26 de junho de 2015, sexta-feira (B), às 18:25h
|
Geometry se retira da ficha técnica do GP de Product Design
|
O peixinho da discórdia
|
A organização do Festival de Cannes acaba de enviar comunicado à imprensa informando que a agência Geometry Global Dubai indicou seu cliente Lucky Iron Fish como o único agraciado com o Grand Prix de Product Design.
Em correspondência ao Cannes Lions, a Geometry admitiu que não participou da criação do peixinho de ferro que recebeu o prêmio principal da categoria Product Design, e que seu nome na ficha técnica -- junto com a Memac Ogilvy -- foi apenas como "companhia responsável pela inscrição". No texto, ela diz "Entendemos agora que Product Design poderia ter sido inscrito diretamente pela Lucky Iron Fish", razão pela qual a agência abriu mão da citação.
RUMOR MUNDIAL
A confusão toda começou quando o site Campaign Brief Asia publicou que o publicitário Gary Tranter, da agência Arcade, de Singapura, não reconhecia a Geometry como autora do trabalho, citando o nome de Chris Charles como o verdadeiro criador do peixinho de ferro.
Para piorar, Tranter citou que foram cedidas pela Arcade várias das filmagens exibidas no case do Lucky Iron Fish e que a Geometry nunca foi vista na época participando de qualquer coisa.
Além disso, o tal peixinho tem um verbete na Wikipedia que registra que a ideia surgiu em 2008 e que só em 2012 é que o projeto Lucky Iron Fish assumiu o seu gerenciamento.
A organização do Festival diz que a solicitação de retirada
do nome atende o regulamento do evento e dá, assim, o caso por encerrado.
Marcio Ehrlich não foi a Cannes mas está ligado e logado no Festival.
|