- Publicidade (Brasil)
- Mkt.Promocional (Brasil)
- Design (Brasil)
- Web Design / Net
- Mkt.Direto (Brasil)
  - Agências de Modelos
- Assessorias de Imprensa
- Bancos de Imagens etc.
- Consultorias
- Gráficas
- Gráficas Digitais
- Institutos de Pesquisa
- Materiais Promocionais
- Produtoras e Estúdios
- Outros Serviços
  - Veículos (Brasil)
- Veículos (Mundo)
- Publicações do Trade
  - Redação
- Dir.Arte e Design
- Ilustração
- Fotografia
- Web
- Outros Serviços
  - Bibliografia
- Blogs
- Calendário Promocional
- Entidades (Brasil)
- Entidades (Mundo)
- Escolas
- Leis e Textos
- Premiações
- Variedades
 
- Auto-Retrato (M.E.)
 
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
 
Marcio Ehrlich é carioca e canceriano com ascendente em Gemeos e Lua em Peixes.  
 

detalhes do post: Por que publicitário carioca não retorna ligação?

24.09.08

Por que publicitário carioca não retorna ligação?

Tá bem, nem todos. Mas boa parte. Será problema das secretárias? Em São Paulo, eu deixo recado para o Roberto Duailibi, um dos monstros da propaganda brasileira, e ele retorna a ligação. Ligo para o Eugênio Mohallen, monstro da nova geração, ele retorna. O Mauro Salles, outro monstro, se orgulhava de dizer que jamais deixava de atender quem quer que fosse.
Aqui, as reuniões nunca findam.
E antes que você, leitor sacana, pense em escrever um comentário anônimo aí embaixo dizendo "eles não querem é te atender, Marcio", fique sabendo que não sou o único a me queixar disso.
Não é de hoje que ouço profissionais de veículo reclamando que não conseguem ser atendidos por mídias cariocas. E profissionais de produtoras lamentando que não conseguem mostrar portfólios para os produtores de RTV do Rio.
Já ouvi do dono de uma produtora o seguinte comentário, literalmente: "você liga para um diretor de criação em São Paulo para mostrar o rolo de um novo diretor que você contratou, o sujeito marca hora e te atende. Pode pegar uma ponte-aérea que vai dar tudo certo. No Rio, se finalmente você consegue ser atendido, até parece que eles estão te fazendo favor em conhecer mais uma opção do mercado".
Prezados coleguinhas cariocas, lembrem-se que o mercado dá voltas. Quem se acha hoje na posição de não retornar ligação, amanhã pode estar num emprego que precise ser atendido.
Ensinar a secretária a anotar recados e dar retorno não é só prova de profissionalismo, não. É também de educação e grandeza de espírito.

Comentários:

Comentário de: Paulo Donnacci [Visitante] Email
E não é só a ligação não, e-mail então, nem pensar…
PermalinkPermalink 25.09.08 @ 11:06
Comentário de: Monica Hime [Visitante] Email
Elysio Pires é outro que SEMPRE retorna ligações. Trabalhei com ele na Caio Domingues, sempre tirava um período do dia para retornar todas as ligações e até mesmo p/um simples estágiário. Aprendi com ele: todos merecem atenção. Organize seu dia!
Vale lembrar que não é só apenas uma questão de oportunidade futura mas, sim, de respeito.
(Ah! Paulo, e-mails ele tb, responde todos.)
PermalinkPermalink 26.09.08 @ 13:03
Comentário de: chico miceli [Visitante] Email · http://www.riffstudio.com.br
tenho uma teoria.foi desenvolvida para o meio musical porque é o que conheço mas certamente vale para outros e para esse da publicidade:quanto mais fera é o musico mas experiente, talentoso bem sucedido etc, mais gente boa ele é.os que enchem o saco sao aqueles "bons mas nao muito", que se acham incriveis e enchem o saco...mais ou menos o que o marcio falou dos feras de sao paulo...
PermalinkPermalink 30.09.08 @ 16:06
Comentário de: Antonio L. Accioly [Visitante] Email · http://não tenho
Concordo totalmente. Não há nada pior - como executivo de vendas que na realidade sou ( apesar do título portentoso que carrego )- desde minha volta de São Paulo onde fiquei quase 3 anos que me surpreendo com a absoluta falta de consideração das agencias. É como se o veiculo fosse um "pária" e não um eficiente meio de gerar negócios , dinheiro e resultados, tanto para a agencia como principalmente para o cliente. São raros os proceres que retornam a ligações telefonicas e (como diz o Paulo Donnaci aí em cima) e.mail nunca jamais, acho que é simplesmente "pouco se lichar" (desculpe o termo, mas eu queria até escrever um outro para colocar aí mas ficava muito feio) para qualquer tipo de resposta. Justiça seja feita, os grandes do negócio sempre respondem, como o Japiassu, Jomar, Franzé, Medina, Speroni , Aroldo Araujo ... e até você, inclusive.
Antonio Luiz Accioly
Diretor de Projetos Especiais
Grupo Editorial Folha Dirigida
Tel.: (21) 3233-6391
Rua do Riachuelo nº 114 , Centro
Rio de Janeiro, RJ 20230-014
antonio.accioly@folhadirigida.com.br
PermalinkPermalink 01.10.08 @ 12:30
Comentário de: Zoão [Visitante] Email
É o total desrespeito para com os colegas, também, publicitários que agora estão do outro lado do balcão. Uma boa parte de atendimentos são ex-mídias. As agências estão um verdadeiro absurdo. Não retornam ligações, não respondem e-mails sob a desculpa de muito trabalho, e muitas das vezes o trabalho é com o próprio veículo. Quando se consegue marcar uma reunião, não raros os casos, desmarcam em cima da hora, ou sequer lembram que exciste um profissional, um ser humano, um "amigo", e além de não tenderem não dão uma lô sequer na recepção, do tipo dsculpe, surgiu um imprevisto agora, cliente um caô qualquer, para amenizar, simplesmente deix a rabiola coma recepcionista. A chamadas granes estão impertinentes demais. Ninguém quer nada. Sob a velha desculpa de que o cliente é um saco, pede mil coisas ao mesmo tempo. Quando esse pessoal mídias, atendimento, são degolados, ligam logo para nós de veículos para podermos ajudar,,ligar pra fulano diretor dali, pra beltrano que deve favores que é diretora de lá e etc. Vamos cair na real. Estão todos no mesmo balaio de gatos. Sejm mais profissionais, humanos. Em SP se voce marcar, voce pega a ponte aérea, e chega na agência e é atendido. Se por um aborto da natureza a pessoa não puder te atender, ela deixa um substituo com todo o script(Essa agencia do Rio também é dura de aguentar), com o substituo da reunião e voce é atendido na boa. Colegas vamos lá. O que se sente poderoso hoje, pode tomar uma calça arriada amanhã, e não tem vaga no mercado não..
PermalinkPermalink 03.10.08 @ 15:52
Comentário de: Rai Silva [Visitante] Email
E agora a culpa da falta de respostas das pessoas que não tem a menor consideração pelo próximo é das secretárias?
Dá um tempo Márcio, nós as secretárias, não temos culpa da falta de educação dos outros, você deve saber muito bem que todos os recados são passados, se não são respondidos, a culpa não é das secretárias; educação, vem de berço e não é a secretária que educa seus "chefes".
Se as as pessoas de SP sao mais educadas ou responsáveis com os seus compromissos, ótimo pra elas, isso só valoriza mais seu caráter.
PermalinkPermalink 04.10.08 @ 11:09
Comentário de: Cláudio Eduardo [Visitante] Email · http://www.eduvieira.com
Concordo em grau, número e gênero. Um dia desses me peguei filosofando a mesma coisa. e ainda encerrei o pensamento com a frase "por isso que nada no Rio dá certo". Aqui as agências parecem que são dificultadores, tem amigos até que dizem "ixi, mas vai passar por agência, eles vão enrolar e se responderem é com 90% de certeza que será um não". Geralmente as pessoas que respondem por essas são ignorantes, sem educação mesmo, algumas ocupam cargos que nem eu sei o porquê de tal merecimento. Acho que as empresas cariocas precisam passar por uma reciclagem e sobre tudo ficar de olho nas agências que as auxilíam.
PermalinkPermalink 04.10.08 @ 21:36
Comentário de: Alexandre Medeiros [Visitante] Email · http://Não tenho
É Marcio, não será por estas e outras que perdemos as contas para SP? Não será que falta, competência e profissionalismo ao pessoal do Rio!!!! Mesmo os novos segmentos migram para lá?
Parabëns !!!! pelas palmadas.
PermalinkPermalink 06.10.08 @ 12:19
Comentário de: Zoão [Visitante] Email
Veja como nosso mercado está nua pior. Úma discussão de tamanha impoprtância pelo mesnos para quem necessita das agências, pouquíssimos profissionais do mercadinho carioca se manifestam, é por isso que está essa ........! São Paulo realmente dá um banho. Com exceções os Globais - TV /Rádioe Joral, que neguinho estende o tapete vermelho, param a agencia toda, pô os carass são da Globo né! Os que sairam da Vênus, a maioria é tudo viúvo da Globo. Em outros veículos poucos são os que conseguem algo, e as agências, gerentes, diretos, já não colocal o tal tapete. É rapaziada vamos nos unir o dia docontato publicitário criado por ASroldo Araújo há 40 anos atrás, é 21 de outubro, haverão comemorações dversas. Vamos ver se a classe se une contra as bandalheiras que estão sendo feitas.
PermalinkPermalink 07.10.08 @ 17:33
Comentário de: jose augusto catharino neto [Visitante] Email
Ma\rcio, voce poderia criar uma ranking de agencias com pontuação de 0 a 10 para que todos opinem. As agencias seriam inseridas pelos comenta´rios e a medida que fossem ganhando "votos", voce iniciaria o ranking das piorese melhores. É uma idèia para alguém se tocar aqui no RIo.
PermalinkPermalink 07.10.08 @ 22:26
Comentário de: MARCUS GUIMARÃES [Visitante] Email · http://www.targetnews.com.br
PIOR AINDA SÃO AQUELES QUE NÃO RETORNAM E-MAIL. VC'S SABIAM QUE, SEGUNDO PESQUISAS, A MAIOR FALTA DE EDUCAÇÃO E PROFISSIONALISMO É O NÃO RETORNO AOS E-MAILS. NOS EUA 98% DOS E-MAILS ENVIADOS TEM O RETORNO CONFIRMADO, AQUI NO BRASIL 35%!! IMPRESSIONANTE!!!
PermalinkPermalink 09.10.08 @ 17:36
Comentário de: Bruno Correia [Visitante] Email
Acho que desrespeito não é apenas com os contatos, mas também com os profissionais que mandam seus currículos e portfólios e nenhuma agência se manifesta nem para dizer que você não foi chamado porque seu trabalho é uma droga ou que não temos vagas porque prefirimos contratar pessoas com QI. Acho que falta um pouco de respeito, honestidade e união no mercado publicitário carioca. Apesar de ser totalmente contra a bairrismos, acho que o mercado paulistano está há anos-luz a frente dos cariocas no quesito cordialidade e respeito entre os profissionais. Pode apostar que ligando ou mandando algum email agora para uma agência de São Paulo, você será prontamente atendido. Enquanto aqui, como dizia Tom Jobim: "O caminho é o Aeroporto".
P.S.: Concordo com o José Augusto, acho que deveria fazer uma pesquisa e a partir disso um Ranking com as melhores e piores agências do Rio de Janeiro, pois assim começamos a traçar um perfil do mercado, apontar as falhas e tentar corrigir o que está errado.
PermalinkPermalink 13.10.08 @ 18:17
Comentário de: Johnny Soares [Visitante]
Marcio, o que você diz é verdade. Não sou pai-de-santo, mas atendo todo mundo. Nem sempre posso resolver os problemas, contratar este ou aquele profissional, dar oportunidade a esta ou aquela produtora. Mas não deixo ninguém sem resposta. Afinal, nosso mercado é ou não é de COMUNICAÇÃO? Então, vamos nos comunicar! Rezo por melhores dias para o mercado carioca. Abraços do amigo.
PermalinkPermalink 15.10.08 @ 18:41
Comentário de: Wilson [Visitante] Email
Desculpe, pois de certa forma vou discordar dos comentários que vi aqui em cima.
Eu sou dono de agência, e também Dir. de Criação, eu não aguento mais atender executivos de vendas, atendimento, ou como quer que queiram chamar. Eles me ligam o dia todo. Ontem mesmo, a secretária me passou 7 (sete) telefonemas só de pessoas querendo me apresentar propostas para veicular mídia de clientes.
Eu ainda atendo todos com carinho, mas que tem horas que incomodam, ah como incomodam....Pior ainda, tem uns que você diz que não tem cliente com perfil para aquele veículo e mesmo assim eles ligam 01, 02, 04 ou 05 vezes num curto período persistindo. Tem horas que a gente tem que fugir né...

Bom, eu entendo o lado de quem faz atendimento pois eu já estive deste lado, mas hoje eu também entendo o outro lado.

Pensem nisto !!!
Obrigado
PermalinkPermalink 16.10.08 @ 11:43
Comentário de: zoao [Visitante] Email
Concordando com o amigo Jonhy e com os que falaram sobre São Paulo. respeito a posição do companheiro Wilson, Diretor de Criaçãoe dono de agência, que pelo jeito não tem um profissional de mídia para aternder os veículos. Não sei qual é sua agência, pois não se comunicou neste sentido, mas deve ser pequena para ter que atender 7 profissionais, também provávelmente publicitários, companheiros de comunicação social. É isso aí, o mercado de comunicação no Rio as pessoas não querem ter o ônus de se comunicar, apenas o Bônus das verbas. Agora quem acha chato retornar ligações, e-mails, atender pessoas, com certeza deve achar um saco ter que atender clientes, pois é, cliente é um saco né. Pedi muito, e aprova pouco. Tudo é pra ontém. É exigente. Pede pesquisa, e assim vai. Não seria também se nós não tivéssemos clientes para nos encher de trabalho, de ter de nedociar com veículos, apresentar novidades, planejamentos. Seria ótimo ficarmos em nossos nirvanas criacionais, filosofando pelo sexo doas anjos. Volta a história de São Paulo, que voces já sabem, por isso que o mercado de Sp...... Lamento, mas é ridículo ter de ouvir de um profissional de COMUNICAÇÃO, que pelo menos salvou o lado da secretária achar um saco se comunicar com quem quer que seja. Coitado dos estagiários, e etc. Conheço outra agência antiga em nosso meio que o também Diretor dono, diretor de atendimento, e também de criação, não gosta de atender ninguém, grita e da esporro gratuito em todos, já foi uma agência de porte médio há uns 12 anos e hoje está pequeno numa sala na Barra da Tijuca. Alguém gostaria de ouvir um médico dizer que é um saco ter que atender um paciente? Voce mudaria de médico. O princípio é o mesmo.
PermalinkPermalink 17.10.08 @ 22:26
Comentário de: Fernando Rebouças [Visitante] Email · http://www.oiarte.com
Caro Márcio,

Texto perfeito, realmente, não somente no mundo publicitário, mas em jornais e determinadas empresas do Rio, há uma demora em retorno de informação seja por telefone ou e-mail. Não esqueço do dia, já faz tempo, em que uma editora de arte do Estadão me retornou...

Fernando Rebouças
PermalinkPermalink 20.10.08 @ 18:31
Comentário de: Ana Meire [Visitante] Email
Será que é pelo mesmno motivo que vc nao responde email?
PermalinkPermalink 23.10.08 @ 14:48
Comentário de: Mário Barreto [Visitante] Email · http://www.imagina.com.br
Grande Márcio,

Isso acontece não é de hoje. Reclamar não adianta, é coisa de "looser", e vc perde qualquer aura de "cool" que poderia ter. Aqui o pensamento é o seguinte... se vc liga é porque está precisando, e se está precisando vc não é bom, e não merece atenção...Outra linha de raciocínio vai no caminho de que as pessoas não ligam porque não tem o que falar de volta, não estão fazendo quase nada, não tem jobs prá vc, enfim, a ligação e o atendimento é apenas mais um aborrecimento por deixar esta situação clara. Em contraste, o profissional paulista tem muito o que fazer e precisa de fornecedores e colaboradores em constante contato. Aqui, por incrível que pareça, o que mais funciona é o contrário, vc conquista espaço em outros mercados e aí sim, conquista o privilégio de receber a ligação dos seus clientes. A diferença é que nós atendemos na hora. Alguns (produtoras), de saco cheio disso, e bem sucedidos, preferem nem isso. O mercado carioca é assim (desde que eu conheço) arrota caviar, mas "ranga" no Cervantes mesmo.
PermalinkPermalink 23.10.08 @ 18:04
Comentário de: Oscar de Oliveira Junior [Visitante]
Já atuei em ambos os mercados (Rio e SP) e não senti tanta diferença. Mas que esse calvário foi um dos fatores decisivos para me afastar do negócio, isso sim. Sempre afirmei que em alguns casos tb faltava preparo dos veículos para lidar com os mídias, mas esses profissionais de agências mal remunerados e com responsabilidade desproporcional, parecem muitas vezes que pelo menos querem experimentar o gostinho do sucesso, ao esnobar os que os procuram.
PermalinkPermalink 24.10.08 @ 20:24
Comentário de: Gustavo Bueno [Visitante] Email · http://mundocomb.com.br
Não vamos generalizar. Isso é uma questão de postura profissional e não de região. Como publicitário, carioca e dono de agência, retorno todas as ligações e se o tempo for curto, crio espaços como este, alternativo, para responder por e-mail...rs. Forte abraço.
PermalinkPermalink 26.10.08 @ 08:13
Comentário de: zoao [Visitante] Email
Volta a questão suscitada anteriormente por m, da criação do ranking de boas e ruins, bem como, dos bons e ruins profissionais dos diversos setores da agência do diretor ao assistente. Creio que a discussão é mais em cima das chamadas grandes agências no Rio de Janeiro.Estruturas cada vez maiores, como NBS, Mccann, Artplan, DraftFCB, enfim, não só na mídia, mas nos outros etores da agência. Realmente essas citadas, principalmente a primeira está sendo cruel com os profissionais do mercado. Torcemos até que todos se dêm bem em suas atividades, e fico triste, chateado apreensivo, quando a barca começa a passar, como foi o casso recente da Mccann. Onde esses profissionais de criação, atendimento, mídia entre outros , serão recolocados em nosso mercadinho, viciado, mal remunerado, entre outras mazelas. O profissional de agência, bem como de produtora, de veículo, o estagiário com 0o seu protifólio, merece o respeito como em qualquer profissão, e como ser humano.Infelizmente, como diz o companheiro acima, é uma questão de popstura profissional, alguns tem outros não. Estamos vivenciando talvez uma crise de postura, onde alguns se acham como diz o Oscar, os medalhões e aproveitam para tirar uma onda, esnobar, afinal o cara tá na NBS, na JWT, que praticamente nem mídia tem, na Mccann, na DraftFCB. Mas quando a barcaça passa, quem é o chapoli colorado que irá salvá-lo,os infelizes que sempre estão querendo falar com eles. Aí rola a fdamosa corrente do e-mail(vamos ajudar), a ligação, o curriculo por fax, e-mail. De novo é por isso que SP.....
PermalinkPermalink 27.10.08 @ 00:06
Comentário de: Antonio Romera [Visitante] Email · http://antonio-dsgn.blogspot.com/
O desrespeito para com os profissionais não é só ai no Rio. Aqui em São paulo tb. Pra quem esta desempregado como eu é ainda pior. Sâo poucos os que retornam e-mail quando me candidato a alguma vaga.
PermalinkPermalink 27.10.08 @ 19:57
Comentário de: Washington Alves [Visitante] Email
Eu trabalhei na Dpz e na J.walter Thompson no RTVC como assistende e cansei de bater na porta de meus antigos amigos duplas de criação, Atendimento e até mídias. Cansei de ficar esperando uma oportunidade no mercado, surgiram varias vagas nas agências e nunca abriram uma porta para mim, eu como assitente de RTVC em grandes agências fui a muitas festas do mercado e me tratavam com respeito, mas ao sair da agência
nem para um café fui chamado mas. O mercado publitario, tem uma forma muito distinta de te tirar do mercado, eles não te recebem, não te procuram , não te atendem e não querem teu currículum por mas que este seja rico de informações e profissionalismo.
Por isso que muitas agências do Rio de janeiro acabem perdendo contas por falta de etica com os profissionais.
Eu trabalhei com profissioais como Pedro Feyer, Gustavo Bastos, Bob Gueiros, Fabio Siqueira, Casio faraco, Jair de Souza, Wilson Nobrega, etc..
PermalinkPermalink 27.10.08 @ 20:26
Comentário de: Monica Loureiro [Visitante] Email · http://www.audiovisualpro.com.br
Bom, me sentí em casa quando voce falou de donos de produtoras que não conseguem mostrar seu portfólio....No Espírito Santo muitas vezes também é assim....

Achava que a questão era pessoal, mas ví que não é...

Gostei...
PermalinkPermalink 18.11.08 @ 15:53

Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Set cookies for name, email and url)
(Allow users to contact you through a message form (your email will NOT be displayed.))

 
   
Busca
 
 
 
[ HomeFale Conosco | Blogs | CadastroEmpregosCursosAgendaAnterioresÚltimas ]
Copyright 2005 © Todos os direitos reservados a Janela Publicitária.