Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Propaganda - Edição de 15/DEZ/1986
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da coluna "Propaganda" foi publicada originalmente no jornal Última Hora.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Saúde fica com três agências

Mais uma concorrência de governo definida em Brasília. Foi a do Ministério da Saúde, que escolheu esta semana as agências Denison, Escala e Módulo para cuidarem de sua publicidade a partir de 1987.
Desta concorrência haviam participado 24 agências, sendo que duas foram eliminadas logo na primeira fase, por equívocos na documentação (processo de seleção, aliás, que já estava em tempo de ser modificado).
Agora, além da concorrência do GDF (veja matéria nesta coluna), fica faltando solução apenas para a licitação do DNER, indefinida desde que 13 das 16 agências desclassificadas por divergências na fase de documentação (olha aí de novo) entraram com recursos. O último boato era que o ministro dos Transportes, sensibilizado com as solicitações das agências, suspenderia a tal concorrência para dar início a outra. Até agora, porém, nada de novo no front.

ADVB-Rio elege nova diretoria

Será eleita hoje, em Assembleia Geral que inicia às 13 horas, a nova diretoria da ADVB-RJ, a associação que reúne no Rio os profissionais ligados à área de marketing e vendas.
Esta diretoria sucederá a presidida por Lywall Salles (do Banco Chase), que foi responsável pela instalação da entidade no Rio, em substituição à tradicional ABM-Associação Brasileira de Marketing, nome que agora é utilizado pela entidade nacional que reúne todas as ADVBs do País.
A nova diretoria - praticamente eleita, já que a chapa é única - é presidida por José Eduardo Guinle, do Copacabana Palace Hotel, e tem José Roberto Marinho (Sistema Globo de Rádio), como 1º vice-presidente, Décio Clemente (Citibank), como 2º vice, Marcio Ehrlich (VS Escala) como 3º vice e Wilson Ribeiro (Casa Nem Mais um Passo), como vice-presidente administrativo financeiro.
Ainda integram a chapa, como diretores, John Jagger (Standard), Flávio Behring (Viva Promoções), Marcio Kaiser (IBM), Rodolpho Meyer Jr. (Giovanni), Roberto Dultra e Sérgio Carvalho. No Conselho Superior, presidido por Rui Schneider (Montrealbank), estão Arnaldo Niskier na vice­presidência e, como membros, Paulo Manoel Protásio, Lywall Salles Filho, Sérgio do Rego Monteiro, Lula Vieira, Homero Icaza Sanches, José Zetune, Jomar Pereira da Silva e Marcos Felipe Magalhães.

Consumo no verão é tema de debates

Pode parecer inacreditável, mas há indústrias que no verão reduzem a sua veiculação publicitária alegando que, no período de férias, as pessoas consomem menos.
Para questionar este mito a seção carioca da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda vai promover dois debates pela Rádio JB nos próximos dias 16 e 17, às 13 horas, entre diretores de agências e de anunciantes e o público. O título dos debates é "Verão, Consumo e Plano Cruzado". Dia 16, os convidados são Jomar Pereira da Silva, presidente da ABAP-Rio, e Elysio Pires, diretor de agência da MPM. E dia 17 a vez é dos anunciantes. Falarão Marcos Felipe Magalhães, presidente da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes; Carlos Alberto Rabaça, da Ipiranga; e Cláudio Cohen, do Ponto Frio.

GDF deixa só 19 na sua disputa

Das 22 agências que entregaram documentos para disputar a concorrência pelas contas publicitárias do Governo do Distrito Federal, três tiveram que sair do páreo, por problemas nos documentos apresentados: a Escala, que disputava o Grupo "D", a R & C, que estava no Grupo "E" e a Inácio Carneiro, do Grupo "F". A agência mineira ASA foi a única das que, tendo também sofrido problemas de documentação, conseguiu ver o seu recurso aprovado pela Comissão de Licitação do GDF, e poderá continuar a disputa do Grupo "E".
Acredita-se que até a próxima semana o Governo do Distrito Federal divulgue os nomes das vencedoras dos 7 grupos de contas que entraram em licitação, entre as 19 que tiveram condições de ver as suas propostas analisadas.

Marcos Felipe deixa Coca pela Coca

O furacão Marcos Felipe Magalhães, presidente da ABA ­ Associação Brasileira de Anunciantes- (vejam que ele aparece hoje 3 vezes na coluna!), está deixando a diretoria de marketing da Coca-Cola Indústrias, no Rio, para se tornar empresário em Goiás. Ele vai ser sócio de uma engarrafadora de Coca­Cola em Goiânia, juntamente com o grupo de supermercados Alô Brasil.
Jorge Giganti, presidente da Coca no Brasil, ainda não definiu quem será o próximo diretor de marketing da empresa, mas Marcos Felipe não deixará a presidência da ABA. A entidade apenas substituirá o seu registro como representante da Coca para o Grupo Alô Brasil.

Marketing Mix

Edeson Coelho está deixando a vida publicitária em agências, depois de longos anos demonstrando a sua competência e seu folclórico humor incontrolável. A despedida formal de Edeson será hoje na festa da ABP, no Asa Branca, quando ele receberá a homenagem da classe. ••• Cristina Carvalho Pinto, uma das mais conceituadas criadoras paulistas, e que havia deixado a direção nacional de criação da CBBA/Propeg por divergências com a diretoria da agência, assumiu a direção nacional de criação da Norton Publicidade. ••• José Zaragoza, o "Z" da DPZ, está expondo na II Bienal de Artes Visuais de Havana, Cuba, com parte de sua exposição Não Matarás. ••• John A. Scarrit foi promovido de gerente de marketing a diretor de gerência de produtos na R.J.Reynolds Tabacos. ••• A W/GGK conquistou a conta da Valisére, agora que a Rosset a comprou da Rhodia. A Valisére estava com a GTM&C. ••• Maria Ligia Mazziotti deixou a Supervisão de RTVC da Almap­SP para ser coordenadora geral de projetos da Central Fathom Produções. ••• Correspondências para esta coluna: Rua Visconde Silva, 156 cob 701, CEP 22271, Rio-RJ ••• Duas agências cariocas procuram profissionais de atendimento: um supervisor de conta e um contato. Quem quiser mais informações, me ligue no 286-5502. ••• Vocês lembram daquela campanha que o ministro Funaro solicitou às agências MPM, Norton, Salles, Almap, Denison e DPZ, para incentivar a poupança? Que fim será que levou? ••• O SBT montou uma nova estrutura de marketing. Antônio de Pádua Prado (ex-Denison, Standard, Young e Johnson & Johnson) assumiu a direção nacional de marketing da emissora e Célia Fiasco (ex-Lintas, TV Verdes Mares e Young) a gerência de mídia. A Superintendência comercial continua com Rubens Carvalho. ••• Luiz Fernando Furquim, diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar e vice-presidente do Conar­Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, assume interinamente a presidência deste órgão até janeiro, já que Petrônio Correa, o "P" da MPM, pediu licença por dois meses. ••• Troca-Troca: o redator Liber Mateucci está de volta de São Paulo, para a criação da Thompson-Rio. Agências, aliás, para onde também retorna Antonino Brandão, no atendimento, para o grupo da conta da Esso. Retornos na moda, também volta à casa anterior, no caso a DPZ, a profissional de atendimento Marion Green. ••• A ABP promove hoje, no Asa Branca, a sua festa de homenagem aos Destaques do Ano da Publicidade Carioca.