Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Propaganda - Edição de 12/JAN/1987
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da coluna "Propaganda" foi publicada originalmente no jornal Última Hora.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Souza Cruz escolhe Salles para Free

A Salles/Inter­Americana foi a agência vencedora da concorrência que a Souza Cruz promoveu pela conta dos cigarros Free, que estava com a Standard. Todo o planejamento da apresentação da Salles foi feito pela matriz da agência em São Paulo, mas o atendimento da conta será através do Rio, já que aqui fica a sede da Souza Cruz.
Aliás, ter um escritório no Rio era uma das exigências da Souza Cruz na concorrência. Não foi por outra razão que, curiosamente, surgiu no Rio - obviamente não pelos publicitários das agências concorrentes - uma grande torcida para que a W/GGK fosse a vencedora da concorrência. Afinal, é forte a expectativa para que a agência de Washington Olivetto ingresse no mercado, aumentando o leque de trabalho e, naturalmente, a competitividade profissional.

Cartão substitui brindes de Natal

Já vai longe o tempo em que, à época de Natal e Ano Novo, as empresas brasileiras se esmeravam na criação de brindes originais para mandar as suas mensagens de festas.
A cada Natal, face às dificuldades financeiras do País - este ano agravadas pela escassez de diversas matérias-primas - mais temos visto o tradicional cartão de felicitações substituir a ideia inovadora.
A emoção continua, é claro, mas perde-se o brilho.
Entre as mensagens que chegaram até este colunista, vale destacar a da agência J. Walter Thompson: uma boneca de pano, muito simples, até. Só que acompanhada de um tocante bilhete impresso, que propunha a quem recebesse a boneca que ajudasse a alegrar o Natal de uma criança pobre, dando-a para a primeira que encontrasse na rua.
Apesar de não ser novidade, merece elogios a iniciativa da MPM de editar livros inéditos a cada ano. Desta Vez, a agência distribuiu 12 mil exemplares da edição "Monteiro Lobato Vivo", preparada por Cassiano Nunes e que contém várias cartas inéditas e dois contos inéditos deste grande escritor brasileiro.
Finalmente, mais dois destaques: o vinho "reconstituinte" da agência Provarejo, brincando com a Constituinte renovando o Brasil, e o cartão da agência Caio, com uma grande foto de uma bela vaca gorda e a mensagem de que 1987 seja "um ano de reencontros".
Vamos torcer para que até o final deste ano voltem as inspirações.

SGB agora tem criação assanhada

Toninho Lima, o novo diretor de criação da SGB Publicidade, escreveu para a coluna contando que a equipe de criação da agência foi renovada e está "pronta para uma virada como a que tive a honra de viver na J. Walter Thompson, liderada pelo húngaro doido Ivan Stoy".
Diz Toninho que "a turma está de farol alto, toda assanhada", o que é um clima ótimo para se trabalhar em criação. Na SGB, fazendo dupla com Toninho está o diretor de arte Marcos Guedes (ex­MPM), que também fica como supervisor de criação. João Renha e Álvaro Magalhães, que já eram da agência, continuam, "crescentes e excelentes", na opinião de Toninho. E começam este mês Jaime Kopke e Márcia Lana (ambos ex-Tandem), para formar outra dupla, e o diretor de arte Joseph Coe (ex-Thompson) para cuidar de Merchandising, em dupla com a jovem redatora Yeda Raja Gabaglia.

Abril lança seu prêmio de criação

A Editora Abril está lançando mais uma premiação para os publicitários. É o Prêmio Abril de Publicidade, para dar 300 mil aos profissionais responsáveis pela criação da melhor campanha veiculada em qualquer das revistas da editora durante 1986.
Diz a editora que a ideia é premiar quem "melhor soube utilizar a força e as características das revistas, valorizando-as como mídia". As inscrições vão até o final deste mês, e os resultados serão divulgados na 2ª quinzena de abril. O regulamento do Prêmio Abril de Publicidade pode ser conseguido nas sucursais da editora.

Marketing Mix

Será hoje, na Help, a tradicional e divertida festa da TV-S para o mercado publicitário e que, como sempre, terá uma votação. Desta vez, é a "anti­Constituinte", ou seja, quem são os políticos para os quais "não se votaria nem para síndico do prédio", segundo explicações do próprio convite-Davene (logo antigo)cédula. Será uma "Festa Desabafo­Político". ••• A Davene encomendou à produtora VT UM uma nova vinheta eletrônica para usar nos comerciais que serão veiculados durante as transmissões da Fórmula-I no Brasil. A criação está a cargo de Uajdi Moreira, diretor da VT UM que, através do escritório da produtora em New York, desenvolveu um trabalho em terceira dimensão, com recursos de "computer design". ••• Pouco a pouco vai crescendo o Festival de Hollywood, que na verdade chama-se International Broadcasting Awards, patrocinado pela Hollywood Radio and Television Society. Este ano, na 27ª versão, 40% das inscrições são de países que não os Estados Unidos. Entre eles, o Brasil que até hoje nunca obteve grandes resultados no festival. ••• Dia 26 de dezembro último, o Corujão da TV Globo parecia o Programa do Publicitário Doido. Começou que o locutor apresentou o Corujão como um patrocínio do uísque Passport e exibiu em seguida um comercial do concorrente Natu Nobilis. Não ficando por aí anunciou que o primeiro filme da noite seria "Rei dos Reis", ou seja, a vida de Cristo, num oferecimento de VCX, a maior produtora americana de vídeos eróticos. Adequação comercial é isso aí... ••• Vocês já devem ter assistido ao comercial dos amortecedores Monroe, em que aparece uma comparação com a inesquecível Marylin Monroe. É um excelente comercial, um dos últimos que Washington Olivetto fez na DPZ. Só que na versão que está no ar, foi feita uma mudança da original. Nesta, a locução final dizia: "Monroe, uma segurança para a sua família. Marylin, um perigo para a sua família". Esta última fala foi reduzida simplesmente para um incompreensível "Marylin, Marylin..." • • • Correspondências para a coluna: Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22.271, Rio-RJ. ••• A Hill and Knowlton retomou a sua antiga liderança no mercado internacional de relações públicas, após incorporar, ano passado, a Gray & Co., e a Carl Boyer. Agora a H&K tem 57 escritórios em todo o mundo, com 1.800 profissionais. ••• Os mídias de São Paulo também já tem uma entidade. O Grupo de Mídia-SP entra em 1987 tendo Cláudio Venâncio, da Fischer, Justus, Young and Rubicam como presidente de Geraldo Leite, da Lintas, como vice.