Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/AGO/2012
Marcio Ehrlich

 

DM9Rio promove a ABP com vídeo trash e faz sucesso

Video fake de "Mariana Galvão" viralizou no Youtube.
Para divulgar o concurso universitário do Festival da ABP, a DM9Rio criou um vídeo totalmente trash, aproveitando a tendência brasileira de levar a sério e espalhar tudo o que seja de mau gosto no Youtube. A estratégia deu resultado e, em menos de 24 horas de ativação, o pretenso filme da garota Mariana Galvão superou a marca de 40 mil visualizações no site de compartilhamento.
No vídeo, a candidata a estágio em agências de propaganda "tenta" chamar atenção dos diretores de criação cantando um funk, no qual afirma que trabalha até virada e que abdica da balada. A cartela final é a cereja do bolo, composto na fonte Comic Sans, que já foi ridicularizada por vários diretores de arte e designers em posts nas redes sociais.
Aliás, o comportamento do brasileiro no Youtube é surpreendente. Mesmo a página de exibição do vídeo no Youtube chamando para o Concurso da ABP e sugerindo que não é com um vídeo assim que um estudante chama a atenção do mercado, inúmeros usuários levaram a peça a sério e deixaram comentários até ofensivos à garota. Não me surpreenderia se algum desses gênios entrasse no Conar denunciando que foi vítima de propaganda enganosa ou acusando que ele é depreciativo aos estudantes de comunicação...
A criação -- que deve ter-se divertido bastante pensando em quanta bobagem conseguiria botar no filme -- foi de Ana Cecília Novis, Leonardo Konjedic, Marcelo Lobo, Guilherme Cunha e Rodrigo Dorfman, com a participação de Álvaro Rodrigues, diretor de criação da DM9Rio. A produção teve o apoio da Margarida Filmes, da Silence e da Super Lúdico (ilustrações).

Van Gogh inspira Staff em anúncio para a Alerj

Anúncio para exposição de quadros de detentos no Rio mostra que é possível ser artista mesmo em locais improváveis.
A Staff foi buscar a imagem do quarto do Asilo Saint-Paul-de-Mausole, em Saint-Rémy, em que Vincent Van Gogh esteve internado, para divulgar a exposição "Um Corpo Limitado, um Olhar sem Limites", que, a partir desta quarta-feira, 8 de agosto, reúne no Palácio Tiradentes -- o prédio da Alerj, cliente da agência -- uma série de pinturas produzidas por detentos do Estado do Rio de Janeiro.
A citação de Van Gogh é para mostrar que grandes obras podem vir de lugares improváveis como um hospital psiquiátrico ou uma cela de prisão. O anúncio inclusive reproduz um dos quadros mais famosos do pintor, "Quarto em Arles", que teve uma de suas versões realizada de memória naquele período de internação voluntária do artista e retrata outro quarto de hospital, na cidade de Arles, por onde Vincent passou.

Ficha técnica:
Direção de Criação: Paulo Castro
Supervisão de Criação: Neca Bohrer
Redação: Pedro Rosadas
Direção de Arte: Felipe Menezes e Marcos Gemal
Manipulação de imagem: MMJ Studio

Packaging Brands assina nova marca do Senac

Senac
A Packaging Brands lembra que a nova marca, acima, segue a tendência mundial de evitar o formato quadrado da marca antiga (ao lado), que sugere rigidez e baixa mobilidade.
A empresa de design Packaging Brands, da designer Marilu Schneider, foi a responsável pela marca que o Senac apresentou esta semana nacionalmente.
A instituição explica que as pesquisas realizadas com seus alunos e empregados durante o desenvolvimento da marca indicaram que o Senac é reconhecido por pensar no ensino do futuro.
A solução da agência foi representar "um avião de papel estilizado formado pela junção de triângulos que, como uma seta, aponta em direção ao novo, ao futuro", conta Sidney Cunha, diretor-geral do Senac Nacional.
A antiga logomarca, criada há mais de 40 anos, chegou ser modificada por alguns estados que desejavam modernizar a imagem do Senac. Com a adoção da nova marca, todas as unidades passarão a utilizar a mesma identidade visual.

Artplan é destaque no FWA com Carvalho Hosken

Usuários do Facebook se surpreendiam a encontrar suas fotos no imóvel da Carvalho Hosken.
Um trabalho da Artplan para vender um imóvel da Carvalho Hosken acaba de ser considerado "Site Of The Day" da FWA-Favorite Website Awards, uma das mais tradicionais premiações internacionais do setor de web.
A ação da Artplan personalizou um imóvel colocado para visitas de quem se agendava através da sua página no Facebook. Como a aceitação de usar o aplicativo dava acesso às imagens e informações do usuário, quando ele chegava para a visitação encontrava suas fotos espalhadas em vários porta-retratos eletrônicos. Como explicou para a Janela o diretor de criação da Artplan, Gustavo Tirre, isto reforçava de uma maneira nunca usada antes o conceito do "feito para você", que tem sido recorrente no mercado imobiliário.
O projeto, batizado de "The Social Home Tour", também foi destaque no site Best Ads On TV, onde foi eleito "Best of the Week" por Andrea Stillacci, que foi jurado na categoria Film este ano em Cannes e é presidente da Herezie, Paris.
A Artplan foi a primeira agência de propaganda do Rio de Janeiro a ganhar um prêmio da FWA.
Ficha Técnica:
Diretor Nacional de Criação: Roberto Vilhena
Diretores de Criação: Gustavo Tirre, Alessandra Sadock e Hugo Monteiro
Diretores de Arte: Augusto Correia e Moacyr Marques
Redatores: Rodrigo Lopes e João Resendea
Mock-up Designer: Osmar Souza