Sem contudo me esquecer de como é na iniciativa privada. Viajar para os outros escritórios. Conhecer mercados e realidades completamente diferentes. Acompanhar produções de perto. Apresentar campanhas para presidentes de companhias, conselhos, etc. Administrar egos. Lidar com pessoas diferentes de mim e que também pensam e agem de forma diferente. E entender que, apesar disso tudo, pode sim haver uma soma. Quando se quer.

Agora que eu estou diante de uma nova era, permita-me uma reflexão.

• Procure o seu espaço com sabedoria e busque a sua importância no dia a dia da agência e no negócio dos clientes subindo degrau por degrau. Não queime etapas ou quem se queima é você.
• Não faça leilão com o seu talento. Ele é a sua matéria prima, mas você não é um produto.
• A agencia costuma ser a cara do dono. Pense nisso antes de ver se ela se encaixa no perfil que você quer para o seu trabalho.
• Construir uma carreira está diretamente relacionado com a construção de uma marca. Isso pode levar algum tempo, mas com certeza também leva você mais longe.
• É preciso um tempo mínimo de agencia para conseguir entender o DNA do cliente, a cultura do anunciante, do seu segmento, seu negócio, mercado de atuação, seus concorrentes diretos e indiretos. E lembre-se sempre: mesmo que seja você quem crie, ele é do cliente. É a favor dele e para ele que trabalhamos.
• Procure entender a importância no anunciante para a sociedade, o papel no crescimento do país, na geração de empregos, e na atuação sócio e ambientalmente responsável.
o Mesmo que você seja um gênio, ou se considere um, o trabalho é feito por uma equipe. "Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos".
• Você vai passar muito tempo dentro da agência. Logo, o bom clima, o bom ambiente, são fundamentais. Contribua para isso.

É natural um criativo trocar de agência? Sim, é. Até os clientes fazem isso.
Deputados trocam de partido por interesses.
Jogadores de futebol que juravam amor a torcida trocam de clube. E o máximo que fazem é não comemorar gol contra seu ex-time.
Mas tenha um mínimo de critério. Demonstre comprometimento, responsabilidade e será bem visto. Você participará de reuniões com clientes. Vai ser a cara da agência lá, o cartão de visitas. Pense muito antes de ficar mudando toda hora. Se acharem pertinente, lembrem de pelo menos algumas dessas dicas. E, acima de tudo, tenha perseverança ao longo da carreira para que a carreira seja realmente longa. Porque nessa profissão, a perseverança será tão fundamental quanto o talento.

Chiquinho Lucchini, diretor de criação da Quê Comunicação até agosto de 2011.

PS.: Aos que perguntarem o porquê da minha saída se defendo a permanência, respondo. Leiam Eclesiastes Cap 3. "Há tempo para todo propósito."

Casa & Vídeo entra no ar com campanha da Grey

A primeira campanha da Grey para a Casa & Vídeo entrou no ar em tv aberta e por assinatura.
A Grey está saindo com a sua primeira campanha para a rede Casa & Vídeo no Rio de Janeiro, conta conquistada em concorrência em agosto deste ano, depois que a empresa deixou a carteira da Artplan. As peças usam como gimmick o "&" que faz parte da marca da empresa, agora transformado em enfeite de árvore de Natal. O símbolo aparece unindo palavras que lembram o espírito natalino, como amar & compartilhar, beijos & abraços, paz & surpresas, pressa & aperto, entre outros.
Os comerciais começaram a ser veiculados no último sábado, 26 de novembro, com inserções divididas entre TV aberta (Globo, Band, Record, SBT e Rede TV) e canais fechados (Megapix, GNT, Multishow e os infantis, Cartoon Nickelodeon e Discovery Kids).
Também os encartes da rede de varejo e os materiais de merchandising nas lojas passarão por mudanças, refletindo o tema da campanha.
A criação da campanha de Natal da Casa & Vídeo é da Grey São Paulo, mas, a partir da campanha de verão, a Casa & Vídeo já terá criação desenvolvida pela equipe da agência no Rio de Janeiro.

Biruta leva caravana da Ampla ao interior do Rio

Até o próximo dia 22 de dezembro, 18 municípios do Estado do Rio vão receber a ação "Cantos de Natal", promovida pela distribuidora de energia Ampla, com um ônibus transformado em palco decorado com temas natalinos para apresentar um coral composto por alunos da escola pública Ciep de Magé.
O projeto, que está em sua segunda edição, foi desenvolvido pela Biruta e já conquistou prêmios, como o Colunistas Promo e o Festival da ABP.
A ideia é levar um espetáculo gratuito com a magia do Natal iluminado para cidades do interior, que são carentes de atrações com este perfil.
A direção de criação foi de Alan James, com planejamento de Romulo Groisman e aprovação de Tomas Neves.

Mineirinho vai à TV pela PS10

"Cobra", um dos comerciais da PS10 para o Mineirinho.
Depois de levar o refrigerante Mineirinho de volta à mídia impressa, a agência carioca PS10 está colocando o produto na televisão e no rádio, para reforçar o conceito "Ninguém aguenta sempre o mesmo sabor". São três comerciais -- "Cobra", "Baleia" e "Planta Carnívora" --, todos em animação, com produção da Visorama, seguindo a linha de simplicidade gráfica adotada na campanha impressa.
As peças de rádio -- produzidas pela Pardal -- mostram chefs de vários países tentando inovar. Um italiano, por exemplo, dá uma receita de temaki, enquanto o japonês explica como fazer um kibe frito.
A criação é de Alan Markenson, Daniel Donato, Hugo Pontes e Marcela Chermont, com direção de criação de Otávio Mello. A aprovação no cliente é de Roberto Ferah.

Gente Que Vai e Vem

AlmapBBDO (São Paulo - SP) - Contratou dois redatores para integrar seu time de criativos. Daniel Oksenberg, que passou pelas agências Africa e F/Nazca, e Rodrigo Resende, que já trabalhou na Doisnovemeia, na Comunicata, na Mr. Brain e na Settegraal, todas de Brasília, além da Mohallem/Artplan na capital paulista. (29/11/2011)

Conspiração (São Paulo - SP) - Christiano Metri é o novo diretor de cena da produtora. Com quase 20 anos de carreira em publicidade, Christiano Metri tem passagens pelas produtoras Film Planet, Movi&Art e Margarida Filmes. Metri começou dirigindo curtas metragens aos 14 anos e desde então dirigiu vários curtas, videoclipes e filmes publicitários. Atualmente desenvolve também projetos para TV e cinema. (29/11/2011)


CONTA NOVA CONTA NOVA NA X-TUDO - Disputando com a PMG e a Mastermídia (que tinha a conta), X-Tudo levou a concorrência da rede de fotodepilação Não+Pêlo, que já tem mais de 300 unidades no Brasil. A primeira campanha entra na mídia em Janeiro de 2012.