Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/JAN/2013
Marcio Ehrlich

 

Binder e Staff criam núcleo para o mercado imobiliário

As agências Binder e Staff estão anunciando a criação de um núcleo imobiliário conjunto, que se dedicará ao planejamento e criação de soluções para este segmento e terá estrutura própria de criação, atendimento, mídia, planejamento e finalização, além do suporte de produção das duas empresas.
A sede do núcleo será na Binder e contará com a supervisão direta dos sócios Gláucio Binder, Flávio Cordeiro e Marcos Apóstolo, pela parte da Binder, e Duda Moncalvo e Paulo Castro, pelo lado da Staff. À parte do mercado imobiliário, as duas agências permanecem com suas operações totalmente independentes.

11:21 estréia 2013 com conta da Rio Coaching

O anúncio da 11:21 para a Rio Coaching
"Na cidade que está se preparando para grandes desafios, prepare-se para os seus". Este é o conceito a 11:21 está colocando na mídia -- com TV, revista e mídia exterior -- para a seu novo cliente Rio Coaching, empresa carioca de treinamento e coaching.O diretor de criação da agência, Gustavo Bastos, comenta que este momento da cidade, preparando-se para grandes eventos como Copa e Olimpíadas, permite uma comparação com os desafios pessoais de cada um. "Os profissionais têm que acompanhar esta mudança e o coaching é o melhor caminho para isso" resume Gustavo.
Ficha técnica:
Agência: 11:21 Simplicidade Criativa
Cliente: Rio Coaching
Produto: Institucional
Criação: Gustavo Bastos, Renata Birman, Leandro Barbosa e Kaike Bastos
Produção do Filme: Onzevintewood
Direção: Kaike Bastos
Produtora de som: Silence
Manipulação de Imagens: Renata Birmnan e Kaike Bastos
Aprovação: Marcia Belmiro e Pedro Beltrão

Simi pede que Borghi/Lowe invista no Rio

Rafael Simi manda o recado à Borghi/Lowe: Vale a pena ser a nova agência do Rio.
O redator Rafael Simi mandou para a Janela uma carta-aberta que gostaria que chegasse à Borghi/Lowe, uma das vencedoras da área técnica da concorrência pela BR. Vai aí a mensagem do criativo:

"Caros amigos da Borghi/Lowe,
O resultado da concorrência da Petrobras Distribuidora acaba de confirmar vocês como vencedores, ao lado da Quê.
Para muitos, é apenas uma conta que troca de mãos. Para os cariocas, é uma nova agência que chega à cidade, com um histórico de grandes trabalhos em São Paulo.
Há cinco anos, vi esse mesmo movimento acontecer. Com as licitações da própria BR e da conta institucional da Petrobras, chegaram ao Rio as curitibanas Heads e Master.
Fui parar na Heads. Jornalista de formação, havia passado alguns anos fora da propaganda e voltava naquele ano.
Bati em muitas portas. Todas fechadas. Não por culpa dos grandes redatores, diretores de arte e de criação que me receberam. Todos extremamente gentis. Muitos meus amigos até hoje. Mas porque o mercado estava parado.
Minha volta à propaganda se deu primeiro em um período trabalhando com os brilhantes Renata Hall e Daniel Werneck, na Kaktus, por indicação de minha querida amiga Vic Lutterbach.
Até que surgiu a oportunidade na Heads.
Meus diretores de criação Flavio Medeiros (meu padrinho e amigo) e Luis Christello acreditaram que aquele jornalista meio deslocado podia ser útil. Deu certo. Fui muito feliz por lá.
Mas eu não quero falar de mim, e sim da Heads. Mesmo chegando devagar, a agência sempre teve a meta de se estabelecer, fortalecer o mercado do Rio. Por isso, eu fui contratado. Porque eles não se acomodaram em apenas cuidar bem de uma conta (e eles cuidam muito bem) com o mínimo de estrutura possível.
Tive a alegria de duplar na Heads com Bruno Skroski, Gabriela Treiger, Luiz Eduardo Ozório, Luiz Londres, Bruno Castro, Rodrigo Lomelino e Fernando Maciel.
E não falo isso para contar meus duplas, e sim para mostrar o quanto a Heads revelou e redescobriu talentos no Rio.
Em cinco anos de agência, houve shortlists em Cannes e prêmios no El Ojo, Wave, ABP e anuários, entre outras conquistas.
No Colunistas, a agência teve redatores e diretores de artes entre os mais premiados, Profissional de Propaganda do ano, GPs no Rio e Brasil e muitas colocações notáveis.
Hoje, o que era uma sala no Centro é uma casa em Ipanema. Mais carioca, impossível.
Tudo isso é só para desejar boa sorte a vocês, mas, acima de tudo, pedir que acreditem no Rio.
Mais do que ser a nova fornecedora da BR, vale a pena ser a nova agência do Rio.
Tem muita coisa acontecendo na economia do estado e muita gente talentosa, pronta para construir uma história bacana como a da Heads.
É só acreditar.
Bem-vindos.
Rafael Simi, redator da Casa Darwin (SP)"

Quebra da Shangri-Lá não afeta Agência3

Campanha "Viajar muda a sua vida", da Agência3 para a Shangri-lá, levou Leão de Cannes em 2008.
Ganhadora do Leão de Prata em Cannes em 2008 e do Grand Prix do Colunistas Rio, com anúncios criados pela Agência3, a empresa de turismo Shangri-lá anunciou no final de 2012 o encerramento das suas atividades, alegando dificuldades financeiras. A notícia repercutiu na imprensa carioca, por conta de inúmeros contratos não cumpridos com consumidores, que foram orientados por órgãos de defesa do consumidor a entrarem na Justiça para tentarem reaver os valores já pagos por seus pacotes de viagens.
No mercado há cerca de 20 anos, a Shangri-lá era um anunciante muito presente em cadernos de turismo da imprensa carioca. A conta foi para a Agência3 acompanhando a Speroni, uma das agências que participaram da formação daquela empresa, juntamente com a Ferrari e a Gênesis. Diretor-presidente da Agência3, Clóvis Speroni lamentou o fim da parceria mas garantiu que nem a agência nem os veículos cariocas foram afetados pelo fechamento.
- "As dificuldades financeiras por que eles estavam passando não foram surpresa", explicou para a Janela o publicitário, que revelou deverem-se a um rompimento societário há alguns meses.
De acordo com Speroni, assim que os problemas começaram, a agência percebeu que eles não poderiam ser solucionados com mais investimento em publicidade e foi, aos poucos, renegociando o encerramento dos contratos com os veículos cariocas que já tinham programação da Shangri-lá. O presidente da Agência3 informou que, no seu período de maior atividade, a verba de comunicação da Shangri-lá ficava em torno de R$ 2 milhões.
O anunciante não era o único do setor de turismo na carteira da Agência3, que ainda relaciona, em seu site, a Urbi et Orbi.

Moa Netto aposta no fim da divisão online-offline

Moa Netto: o profissional do futuro será "híbrido".
Em 5 anos, o mercado não vai mais diferenciar o profissional de criação como especializado em offline ou em online, como ainda acontece em muitas empresas. A previsão, em entrevista para a Janela, é do diretor de criação da NBS, Moacyr "Moa" Netto, que há 6 meses entrou na agência, vindo da paulista DM9, tendo, entre suas missões, encontrar e formar estes profissionais que vão despontar no mercado nos próximos anos.
Moa já havia começado a trabalhar com esta nova filosofia na área de convergência da DM9, quando, junto com Joca Guanaes, ajudou a agência a ser reconhecida pelo mercado como a mais digital das não digitais. "Experimentamos vários formatos", explica o criativo, "inclusive o de termos trincas de criação, até percebermos que o futuro está mesmo no fim da especialização".
A NBS, aliás, já passou por algumas tentativas de entrar na área digital. Há alguns anos apresentou ao mercado sua NDS – No Digital Shit, que não teve vida longa. Fontes da agência haviam confidenciado à Janela que os clientes não aceitavam remunerar uma estrutura externa para cuidar da área digital quando a conta já era da NBS. Integrada então à agência de publicidade, a equipe digital passou a funcionar como um departamento próprio que, apesar de integrado à criação, atuava em área fisicamente separada. Com este formato, a NBS chegou a ser a agência com o maior número de prêmios da área digital em várias premiações do mercado carioca. Agora, revela Moa, todas as paredes da criação foram derrubadas e a agência está buscando a integração completa entre as tradicionais equipes on e off:
- "Esta solução, naturalmente, passa pela direção de criação da agência, que deve estimular o desenvolvimento de sua equipe nos dois sentidos, daí a importância de todos trabalharem juntos", insiste Moacyr Netto.
O diretor de criação e convergência da NBS, que divide sua atuação com Marcello Noronha (e ambos sob a direção geral da área de André Lima) garante que o profissional a ser valorizado no futuro será o que ele chama de "híbrido", não fazendo distinção se o job recebido pede soluções de mídia digital, de mídia impressa ou de televisão. E alerta:
- "É importante que qualquer criativo que atue em propaganda exercite sua criatividade nas áreas em que ainda não atua. Quem veio da mídia digital tem que aprender a contar histórias com bons conceitos que que possam ser apenas assistidas pelo consumidor, enquanto os que tem mais experiência em criar para revista e televisão precisam treinar seu pensamento para criar histórias das quais o espectador possa participar".
Aliás, esse foi o caminho que o próprio criativo trilhou há 5 anos, quando deixou uma agência especializada em digital para conquistar espaço em agências tradicionais, liderando contas e projetos para todos os meios em clientes, como Brastemp, Intel, Terra e Estrela. Essa vivência, diz Moa, dá a ele um sentido prático com relação às mudanças no mercado.
Ação da NBS para a Oi já ultrapassou 3 milhões de views no Youtube.
- "Muita gente fala em convergência. Pouca gente consegue de verdade ir além do discurso e colocar, com consistência, trabalhos integrados de fato na rua.
Por ter saído da minha zona de conforto 'digital' e ter investido em uma formação completa, hoje consigo trafegar por diversas áreas e viabilizar com maior frequência ideias e campanhas capazes de abrir novos caminhos para a marca".
Um exemplo recente do trabalho que Moa ajudou a botar na rua na NBS foi a campanha integrada da Oi que resgata a magia do Natal na tv, internet e mobile. A campanha foi Top 5 na AdCritic mundial, com mais de 3 3.300.000 views e 98% de aprovação no Youtube.

Miami Ad School chega ao Rio pela ESPM

A premiada escola de criação publicitária Miami Ad School está inaugurando esta terça-feira, 8/1, na ESPM, as suas atividades, com uma palestra do diretor de criação da Ogilvy Rio, Paco Conde. A escola está se estabelecendo neste mercado em parceria e tendo o criativo Daniel Japa (DraftFCB), como Coordenador. Além dele, darão aula Paulo André Bione, como Coordenador Geral, e mais Viviane Pepe (W/Mccann), Flávio Hargreaves (Iluminata Studio) e Gilherme Dacri (Morphos Design).

X-Tudo tem novos clientes e parceria para área online

Gorodicht anuncia parceria para conta online da DuLoren.
A X-Tudo está anunciando a conta da empresa de engenharia SRC Propriedades, que está entrando no mercado imobiliário após sete anos de existência. Ela será responsável pela incorporação e construção do residencial "Alto Muriqui", na cidade de Muriqui, localizada na Costa Verde do Estado do Rio. As vendas estarão sob a responsabilidade da Fernandez Mera. Além de reformular a logomarca da SRC, a X-Tudo está criando as peças promocionais e publicitárias para o lançamento, que entrará em rádio, jornais e mídia exterior a partir de fevereiro.
Além disso, o diretor da X-Tudo, Marcelo Gorodicht, informa que a agência reforçou o seu acordo operacional com a agência de web Blender para atender a conta online da Duloren, que engloba o site da empresa, mais suas participações em midia on line e redes sociais. A conta estava na Simples Web desde 2007 e foi conquistada pelo consórcio X-Tudo/Blender em concorrência da qual participaram a própria Simples e a assessoria de imprensa Approach, através de seu braço de web.

iPhone agora também ajuda a evitar gravidez

App da Atroveran vai botar no Facebook como está o humor da mulher na TPM.
Claro que, com os casais cada vez mais usando seus iPhones para ficar no Facebook, as chances de a mulher engravidar estão diminuindo sensivelmente. Mas a tarefa de evitar a gravidez agora ganhou o reforço da Hypermarcas, de olho nas mulheres que utilizam seu produto Atroveran para as cólicas menstruais.
A empresa está lançando um um aplicativo gratuito para iPhone, batizado de "Minha Pílula", que possui um sistema de alarme que avisa, diariamente e no horário escolhido, que a usuária deve tomar seu anticoncepcional. O programinha informa ainda quantas são as pílulas restantes, considera os dias de pausa e suporta a inserção de cartelas de 21, 24 e 28 comprimidos. E -- era só o que faltava a gente encontrar no Facebook -- o app inclui um calendário para registro de humor da moça, que já bota na rede social como ela está se sentindo.
O aplicativo pode ser visto no site da iTunes Store.

Gente Que Vai e Vem

AlmapBBDO (São Paulo - SP) - O diretor de arte Bruno Prosperi -- carioca que há anos se estabeleceu em São Paulo -- foi promovido a diretor de criação da AlmapBBDO, com Andre Kassu, Marcos Medeiros e Renato Simões. Todos se reportam ao diretor geral de criação da agência, Luiz Sanches. (09/01/2013)

PS10 (Rio - RJ) - A agência está anunciando a contratação de Núbia Peres para assumir as áreas de Tráfego e Artbuyer. Núbia iniciou sua trajetória profissional na Agência3, integrante do Grupo 3+. Lá permaneceu por nove anos exercendo as funções de assistente de diretoria, tráfego, artbuyer e RTVC. Ela também tem passagens pelo no Studio D e Percepttiva Publicidade. (08/01/2013)

Diogo MelloDM9Rio (Rio - RJ) - A agência passa a ter um diretor de criação, na equipe comandada pelo sócio e VP de criação, Álvaro Rodrigues. Será o diretor de arte Diogo Mello, que retorna ao Rio de Janeiro após quase 15 anos, sendo 12 deles fora do Brasil. Formado em Comunicação e Design pela Miami Ad School, na Florida, EUA, Diogo tem passagens pela Contemporânea e Script, tendo trabalhado no exterior em DDB (NY), Fallon (Minneapolis), a EuroRSCG (Londres), Mother (Londres) e, em Lisboa, na BBDO, McCann Erickson e Fischer Portugal.
Premiado em Cannes Lions, Clio, One Show, London Festival e outros concursos, Diogo estava desde o fim de 2010 como diretor de Criação da Fischer&Friends em São Paulo. (07/01/2013)