Janela Publicitária    
 
 
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Bl3nd LuchaLibre X-Tudo
A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2015, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da 11:21, Bl3nd, Lucha Libre, PressCell e X-Tudo.
 

Carioca bota portifólio no Tinder para paquerar agências européias

Guy Bricio
Guy Bricio atrás de um relacionamento sério em Cannes.
O diretor de arte Guy Bricio, ex-Ogilvy Rio, resolveu usar uma ferramenta inesperada para divulgar sua pasta durante o festival de Cannes: o aplicativo de paquera virtual Tinder.

Guy, que acabou de chegar à Europa para tentar carreira no velho continente, foi ao festival para fazer network. Como percebeu que muitos publicitários estavam usando o Tinder para conhecer gente nova, não deve dúvidas: postou seus trabalhos na plataforma, com a chamada "Brazilian Art Director looking for a hot agency to match".

"Sempre que estou próximo ao Palais do festival, abro o Tinder e seleciono o raio de 1km" explicou Guy. "Assim, acabo mostrando o meu trabalho só pro meu público alvo: publicitários e principalmente diretores de criação".

Guy conta que já conseguiu mais de 100 matches em menos de uma hora. Agora resta saber se algum desses matches vai dar em casamento.


Sexo no tapete vermelho é o sucesso de Cannes

Ah, la France... l'Amour...
Pra mostrar que a estratégia de Guy Bricio procede, um dos sucessos nas redes sociais é a foto que o publicitário americano David Griner postou em seu Twitter com o flagrante de um casal, de madrugada, transando no tapete vermelho da entrada do Palais du Festival (original com comentários AQUI).

Centenas de retuítes e comentários fizeram ele explicar que não é montagem nem fake. A foto foi realmente feita de um apartamento que eles alugaram na frente do Palais (não é locação para qualquer um, vale lembrar!!).

Claro que ele não resistiu e clicou, com a genial visão publicitária de incluir na foto a placa que diz "veremos vocês pela manhã".

A pergunta que fica: teria o casal se conhecido pelo Tinder?


Pajunk fala dos premiados Ticket Books

Otto Pajunk
Otto Pajunk, um dos criativos mais premiados da África Rio
O criativo Otto Pajunk, da África Rio, está na ficha técnica de vários dos Leões que a agência conquistou em Cannes este ano. A Fenêtre pediu um parágrafo para ele sobre os prêmios que o trabalho "Ticket Books" conseguiu. Aí vai:

Muito orgulhoso pelos dois leões de prata do Ticket Books. Um projeto que levou meses (muitos meses) entre desenvolvimento da tecnologia, negociação e produção dos livrinhos, mas que, no fim, rendeu bons resultados. Agradecer à equipe toda, tanto no Rio quanto em São Paulo, que buscou sempre o melhor para esse projeto e parabenizar a L&PM e Via Quatro por apostarem na ideia e valorizarem a leitura. Graças a eles, nossos Ticket Books têm ainda mais histórias pra contar.


CREATIVE DATA LIONS

"Conhecendo Murilo", da Mood\TBWA, finalista no Creative Data.
Mais uma dessas categorias novas de Cannes, que nem todo mundo entende. O festival explica que foi criada para reconhecer campanhas que usam dados (coisa mais ampla, não?) como "catalizador da criatividade". E dizem mais: "Campanhas que mudem o jogo e demonstrem uma execução melhoradas pelo uso, interpretação, análise ou aplicação de dados".

Vamos ver então se, através desses trabalhos brasileiros no shortlist dá para entender o que isso aí significa.

"Meeting Murilo", da Mood\TBWA para Huggies
"Sky Tip", da Isobar para Sky


Taxista francês entra em greve

A guerra contra o Uber na França
O sindicato de taxistas da França programou para esta quinta-feira, 25, uma greve que talvez dure mais de um dia, em protesto contra o serviço de internet Uber. Pra piorar, foi previsto um bloqueio a taxis no Aeroporto de Nice, utilizado para quem vai para Cannes ou volta de lá. Por conta disso, a organização do festival avisou que haverá um sistema de ônibus saindo de hora em hora, das 06:30h às 17:30h desta quinta nas portas do Palais e do Hotel Martinez.

Pra quem já viu mais uma vez os pilotos da Air France aproveitarem a época do festival para também fazerem greve, a dos taxistas vai ser moleza de driblar.


Começam a aparecer as "coincidências" entre premiados em Cannes

Semelhança no trabalho está até no nome.
Está começando a ficar difícil para os publicitários de todo o mundo encontrarem comunidades com problemas para serem ajudadas no Festival de Cannes.

Tanto que a Ogilvy de Paris acaba de ganhar um Leão de Ouro em Cannes com o mesmo ideia com que, em 2010, a Leo Burnett de Lisboa havia ganho Leão de Prata: levar para uma maratona uma mulher africana que caminha 42 km para conseguir água.

A denúncia da semelhança apareceu hoje em um post indignado no mural do conceituado criativo carioca Sergio Lobo, diretor de criação da NBS. "Será que nenhum jurado viu que é exatamente igual?", perguntou ele que, em conversa posterior com este colunista, informou que um dos criativos envolvidos com o trabalho da Leo, em 2010, era o brasileiro Erick Rosa, que atualmente está na Lowe de Singapura.

Veja os cases:
The Marathon For Water (2010), da Leo Burnett Lisboa
The Marathon Water (2015), da Ogilvy Paris

A discussão acabou trazendo à tona outras semelhanças, como o Leão da agência Grey da Índia para a DHL que é exatamente igual a um anúncio criado pela brasileira AlmapBBDO para a Gollog.

A Fenêtre mostra aí estes trabalhos para análise de seus leitores.

E se coloca aberta a outras dicas de semelhanças que vocês encontrarem. Façam seus comentários na página da Janela no Facebook, em facebook.com/janelapublicitaria.

FILM LIONS - Brasil tem só quatro filmes no shortlist

No que sempre foi considerada a área mais importante do festival de Cannes -- o Film Lions -- o Brasil não está fazendo um papel dos mais bonitos. Dos 91 trabalhos que o país inscreveu, apenas quatro conseguiram chegar ao shortlist, metade do que conseguiu, por exemplo, a Argentina. E 28 vezes menos do que os Estados Unidos, que ficaram com 112 trabalhos na lista. O número, aliás, está caindo a cada ano. Em 2013 o país já tinha tido cinco no shortlist, contra nove de 2013.

Estes são os sobreviventes brasileiros do Film Lions:

"Distorted Fact", da AlmapBBDO para Veja
"100", da F/Nazca S&S para Leica Gallery
"Invisible Runners", da F/Nazca S&S para Mizuno
"Gymnastics", da Mullen Lowe Brasil para Ducoco Sport

Vejam os trabalhos:


Marcio Ehrlich não foi a Cannes mas ficou ligado e logado no Festival.