Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/ABR/2015
Marcio Ehrlich

 

Governo do Rio pode ficar sem agências na próxima semana

Pezão: correndo o risco de ficar sem agências de publicidade.
Termina no próximo dia 15 de abril o contrato do Governo do Estado do Rio de Janeiro com as agências escolhidas na sua concorrência de 2010: Agnelo Pacheco, Artplan, Binder, DPZ, NovaSB e Prole.
E a oito dias do final deste contrato, o Governo Pezão ainda não soltou nenhum edital de licitação para a escolha de quem cuidará da comunicação do Estado do Rio nos próximos anos.
Segundo amigos da Janela, já há boatos, nos corredores do Palácio Guanabara, de que uma prorrogação de emergência estaria sendo publicada, ao menos para não deixar os órgãos do governo desassistidos nos próximos meses.
Complicação jurídica
De acordo com o Diretor Jurídico do Sinapro-RJ, João Luiz Faria Netto, todo contrato de prestação contínua, como o de publicidade, pode ser prorrogado pelo órgão público até 60 meses. Como a licitação anterior foi em 2010, em princípio o Governo não teria mais este recurso. Além disso, a comunicação da concorrência deveria ter acontecido 45 dias antes do término do contrato.
Fora estes aspectos jurídicos, a situação da publicidade do Governo fluminense é ainda mais complicada.
É do conhecimento do mercado que agências e fornecedores do Governo do Rio não recebem o que o lhes é devido há mais de 10 meses, a ponto de, inclusive, uma das produtoras de vídeo contratadas, a Carioca, ter sido obrigada a encerrar as suas atividades na área publicitária, com alguns de seus profissionais -- e trabalhos pendentes -- sendo absorvidos pela produtora Cinerama Brasilis, do Mario Nakamura.
Sendo assim, não há como não surgir a dúvida: como o Governo do Rio vai colocar em disputa uma nova verba, se ainda lhe falta capital para pagar os trabalhos da licitação anterior?
Faria Netto esclarece, porém, que, legalmente, são duas questões distintas. Para poder lançar uma nova concorrência, é preciso haver dotação orçamentária garantida, o que projeta apenas a situação futura.
Portanto, se Pezão conseguir aprovar com o Tribunal de Contas uma nova verba para usar em publicidade nos próximos anos, vai depender só de as agências também acreditarem nisso e se candidatarem à conta.
E as seis da última licitação que se mobilizem para correr atrás do prejuízo.

UP line faz ação para mostrar poder do Twitter

Artistas e jornalistas duelam para conseguir mais repercussão no Twitter.
Na última semana, a agência carioca UP line promoveu, na sede do Twitter, em São Paulo, a primeira Twitter Viewing Party da rede social no Brasil. Batizada de War Room, a ação reuniu nomes como a cantora Preta Gil, a ex-BBB Tessalia (ex-BBB) e o músico Lucas, da banda Fresno, para assistirem juntos a semi final do BBB15 e fazerem um live tweeting comentando o programa direto do evento. O objetivo era avaliar quem conquistava a maior popularidade entre os internautas que acompanhavam o programa pela hashtag #BBB15.
A ação aconteceu ao vivo, na presença de 50 pessoas, que junto com os desafiados assistiram ao penúltimo paredão do BBB15 em um telão, que também mostrava a contagem de tweets e ainda exibia memes com a hashtag principal do programa, entre uma série de outras informações de popularidade coletadas na rede social. A vencedora, como já era de se esperar, foi a polêmica filha de Gilberto Gil, que obteve mais de 10 mil tweets com a hashtag #teampreta, chegando aos trend topics do Twitter Brasil.
O objetivo do evento, conta o diretor da UP line, Rennê Nunes, foi mostrar o poder do Twitter durante os programas de TV, quando é possível interagir na rede em tempo real.

Governo do Rio vai prorrogar contrato com agências

Carlos Young Tolomei
Carlos Tolomei espera ter novas agências definidas ainda no primeiro semestre de 2015.
Pelo menos até a definição de uma nova concorrência, o governador Pezão continuará trabalhando com as seis agências selecionadas em 2010 quando ele ainda era o vice-governador de Sérgio Cabral: Agnelo Pacheco, Artplan, Binder, DPZ, NovaSB e Prole.
A informação, para a Janela, foi do subsecretário de Comunicação Social do Estado, Carlos Young Tolomei. Também advogado, Tolomei esclareceu que a prorrogação do contrato, até que uma nova escolha seja realizada, está respaldada pela lei, já que, por aspectos alheios à vontade do Governo, não foi possível ainda definir as novas prestadoras do serviço que sucederão àquelas seis, cujos contratos terminam no próximo dia 15 de abril.
De acordo com o subsecretário, sua equipe está trabalhando nesta concorrência desde setembro de 2014, um prazo que acreditaram ser suficiente dentro do cronograma para anunciar a nova licitação. O atraso, explicou, se deveu à mudança na legislação das concorrências oficiais de propaganda, que deixaram de ser regidas pela Lei 8.666/1993 e passaram a ser pela Lei nº 12.232/2010. Nas idas-e-vindas entre a Comunicação Social e a Procuradoria do Estado para ajustar o texto da última licitação às novas regras, o prazo acabou estourando.
Tolomei, mesmo admitindo que pretende ter tudo resolvido ainda neste primeiro semestre de 2015, não quis adiantar para a Janela qual será a verba licitada nem o número de agências com que o Governo Pezão vai trabalhar. "Isto só será decidido quando os termos da Licitação estiverem aprovados pela Procuradoria e pudermos definir a verba com o Tribunal de Contas", adiantou.
Acerto dos débitos
Outra preocupação para Tolomei será quitar o passivo do Governo com seus fornecedores de publicidade, um problema que -- ele fez questão de ressaltar -- não aconteceu apenas na área da Comunicação Social. O subsecretário antecipou para a Janela, porém, não pretende lançar nova campanha de comunicação, ou seja, comprometer novos valores, enquanto pelo menos não tiver nas mãos um plano concreto de como as dívidas anteriores serão quitadas com os credores.

Leonardo Konjedic leva o Young Lions 2015 pelo Rio de Janeiro

Leonardo Konjedic venceu a etapa carioca do Young Lions 2015.
EM PRIMEIRA MÃO - O redator Leonardo Konjedic foi o escolhido pelo júri do Young Lions para representar o Rio de Janeiro no time de novos criativos que irá a Cannes este ano -- com a inscrição paga -- para participar do festival que se realiza no balneário francês em junho próximo.
Entre todos os selecionados do Rio, Paraná, Porto Alegre e São Paulo será escolhida a dupla que representará o Brasil no concurso promovido pela organização do festival.
Konjedic -- que em 2013 ficou com o 3º lugar do Prêmio Rogerio Steinberg do Colunistas Rio, como um dos mais premiados do concurso -- foi selecionado concorrendo com os seguintes finalistas: Guilherme Machado (Artplan), Gustavo Giorelli (WMcCann), Luiz Cesar Faria Junior (NBS) e Maicon Silveira (Africa Rio).
O júri da primeira fase, para seleção dos finalistas, foi formado pelos ex-youngs Álvaro Rodrigues (Africa Rio), André Galhardo (AG365), Ary Nogueira (NBS), Bruno Almeida (Ogilvy), Daniela Ribeiro (Publicis), Márcio Juniot (Leo Burnett Tailor Made) e Rodrigo Burdman (Grey NY). Na reunião presencial, para a escolha do vencedor, participaram Alvinho, André, Ary e Dani.
A etapa carioca é organizada pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ).

Sete agências querem promover o profissional de Educação Física

Comunicação do Confef valoriza o profissional registrado.
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, abriu esta sexta-feira, 10/04, a sua concorrência para escolher a agência que, com uma verba prevista de R$ 6 milhões, vai promover no país a prática de exercícios físicos que, especialmente, sejam orientados pelos profissionais registrados no órgão.
Entregaram documentos e propostas as agências Arcos, Brick, Dimmer, Fazenda, Max, PopCorn e X-Tudo. A vencedora cuidará apenas da publicidade, já que o edital ressalva que o objeto do contrato não abrange promoção, patrocínio, eventos ou assessoria de imprensa.
O Edital de Licitação, publicado em janeiro de 2015, havia previsto a entrega para 19 de março, mas as inevitáveis alterações e questionamentos acabaram por adiar o prazo. De qualquer forma, em tempos de tantas acusações de corrupção pelo país, o edital deixa claro que lá não vai ter disso. Vejam só o que diz o seu item 19.1.7:
• Qualquer tentativa de uma proponente influenciar a Comissão Especial de Licitação no processo de julgamento das Propostas resultará na sua desclassificação.

Lava-Jato chega à publicidade com prisão de Ricardo Hoffmann

Ricardo Hoffmann, ex-VP da Borghi/Lowe, ligado ao PT do Paraná
O ex-vice-presidente da agência Borghi/Lowe em Brasília, Ricardo Hoffmann, foi preso esta sexta-feira, 10/04, na nova fase da Operação Lava-Jato, acusado de desviar dinheiro da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Saúde, contas atendidas pela agência, para empresas ligadas ao ex-deputado André Vargas, do PT do Paraná.
No despacho do juiz Sergio Moro, consta que Ricardo Hoffmann usou produtoras como Conspiração, E-Noise, Luis Portela (Atakk), Sagaz e Zulu Filmes para repassar parte do BV, sem que efetivamente trabalhos tenham sido realizados. Só em contratos desde 2011 com o Ministério da Saúde, a Borghi/Lowe já teria recebido R$ 112,5 milhões, avaliam analistas do mercado de Brasília.
A notícia da prisão agitou profundamente o mercado brasiliense de publicidade. Amigos da Janela com circulação na capital federal garantem que o envolvimento da agência Borghi/Lowe, que também atende a conta da Petrobras, seria apenas a ponta do iceberg e que outras agências ligadas a clientes do governo federal também já estariam sendo investigadas. E, como sempre que isto acontece, surgem afirmações que espalham lama para todo o mercado, atingindo a imagem inclusive de quem não tem nenhum envolvimento com política.
Uma das questões polêmicas do escândalo -- porque estaria oficializando publicamente a sempre negada existência do BV das produtoras -- é a declaração do delegado da Polícia Federal, Igor Romário de Paula, ao jornal O Globo, de que seria "praxe do mercado a devolução dos 10% de bônus para a empresa que fez as subcontratações".
A Borghi/Lowe está no Governo Federal com a Petrobras Distribuidora, que divide com NBS, com a Caixa Econômica Federal, junto com Artplan, Heads e nova/sb, com o Ministério da Saúde, junto com Agnelo, Calia/Y2 e Propeg, e com o BNDES, dividido com Master e nova/sb.
Quem é Ricardo Hoffmann
Hoffmann havia trabalhado com José Borghi, presidente da Borghi/Lowe, na DM9 e na Newcomm. Gaúcho que se firmou profissionalmente no Paraná -- mesmo estado de André Vargas --, ele estava em Brasília desde 1994, sempre atendendo contas federais.
Em 2012, a revista Propaganda (leia aqui) publicou um perfil da agência, creditando a Hoffmann a transformação da Borghi/Lowe na "segunda maior agência do Brasil". Hoffmann recebeu os méritos por conquistar tantas contas em Brasília. Dizia a matéria:
Nesses 30 anos de vida profissional, Hoffmann diz que esta foi a sua experiência mais marcante. "Não apenas pelos resultados, mas pela oportunidade de ver nascer uma história do zero, de participar de um projeto desde o início”, conta ele. Não é difícil imaginar o salto da filial nesses poucos mais de cinco anos: de apenas um para quase 50 funcionários; de nenhum cliente para três, e dos mais importantes – Caixa, Apex e Ministério da Saúde; de um modesto conjunto de duas salas, para mais de 500 m2 de um imponente espaço duplex.".
A Borghi/Lowe afirma que Hoffmann está afastado da operação desde o final de 2014, quando o executivo André Gomes, que também comanda a Borghi/Lowe Rio, foi promovido a VP cuidando das operações nas duas cidades.

Gente Que Vai e Vem

Dream Factory (Rio - RJ) - A empresa de live marketing contratou Rafael Plastina como diretor de Inteligência Estratégica da join venture Dream Factory/Relevance que, desde 2012, desenvolve trabalhos de pesquisa de imagem, territórios de comunicação e patrocínio e análise de ROI de comunicação para clientes. Plastina foi Sócio Diretor da Score Sport Business e da Sport Track Inteligência, com passagem pela Nielsen, como diretor da divisão de esportes, e pela Informídia, como diretor de marketing, comercial e desenvolvimento.
E no final de 2014 a agência contratou a jornalista Eliana Santa Rita como diretora de Produção, ela que está há mais de 25 anos na área de promo, tendo sido diretora do núcleo Copa do Mundo - Coca-Cola e FIFA, pela agência BENZA, entre trabalhos anteriores. (07/04/2015)