Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/NOV/2012
Marcio Ehrlich

 

DM9Rio e Heads encabeçam o Colunistas Propaganda Rio 2012

Thomaz Naves, da Record Rio, foi escolhido pelos jurados o Publicitário do Ano do Rio de Janeiro.
E Flavio Medeiros, da Heads, levou o GP de Profissional de Propaganda do Ano.
As agências DM9Rio e Heads encabeçaram a premiação do Colunistas Propaganda Rio 2012, julgada este sábado no Leme Othon Palace Hotel, no Rio de Janeiro. Elas foram seguidas pelas agências Loja, Artplan e 11:21 nos primeiros lugares da premiação.
Presidido por Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), o júri contou com a participação de Claudia Penteado (propmark e Jornal do Commercio), Felipe Rodrigues (Giovanni+Draftfcb), José Luis Vaz (N.Labs), Karan Novas (propmark), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Renata Raggi (WMcCann e CCRJ).
Este júri escolheu a DM9Rio como a Agência do Ano do mercado carioca, concedendo ao diretor de criação da Heads, Flavio Medeiros, o título de Profissional de Propaganda do Ano. O Grand Prix de Publicitário do Ano coube a Thomaz Naves, diretor da Record Rio. A B2W, empresa responsável pelas redes de varejo online Americanas.Com e Submarino ficaram com o GP de Anunciante do Ano.
Entre os veículos, o título de Veículo de Mídia Impressa do Ano foi para o jornal O Globo, enquanto o de Veículo de Mídia Eletrônica do Ano foi para a GNT. Completando os GPs de empresas, o Clear Channel foi eleito o Veículo de Mídia Exterior do Ano.
Os jurados ainda concederam dois prêmios de Destaque do Ano. Para a NBS, pela criação do Projeto Rio+Rio, voltado para facilitar a entrada da iniciativa privada nas comunidades cariocas pacificadas pelas UPPs; e para a Quê Comunicação e a Casa 7, pela realização do projeto de pesquisa Riologia, sobre os novos grupos da sociedade carioca.
Os vencedores dos Grandes Prêmios de Trabalhos somente serão revelados na festa de entrega da premiação, que acontecerá em 2013. Na ocasião, após a contagem dos pontos dos GPs, também será conhecida a Agência de Melhor Desempenho Criativo. Na área de produção, as duas produtoras mais premiadas já foram reveladas. A Cinerama Brasilis ficou com o GP de Melhor Desempenho em Produção de Comerciais e a Silence com o de Melhor Desempenho em Produção de Fonogramas.
A ata completa da premiação será divulgada na próxima segunda-feira, 26, após o julgamento do Prêmios Colunistas Promo e Design.

Conta da BR tem 20 agências na briga

Trabalho da Master para BR foi premiado no Colunistas 2012
A conta da BR Distribuidora, que entrou em concorrência, atraiu 20 agências para a entrega de documentação esta manhã. Foram elas Agência3, Agência Plá, Agnelo Pacheco, Arcos, Artplan, Binder, BorghiLowe, Calia/Y2, Contexto, DeBritto, Dentsu, DM9, Duda Mendonca, F/Nazca S&S, Giacometti, Heads, Master, Multiface (AMP), Nova/SB e Quê.
Atualmente dividida entre a Quê e a Master, a conta tem uma verba anual estimada em R$ 80 milhões e as novas agências poderão ter seus contratos prorrogados por até 5 anos.
O edital havia sido lançado há um mês e a Janela chegou a especular que o prazo curto geraria protestos das agências, mas a abertura de documentação aconteceu sem maiores incidentes. A urgência se deve ao contrato com as duas empresas atuais se encerrar ao final deste ano, sem possibilidade de prorrogação.

Criativos cariocas criam mentira que viraliza no Facebook

Black Friday é satanismo
Mensagem falsa criada por publicitários teve mais de mil compartilhamentos no Facebook.
Uma mentira dita 100 vezes torna-se verdade. A frase, conhecida do mercado publicitário, foi confirmada na última semana pelos publicitários cariocas Sávio Pimenta e Maicon Silveira, da agência Mood, que inventaram uma brincadeira para testar a viralização de mensagens erradas no Facebook.
Aproveitando que em 23 de novembro aconteceria o Black Friday -- dia em que o comércio, teoricamente, iria baixar os preços para incrementar as vendas -- os dois produziram uma mensagem falsa em que diziam para as pessoas não comprarem no Black Friday, pois a origem do nome se dava a um culto ao Satã, em troca do aumento do consumismo. O meme ainda trazia uma referência de que animais hermafroditas eram assassinados como oferenda. Até as palavras escritas erradas, como "hemafrodita" e Ubanda", foram propositais para aumentar a veracidade do fato.
"Trabalhamos com pessoas e queríamos chamar a atenção pelo estrago que uma mensagem errada pode provocar sobre determinado assunto", comentou Sávio Pimenta. Tudo surgiu como uma brincadeira em referência ao boicote evangélico que viralizou contra a novela Salve Jorge e que, aparentemente, teria sido lançado para promover a concorrente Rei David, da Record.
Sávio e Maicon dizem estarem acostumados a criar campanhas e ações online, mas confessam que não esperavam a proporção da brincadeira: "Em menos de três horas foram mais de mil compartilhamentos".

Rique Nitzsche lança livro sobre Design Thinking

Rique Nitzsche propõe a metodologia do Design Thinking para as empresas brasileiras.

Com mais de 30 anos de experiência na área de design -- seis deles como professor na ESPM --, o diretor da AnimusO2, Rique Nitzsche, resolveu passar seus conhecimentos para um livro que será lançado no próximo dia 4 de dezembro, na Casa do Saber, em seguida a uma palestra sobre o tema que começa às 19:00h.
O trabalho é uma compilação das apostilas que Rique escreveu sobre Design Thinking para as oficinas de pós-graduação da ESPM. Segundo ele, os problemas do mundo dos negócios estão, cada vez mais, enfrentando variáveis mutantes, que se alteram durante o próprio processo de solução e tendem a ficar crônicos se não forem enfrentados de uma nova forma. "Design Thinking" passa a ser uma forma diferente de pensar e agir, criada na década de 70 na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, propondo que a criatividade e a prática superem a teoria na busca das soluções. "A solução é um ponto de partida", dizem os seus praticantes.
O livro de Rique Nitzsche oferece dois casos históricos no Brasil nos quais o Design Thinking esteve presente para oferecer soluções inovadoras para os problemas dos clientes.

Cedae adia concorrência

A Cedae comunicou às agências que a entrega dos documentos para a sua concorrência, que deveria contecer esta terça, 4/12, fica adiada para o próximo dia 13, no mesmo horário e local previstos.

Gente Que Vai e Vem

Grey Rio (Rio - RJ) - A unidade carioca da Grey141 contratou Daniela Cardoso como supervisora de atendimento da conta de GSK, que inclui as marcas Sensodyne, Respire Melhor, Corega e Sonridor. Formada em jornalismo e publicidade, a profissional vem da Publicis, na qual era também supervisora da conta, mas de L’Oréal. Além disso, Cardoso foi Executiva de Contas na Binder. (26/11/2012)

X-Tudo (Rio - RJ) - O diretor de arte Luiz Eduardo Ozório é o novo supervisor de criação da agência de Marcelo Gorodicht, voltando a fazer dupla com José Raimundo Padilha, o diretor de criação da casa. Ozório foi recentemente diretor de criação do ToMe Group no Rio e tem passagens também pelas agências Ogilvy, Casa da Criação, Heads e Tátil. (26/11/2012)

Agência Tudo (São Paulo - SP) - A empresa de marketing promocional paulista contratou para sua direção de criação o carioca Rodolfo Barreto, que pretende levar para o dia a dia da agência sua expertise na área digital. Rodolfo iniciou sua carreira em 94 na McCann Rio e no GAD participou do lançamento da operadora Claro no País. Após mudar-se para São Paulo, passou por agências como Almap BBDO, DM9DDB, Publicis e Loducca. (26/11/2012)

Y&R (São Paulo - SP) - Anunciou a contratação do premiado Eugênio Mohallem como diretor de Criação, integrando a equipe comandada pelo VP da área, Rui Branquinho, e pelo diretor-geral de Criação, Flavio Casarotti. (26/11/2012)