Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Propaganda - Edição de 16/FEV/1987
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da coluna "Propaganda" foi publicada originalmente no jornal Última Hora.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Almap promove poupança com comerciais fellinianos

AlmapBBDO para ABECIP: Peneira
O comercial "Peneira".

A Almap conseguiu se superar na nova campanha publicitária criada para promover as Cadernetas de Poupança, patrocinada pelo seu cliente ABECIP - Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança, e que entrou no ar a partir de ontem à noite.
Visualmente, os comerciais estão riquíssimos, seguindo uma linha supra-realista e fellineana, onde os detalhes pertinentes são tantos que - apesar de o clima desejado ser transmitido imediatamente ao espectador - somente com mais de uma exibição se consegue captar a todos.
O cuidado visual, explica Eduardo Correa, diretor de arte da Almap e um dos criadores da campanha, foi a solução encontrada para compensar a simplicidade da mensagem, necessidade definida pela ABECIP para ampliar o atingimento da campanha ao público espectador, agora que a Caderneta de Poupança volta a se popularizar. Na verdade, os comerciais utilizam o filão dos ditos populares para alcançarem aquele objetivo. Os dois primeiros filmes, exibidos ontem, aproveitam as expressões "tapar o sol com a peneira" e "ficar a ver navios". Um próximo comercial - já produzido, inclusive -, usará o tema "macacos me mordam".
A criação da campanha é de Ronaldo Conde e Eduardo Correa e a produção dos comerciais da Globotec, com cenografia de Lia Renha, fotografia de Raul Pedreiras e direção de Carlos Manga. Segundo Eduardo Correa, a expectativa da agência é prosseguir com a campanha através da criação de novos comerciais baseados nas mais populares expressões brasileiras.

Colunistas homenagearão criadores

Mais uma vez este ano os organizadores do Prêmio Colunistas-Rio decidiram homenagear os criadores publicitários cariocas que mais se destacaram na premiação.
O processo será o mesmo de 1986. Terminado o julgamento, a Secretaria vai analisar as fichas técnicas de todo os trabalhos premiados e relacionar os respectivos redatores e diretores de arte.
A participação na criação de um Grande Prêmio (Anúncio do Ano, Comercial do Ano etc.) dará a cada criador 7 pontos. A conquista de uma Medalha de Ouro valerá 5 pontos, enquanto que uma Medalha de Prata valerá 3 pontos e uma de Bronze 2 pontos.
Somadas as pontuações, os três redatores e os três diretores de arte mais destacados ganharão o direito de receber, no dia da festa de entrega dos diplomas do Prêmio Colunistas, um diploma especial de reconhecimento. Além disto, seus nomes serão amplamente divulgados através da imprensa especializada.
Dessa maneira, os organizadores do Prêmio Colunistas-Rio acreditam estar prestando uma justa homenagem aos profissionais que efetivamente são a razão de ser de todas as premiações publicitárias e que, no caso do Colunistas-Rio, ainda vão ajudar a levar o brilho da nossa propaganda a nível nacional: o pessoal da Criação.

Nádia aceita desafio da Caio

Após 5 anos na Thompson­Rio, onde chegou a diretora de Planejamento, Nádia Rebouças está partindo para um novo desafio. A partir de março ela assume a Diretoria de Planejamento e Pesquisa da Caio Domingues Associados, uma das maiores agências cariocas. Paulista, Nádia está no Rio há 9 anos, tendo passado pela SGB e pela Universal & Grey. Considerada uma das mais completas profissionais de planejamento deste país, Nádia explica sua saída da Thompson como a necessidade de buscar novas oportunidades de desenvolver suas ideias a respeito da profissão, sem deixar o Rio de Janeiro, mercado que ela diz ter aprendido a amar e respeitar.

Marketing Mix

A Denison chegou na ponta no páreo extra que o Jóquei promoveu para a escolha de sua nova agência de publicidade. A primeira campanha, inclusive, já está entrando em produção. ••• Hoje, às 19 horas, na sede da Associação de Bancos do Estado do Rio de Janeiro, o diretor de Planejamento e Pesquisa de Marketing das Agências de Propaganda, (N.R.: a matéria saiu truncada na edição impressa) com exibição em telão da pesquisa "Vídeo Brasil", trabalho realizado pela MPM procurando identificar e conhecer o telespectador brasileiro e seu comportamento e perspectivas em relação à televisão. A palestra é promovida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado e terá entrada franca. A Associação dos Bancos fica na Rua do Ouvidor, 5O/6º andar. ••• Depois de 15 anos fazendo amigos e ganhando respeito profissional na Rede Globo e no mercado publicitário carioca, Octávio Villarde está deixando a Direção de Mercado da emissora a partir de março. ••• Chico Abreia é o novo Assessor para Produções de Mídia Eletrônica da MPM Propaganda no Rio. Abreia, que estava montando sua própria produtora, foi à MPM pedir filme e o esperto Fabinho Siqueira, diretor de criação da agência, segurou o moço com a chamada "proposta irrecusável". Mas Abreia jura que ainda não desistiu da produtora. ••• Viviano Caldas está comemorando a primeira conquista da CBBA/Propeg-Rio sob sua direção: a conta do Mate Leão, aquele que já vem queimado. ••• A SGB promoveu Cesar Blotta a Diretor de Planejamento e Atendimento e Nelson Sirotsky a Diretor de Desenvolvimento da agência. ••• Vicente Ambrósio e Mario Collado são os novos gerentes de Produto da Reynolds, Falando em RJR, Roberto Raupp deixou a empresa para montar sua própria assessoria de marketing. ••• A Cláudio Carvalho Criação & Comunicação é a mais nova associada da ABAP ­ Associação Brasileira de Agências de Propaganda. Com 5 anos de existência, a Cláudio Carvalho atende, entre outros, à Faet, à Editora Globo, à Colortel, ao Bonzão Construção e ao Banco Holandês Unido. ••• A Divisão de Plásticos da Vulcan selecionou suas próprias agências: a Diler, do Rio, e a Abakerli & Amaral, de São Paulo. ••• Correspondência para a coluna: Rua Visconde Silva, 156 Cob. 701, CEP 22271, Rio-RJ. ••• Americano leva realmente a sério as suas associações de classe. Na IAA ­ International Advertising Association, a entidade que reúne anunciantes, veículos e agências de propaganda de 74 países, a nova diretora-executiva é Mary Covington, nada menos que uma ex­vice-presidente da Philip Morris International. ••• O SBT, rede de TV do Silvio Santos, teve um crescimento real de 27% em seu faturamento em 1986, principalmente por ter aumentado de 21 para 40 o número de afiliadas da rede. ••• A Glauco Fassheber Publicidade está abrindo escritório em Juiz de Fora para atender aos clientes da região. E a agência contratou Afonso Aragão para Supervisor de Atendimento e Pedro Caldas como chefe do Departamento de Marketing. ••• Pedro Pablo Lazarini assinou contrato para realizar direção de fotografia da DVT durante os próximos três meses.