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Janela Publicitária - Edição de 28/AGO/2015
Marcio Ehrlich

 

UP Line abre as portas para a produção de eventos na América Latina

Marcella Mugnanini
Marcella Mugnaini, levando a UP Line para a América Latina
A partir da oportunidade de precisar produzir um evento para seu cliente Linkedin em Buenos Aires, a agência de promo UP Line decidiu apostar no filão internacional para ampliar a sua área de negócios. Em conversa com a Janela, sua diretora Marcella Mugnaini revelou que a UP Line iniciou um processo de parcerias que já começaram a ser firmadas na Argentina, Chile, Colômbia e México, e permitirão, segundo ela, que a agência não apenas atenda a novas demandas dos seus clientes atuais como receba trabalhos dos parceiros daqueles países.

Atendendo a várias empresas da área de tecnologia, Marcella percebeu que elas costumam ter sua base latinoamericana no Brasil e escritórios nos demais países, muitos deles com demandas de eventos locais. Deixar o planejamento e a direção com o pessoal da própria UP Line e ter a produção com equipes daqueles países seria a forma ideal para atender às necessidades das multinacionais.

Tanto que a própria Linkedin já encomendou um novo evento à UP Line, que agora levará o seu expertise para a cidade do México.

Diferenças entre os mercados

A primeira experiência na Argentina não foi sem surpresas para Mugnaini. A começar pelos custos:

"Conseguimos fazer um evento para 120 pessoas, com ótima técnica – inclusive para a cenografia --, buffet e em hotel 5 estrelas por valores que seriam totalmente impossíveis no Rio ou São Paulo, nem mesmo em hotel 3 estrelas", assombrou-se a diretora da UP Line.

Por outro lado, a executiva deparou-se com realidades diferentes nas políticas argentinas de importação de materiais gráficos, em relação às brasileiras.

"Como não podíamos levar peças gráficas prontas, para não sermos taxados na alfândega argentina, levamos referências de materiais de alta qualidade com que estamos acostumados a produzir no Brasil. Foi curioso ver que lá nem todos estão disponíveis. Assim, tivemos que nos adequar à nova realidade", admitiu Marcella.

A diretora da UP Line também notou que o mercado argentino segmenta mais as áreas de atuação das empresas de marketing que o brasileiro. Enquanto aqui estamos nos encaminhando para fornecer alternativas integradas aos clientes – com a mesma agência fornecendo a produção do evento e as soluções digitais de apoio à promoção – lá o cliente precisa contratar o serviço em fornecedores diferentes.

Além disso, também não chegou na Argentina a terminologia "live marketing" que a Ampro-Associação de Marketing Promocional está tentando implantar no Brasil em substituição ao próprio termo "marketing promocional". As agências da área se identificam mesmo como trabalhando com promo.

Serpa e Madeira deixam AlmapBBDO depois de 22 anos

Marcello Serpa e AlmapBBDO
Marcello Serpa aponta a placa de saída em foto publicada em seu Twitter, esta quinta-feira, 27/08, com o texto: "É hoje"
A grande bomba desta quinta-feira, 27 de agosto, no mercado publicitário brasileiro, foi a notícia da saída de Marcello Serpa e José Luis Madeira da sociedade na AlmapBBDO depois de 22 anos. O comando da agência passa a ser exercido por Luiz Sanches (CCO), Cintia Gonçalves (CSO) e Rodrigo Andrade (COO).

A imprensa especializada foi pega de surpresa com a informação distribuída por comunicados oficiais e, neste primeiro momento, ninguém conseguiu publicar sequer especulações sobre os motivos que teriam levado à saída da dupla que foi responsável por incontáveis sucessos para a AlmapBBDO, como o de chegar a ser por três vezes a Agência do Ano (como a mais premiada) no festival de Cannes e ser a mais premiada de concursos nacionais, como o Prêmio Colunistas. Os comunicados oficiais, aliás, não ajudaram a revelar o mistério, trazendo o que sempre acontece nessas horas: elogios a quem foi e a quem fica. Por isso nem vamos publicar aqui.

Nas redes sociais, foi inevitável a relação da notícia com outras separações recém ocorridas, como a de Celso Loducca da agência que leva o seu próprio nome, a de Carlos Domingos do cargo de CEO da McGarryBowen e a de Eduardo Lima da direção geral de criação da F/Nazca S&S, depois de 21 anos.

As perguntas não foram poucas. O que estaria havendo com os publicitários tops do mercado? Como todo profissional sabe que a atividade não dá mais o mesmo prazer de anos atrás, teriam eles cansado de enfrentar clientes cada vez mais medrosos e despreparados? Ou não aceitaram cortes de salário no momento da pior crise já enfrentada na economia e na política brasileira dos últimos 50 anos?

Possibilidades

Apesar de que Serpa e Madeira devam ter um pé de meia que os permita esperar o longo tempo que se prevê que o país volte à normalidade, é pouco provável que publicitários ativos e relativamente jovens como eles se contentem em passar os próximos meses surfando -- hobby de Marcello -- ou quem sabe pescando no Pantanal. Por outro lado, em rescisões similares, para verem resguardados os seus direitos, publicitários do alto escalão comprometem-se a passar um tempo sem concorrer com a empresa que deixaram. Portanto, se ambos aparecerem investindo em alguma produtora ou empresa de marketing digital, estará explicado.

Quanto à AlmapBBDO, a responsabilidade de manter o alto nível criativo é grande, mas longe de ser difícil. Sanches já provou a sua competência como criativo e como comandante da criação. E a equipe da agência tem alguns dos mais brilhantes profissionais do país, como Rynaldo Gondim, Pernil e Bruno Prósperi. Só não vão continuar produzindo como antes se os clientes não deixarem.

ATUALIZAÇÃO: Mais tarde, no mesmo dia, Marcello Serpa postou um longo texto em seu Facebook, explicando que não quer "ser obrigado a correr freneticamente sem mais me lembrar o motivo". Muito menos "dar mole para o Demo", referindo-se à tentação de um conto de Tolstói. Isso porque, em suas palavras:
- Corri, andei e marquei meu território nesses 34 anos de propaganda e 22 de Almap. Cheguei onde minha imaginação de garoto nunca alcançou. É hora de voltar.
Tudo bem. Mas a Janela ainda se questiona: o que, exatamente, fez o criativo se dar conta disso justamente agora? Essa resposta ainda não foi dada.
Leia no mural de Marcello Serpa.

X-Tudo tem novo comercial para promover o Flamengo

Novo filme fala do envolvimento emocional do flamenguista com seu time.
Está entrando no ar esta semana o novo comercial criado pela agência X-Tudo para o programa Sócio-Torcedor do Clube de Regatas do Flamengo, com produção da Ciranda Filmes.

Na nova peça -- a terceira desde que a agência do flamenguista doente Marcelo Gorodicht começou a criar para o clube --, a X-Tudo propõe que, se o Flamengo mexe com você, mexa com o Flamengo. O roteiro narra o vínculo emocional do torcedor flamenguista com o clube, que vai muito além do momento da partida, ou seja, desde quando acorda até no trabalho.

Apesar de produzido em um esforço colaborativo, o filme passa como superprodução, com quase 10 locações por onde transita o torcedor personagem e que, aliás, é representado por Bruno Mibielli, realmente flamenguista, e filho do também torcedor Sergio Cardoso, diretor da produtora Ciranda.

O novo comercial começa a ser veiculado em versão de 30" no domingo, durante as transmissões dos jogos de futebol. A versão de 45", lançada nas redes sociais, em 24 horas alcançou 256 mil visualizações, com mais de 3.200 compartilhamentos.

Ficha técnica:

Título: “Flamengo Inexplicável”
Diretor de Criação: Alexandre Borges
Criação: Alexandre Borges e Erik Machado
Atendimento: Marcelo Gorodicht
Diretor: Bruno Duarte
Produtora: Ciranda Filmes
Produtora de Áudio: Studio Beat
Aprovação: Gustavo Oliveira , Bruno Spindel, Arthur Mullemberg e Andre Monnerat

Fiore assina nova campanha do Leite de Magnésia Phillips

Fiore para Leite de Magnesia de Phillips
Uma pimenta em forma de estômago representa a azia em uma das peças da Fiore para o Leite de Magnésia de Phillips
O tradicionalíssimo Leite de Magnésia de Phillips está voltando ao ar com uma campanha lançada pela agência carioca Fiore, buscando falar com os jovens e destacando suas indicações contra azia, má digestão e intestino preguiçoso.

A comunicação terá material de ponto de venda e anúncios de revistas, cujas ilustrações também estão sendo utilizadas, sob a forma de animação, em comerciais de televisão.

Veja o filme no link: youtu.be/ZLNQSojTiEA

O Leite de Magnésia de Phillips existe desde 1873, criado pelo farmacêutico inglês (radicado nos Estados Unidos) Charles Henry Phillips. No Brasil, ele é produzido pelo laboratório GlaxoSmithKline e comercializado pela sulafricana Aspen Pharma, cliente da Fiore.

Ficha técnica:

Cliente: Aspen Pharma
Criação: Marcel Rossi e Jota
Direção de criação: Kiko Fiore
Atendimento: Anne Pereira
Produção gráfica: Charles Macedo
Produtora: Bodhgaya Films
Aprovação: Gabriela Rica

Go2web leva experiência interativa ao aplicativo da ArtRio

Um exemplo de programação cultural que o aplicativo vai mostrar
Os visitantes da feira ArtRio que instalarem o aplicativo do evento -- e habilitarem o sinal do bluetooth -- vão ter este ano uma experiência adicional: em seis áreas da feira de arte eles serão avisados do que poderão encontrar de interessante no local. Esta tecnologia do marketing de proximidade, batizada de "Blutip" por Marco Aurélio Freitas, da desenvolvedora Go2web, busca ampliar a comunicação entre organizadores de eventos e seus visitantes.

Em conversa com a Janela, Freitas revelou ter percebido um interesse cada vez maior do setor promocional em melhorar a interatividade com seus públicos. Tanto que a Go2web vai começar a promover para as empresas de evento esta sua plataforma, que permitirá transmitir informações que até então exigiriam a impressão de folhetos, como o mapa do local e sua programação. Ele conta que, se o organizador do evento quiser, é possível inclusive permitir ao usuário marcar seu lugar em mesa de jantar e ser avisado pelo celular, em tempo real, da proximidade de palestras do seu interesse.

No caso da ArtRio, o uso da informática permitirá consultas até então impossíveis, como o usuário buscar o nome de algum artista e saber em que galerias do evento ele está exposto.

O aplicativo do ArtRio já está disponível para iOS 9 e Android, através da página do evento, em artrio.art.br. A feira acontece de 9 a 13 de setembro, nos armazéns da Praça Mauá.

Diretores da 11:21 garantem que não deixam a agência

11:21: Gustavo Bastos e José Guilherme Vereza...
Anúncio da 11:21 aproveita o momento do mercado publicitário brasileiro
A agência 11:21 vai pegar carona no bochincho que rola no mercado publicitário brasileiro por conta da série aparentemente infindável de diretores de agências de publicidade que recentementeresolveram dar um tempo na atividade, como Carlos Domingos, Edu Lima, Celso Loducca e, esta semana, Marcello Serpa e José Luiz Madeira.

Fãs confessos do humor na publicidade e dos anúncios de oportunidade, Gustavo Bastos e José Guilherme Vereza anunciam na próxima edição do jornal propmar que "não largam o osso" e continuam no mesmo endereço para "o que mais vier".

Gente Que Vai e Vem

Felipe Gomes
Felipe Gomes
FCB Brasil (Rio - RJ) - O diretor de arte Felipe Gomes foi promovido a diretor de criação, ao lado do seu dupla na agência e também diretor de criação Daniel "Japa" Brito.
Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade, Gomes iniciou sua carreira em 1997, como assistente de arte na Duda Propaganda. Depois de um tempo em São Paulo, onde passou pela própria Duda e pela DM9DDB, voltou ao Rio e, em 2005, foi contratado pela Giovanni DraftFCB, hoje FCB Brasil, onde permanece até hoje.
Ele tem peças finalistas e premiadas em diversos concursos nacionais e internacionais, como Cannes Lions, El Ojo e outros. (27/08/2015)