Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/JUL/2015
Marcio Ehrlich

 

África Zero confirma saída da complicada conta da Leader

A África Zero vinha trabalhando com atrizes, como Marina Ruy Barbosa e, no último Dia das Mães, com Giovanna Antonelli
A assessoria de imprensa da agência África Zero distribuiu comunicado esta terça, 30 de junho, oficializando o rompimento com a Leader Magazine, cliente conquistado há exatamente um ano, em junho de 2014.

O comunicado confirma as notícias que há mais de um mês já estavam correndo no mercado de que a Leader começara a convidar agências para uma nova concorrência. Exatamente no dia 25 de maio último, este colunista entrou em contato com o diretor da agência África Zero, Claudio Kalim, que garantiu que a informação não tinha fundamento e que a África já estava inclusive realizando novos trabalhos para o cliente.

Como no mercado publicitário rarissimamente as fumaças não são precedidas de fogo, aí está a agência contando que "Após um ano de parceria e muitas conquistas, a Africa Zero e a varejista Leader informam que decidiram, em comum acordo, não renovar o contrato."

Não será surpresa para a coluna, portanto, que nestes 35 dias desde que um amigo da Janela nos passou a informação da nova concorrência, outras agências já tenham se apresentado para a Leader e uma delas brevemente possa emitir o comunicado que passou a ser a responsável pela conta.

HISTÓRICO DE INCONSTÂNCIA

A Leader não é, historicamente, o anunciante mais fácil de lidar neste país. O magazine quase que muda de agência como muda de vitrine. Em junho de 2006, a Janela registrava que a Matos Grey, agência criada em São Paulo pelo publicitário Silvio Matos, vinha ser a nova agência da Leader Magazine. E comentávamos, textualmente: "um dos clientes mais inconstantes do mercado carioca".

Durante muitos anos a Leader teve sua house, a Promovenda, sediada em Niteói. Depois de fechar a Promovenda, a Leader foi para a V&S. Em 2003 deixou a V&S e voltou para a Promovenda, de onde saiu em maio de 2004, indo para a Giovanni, onde ficou até outubro de 2005, quando anunciou que estaria fechando de vez a sua house e se concentrando na Agência3. No ano seguinte, 2006, como comentei acima, já estava na paulista Matos Grey, onde ficou apenas até 2010. Voltou para uma agência do Rio, a Artplan, onde ficou três anos. E em 2014 pulou para a África Zero que, como os leitores já perceberam, deve estar longe de poder ser responsabilizada pela saída do cliente.

O conselho que em 2006 demos na Janela a Silvio Matos continua, portanto, valendo para a futura nova agência da Leader: melhor deixar sempre as suas barbas de molho!

ABP adia eleição para 16 de julho

Ainda sem que qualquer candidato tenha se apresentado oficialmente, vai acontecer dia 16 de julho próximo a eleição para a nova diretoria da Associação Brasileira de Propaganda (ABP). A entidade publica na imprensa, nesta segunda-feira, 6, o edital de convocação, data em que inicialmente estava prevista a eleição.

A ABP é presidida há duas gestões por Ronaldo Rangel, que até outubro de 2014 era o diretor geral do escritório carioca da DPZ.

No próprio dia 16, na sede da entidade, Rangel também vai apresentar a prestação de contas do que a entidade realizou nos últimos anos.

Diogo Mello troca publicidade por cerveja

Diogo Mello, agora cervejeiro
O criativo Diogo Mello, que participou, como diretor de criação, da grande batelada de Leões que a agência Africa Rio acaba de conquistar em Cannes, está realizando o sonho de muitos publicitários: mudar de atividade.

Ele deixa a agência e se junta de vez ao amigo de infância, Sandro Gomes (filho do Mussum), na Brassaria Ampolis, a cervejaria artesanal que criaram para homenagear o comediante com rótulos como a Biritis e a Cacildis.

A África Rio deve soltar comunicado oficializando a partida. E Diogo explica a decisão:

"A cervejaria começou como uma diversão, mas cresceu muito rápido, já estamos em mais de 2.000 pontos de venda em todo o país, então decidi dar mais atenção ao negócio, que vem me dando enorme prazer".

O presidente da África Rio, Álvaro Rodrigues, deve comunicar em breve o substituto de Diogo.

Gente Que Vai e Vem

André Oberg
André Öberg
Ogilvy (Rio - RJ) - André Öberg -- assim mesmo, com trema no Ö -- é o novo diretor de arte da agência. Formado pela ESPM e com oito anos de mercado, o criativo estava na Staff desde setembro de 2014, mas já passou pelas agências PS10, Percepttiva, Agência3, DPZ e Script. (01/07/2015)