Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/AGO/2014
Marcio Ehrlich

 

Oi entrega parte da conta para a AlmapBBDO

A NBS tem criado campanhas memoráveis para a Oi, como a do Ligador, que ajudou a lançar Mateus Solano para a fama.
EM PRIMEIRA MÃO - A operadora Oi, cuja publicidade vinha sendo criada pela agência NBS desde o seu lançamento, entregou parte da sua conta para a agência AlmapBBDO, de São Paulo, segundo informações de amigos da Janela.
A coluna entrou em contato com as duas agências mas não conseguiu retorno até o fechamento desta nota para confirmar o percentual que cada agência passa a atender ou a divisão dos produtos.

Cultura Inglesa coloca conta em concorrência

Campanha da Script deste ano mostrou casos de sucesso de alunos com a língua inglesa.
EM PRIMEIRA MÃO - Até o final de agosto a Cultura Inglesa do Rio de Janeiro deve anunciar a sua nova agência de publicidade, para suceder a Script no atendimento à conta.
De acordo com Rony Mayer, gerente de marketing da Cultura que assumiu o cargo há cerca de um ano, quatro novas agências foram convidadas a participar da disputa.
A Script cuidava da conta da Cultura desde setembro de 2009, quando o cliente deixou a Binder, onde havia ficado por sete anos. No período, conquistou vários prêmios, inclusive.
A última campanha da agência para o anunciante, em janeiro deste ano, foi a série "Real Life Docs / Aonde o Inglês me leva", com uma série de mini-documentários sobre ex-alunos que tiveram sucesso na vida tendo passado pelos cursos da Cultura.

X-Tudo incorpora parte da OSC e prevê crescer 70% em 2014

Marcelo Gorodicht e Alexandre Borges
EM PRIMEIRA MÃO - A agência carioca X-Tudo, fundada em 2012 pelo publicitário Marcelo Gorodicht, acaba de absorver toda a área de marketing promocional e below-the-line da OSC, agência de Guilherme Borges e Ricardo Carvalho, que passa a focar exclusivamente em seus projetos proprietários.
Com a incorporação, a X-Tudo passa a atender as contas para aquelas atividades da operadora Claro em São Paulo e no Rio e também da Alcatel OneTouch, segunda colocada no ranking da América Latina em vendas de celulares. Para a Alcatel, aliás, a agência já colocou no ar a campanha de lançamento de uma linha de Smartphones, em diversas mídias e pdv.
Segundo Gorodicht, com os novos negócios a X-Tudo fechará este ano com números 70% superiores aos de 2013. "Mais importante que o faturamento é podermos agora ampliar o conceito que está em nosso nome X-Tudo Comunicação Completa", diz o publicitário, que também cuida de empresas como Rede Multimarket de Supermercados, Lopes Rio Consultoria de Imóveis, Du Loren, Fiat Lux, SNC e Cuecas Duomo.
A estrutura da agência também teve mexidas, sendo contratado o diretor de criação da OSC, Alexandre Borges (ex-JWT, Leo Burnett, Wunderman e Ogilvy, entre outras), para a direção geral de criação. Além dele, entram Fernando Ticon, como coordenador de social media, e mais 11 profissionais. A expansão levou a X-Tudo a abrir um escritório em São Paulo, no bairro do Itaim, e a mudar de sede no Rio, passando a ocupar um escritório de 250m2 na Av Lucio Costa 6.420/ 2º andar.

CLIENTES DA OSC VIERAM DA BIRUTA

Em março último, a Janela já havia noticiado o rompimento da associação feita em 2012 entre Guilherme Borges e Alan Jones, que vinham atuando juntos na Biruta, agência fundada por Alan com Rafael Liporace e Rômulo Groisman.
Na ocasião, Borges falou à Janela que estava reativando a OSC e levando com ele as contas da Alcatel, Claro e Ampla, que eram atendidas pela Biruta. Segundo ele, estas contas garantiriam à OSC um faturamento em torno de R$ 8 milhões, os quais estimamos que estejam agora na nova contabilidade da X-Tudo.

Hardcuore moderniza marca do Leite de Rosas

Leite de Rosas
Acima, a marca antiga, e abaixo, a nova, criada pela Hardcuore.
A agência carioca de design Hardcuore, dos criativos Breno Pineschi e Rafael "Rato" Cazes, foi a responsável pela modernização da marca da Leite de Rosas, que já estava sendo usada há 38 anos. A iniciativa é parte do reposicionamento da Leite de Rosas, que o mercado também tem acompanhado com as campanhas publicitárias, com o tema "Pense Rosa", assinadas pela agência 11:21.
O objetivo da Hardcuore, explicam seus criativos, foi dar mais leveza e suavidade para a marca, sem agredir os seus fiéis consumidores.
A Leite de Rosas existe desde 1919, quando o seringalista Francisco Olympio de Oliveira produziu pela primeira vez a loção branca perfumada em sua própria casa, no Bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio. Vindo do Amazonas, ele trouxe uma fórmula à base de álcool e cânfora, desenvolvida com ajuda de um amigo farmacêutico, e produziu ele mesmo, juntamente com sua esposa, as primeiras unidades do Leite de Rosas. A empresa é até hoje familiar, comandada por netos e bisnetos do fundador.

Rio Galeão ganha nova marca e gera polêmica

Galeão, da Ana Couto Branding; marca Brasil, da Embratur, por Kiko Farkas, da Máquina Estúdio
Acima, a nova marca do Galeão. Ao centro, a marca Brasil, da Embratur. E em baixo, as formas de Burle Marx.
A nova marca do aeroporto do Galeão, criada pelo estúdio de design Ana Couto Branding, mal foi lançado esta semana é já criou polêmica. A coluna do jornalista Ancelmo Góis comentou que ela lembraria a marca Brasil, utilizada pela Embratur e criada pelo designer Kiko Farkas, da Máquina Estúdio.
Em conversa com a Janela, Ana Couto admitiu que existe uma similaridade óbvia com o perfil de cores, mas negou que ela tivesse sido proposital. "Toda marca sempre terá um campo associativo com alguma coisa que já se viu", ela lembra, defendendo que as propostas das duas são completamente diferentes.
- A marca Brasil é somente orgânica, enquanto a nossa tem vários conceitos por trás que permitem inúmeras leituras: estão lá as ondas sonoras do ritmo carioca, estão as montanhas, o horizonte amplo do Rio de Janeiro e, para vincular ainda mais com o aeroporto, tem o avião no lugar do til de Galeão, ela explica.
Lançada em 2008 a partir de um concurso, a marca da Embratur usava como referência a comunicação visual de Burle Marx, trazendo como filosofia itens como alegria, sinuosidade/curva (da natureza, do caráter do povo) e encontro de culturas e raças, entre outras imagens.
A influência para a criação da marca do Galeão, como detalha Ana Couto, veio do próprio trabalho de Tom Jobim, o músico que dá nome ao aeroporto. A música gerou as ondas sonoras e rítmicas que caracterizam a imagem desenvolvida pelo escritório para simbolizar a nova administração do Galeão, agora não só nas mãos da Infraero como da Odebrecht TransPort e Changi Airports International.
Outra curiosidade do trabalho, conta a designer, é privilegiar o nome Galeão, em detrimento do Tom Jobim, que batiza oficialmente o aeroporto. Pesquisas apontaram que não só no Brasil como em todo o mundo o aeroporto continua sendo chamado por seu antigo nome. Assim, os destaques de texto na marca foram para a palavras Rio -- que continua sendo a principal porta de entrada do Brasil -- e Galeão, ficando a nomenclatura oficial de Aeroporto Internacional Tom Jobim apenas como adendo, podendo ou não ser utilizado nos materiais de comunicação.
Campanha é da WMcCann
O lançamento do novo Galeão começou a acontecer esta semana na mídia, em campanha criada por Marcelo Pires, Gabriela Alvarenga, Fabio Onofre e Leônidas Pires, da McCann Rio. Já utlizando a marca criada pela Ana Couto Branding, as peças mostram imagens da cidade com títulos que afirmam que "Um aeroporto nesta cidade também tem que ter encantos mil" e "Uma cidade tão linda de se ver do alto não pode decepcionar logo depois do pouso". A aprovação, pelo cliente, foi de Renata Pinheiro.

Santos deixa sociedade da am:pm

Marcelo Santos
A agência carioca am:pm agora tem apenas Marcos Borges como sócio. Depois da saída da Thony Gentil -- que está trabalhando na Artplan --, acaba de deixar a empresa criada em agosto de 2011 o seu sócio e diretor de criação e planejamento, Marcelo Santos. O publicitário conta para a Janela que, entre as possibilidades que está estudando, está a de abrir uma nova agência no Rio.
Santos, que é diretor de arte, tem 20 anos de mercado, com por agências como Gênesis, Agência3 e Percepttiva, onde foi diretor de criação nacional.
A am:pm, quando foi lançada, contabilizava como clientes Colégio Souza Lima e a produtora Silence, estimando um faturamento inicial em 2011 de R$ 5 milhões. Ela se posicionava como "am:pm. agência full service, comunicação full time".
Com a saída de Santos, Ana Costa assume a direção de criação da agência e Rômulo Pompeu entra como diretor de arte, vindo da Percepttiva. A agência atende as contas das construturas Tao e Zayd e do atelier Ballerina.

Gente Que Vai e Vem

Rodrigo Castro e Guilherme Cunha
Rodrigo Castro e Guilheme "Guiga" Cunha
NBS (Rio - RJ) - A agência contratou Rodrigo Castro como gerente de projetos e Guilherme "Guiga" Cunha como diretor de arte. Guiga tem dez anos de mercado, já trabalhou na DM9DDB e Agência 3, com prêmios como quatro Leões no Festival de Cannes.
Com nove anos de experiência, Rodrigo trabalhou na Biruta Ideias Mirabolantes e na Julio Bogoricin. (13/08/2014)

Felipe Cavalcante
Felipe Cavalcante
Capitão Musical (Rio - RJ) - Após sete anos fora do Brasil, Felipe Cavalcante está de volta ao país e é o novo produtor do estúdio Capitão Musical. Felipe é formado em Eletronic Music Production pela Point Blank, de Londres, e pela European Business School em Oestrich-Winkel, na Alemanha. Ainda na Inglaterra, participou de diversas Masterclasses", com nomes como Kevin Saunderson e Marc Kinchen. (13/08/2014)