Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Janela Internacional traz o que acontece na Europa, pelo redator Fabio Seidl.
Edição de Dezembro de 2004
 

TUDO AZUL

Salve. Tudo bem por aí?
Por aqui tudo indo: o Presidente português destituiu o Primeiro-Ministro, os ministros que vêm depois do primeiro e mais os deputados. Todos eles, que deveriam ficar até as eleições antecipadas, já disseram que não ficam.
Além disso, esta semana teve por aqui um terremoto de 5.4 na Escala Richter. Mas dois fatos me impressionaram mais.
O primeiro: nenhum jornal brasileiro deu uma linha sobre isso. E olha que este é o pais com a maior colônia portuguesa do mundo.
Outro: está todo mundo na boa, trabalhando. Se fosse no Brasil era um Deus nos acuda. Mas bem, vamos à coluna. A última do ano, eu juro.

PROMOS SEM NOÇÃO
O marketing do inusitado anda em alta na Europa. Ao invés de ações manjadas tipo “compre, preencha e ganhe” e patrocínios óbvios a eventos idem, algumas marcas estão investindo em realmente chamar a atenção.
Os austríacos da Red Bull (que também patrocina esportes radicais) têm saindo em tournée com uma doideira. Começaram a trabalhar o conceito “Te Dá Asas” com um campeonato de máquinas voadoras.
Em Portugal foi assim: para participar, bastava construir uma máquina voadora (!) e ir para a beira do Rio Tejo se jogar de uma rampa. Ganhavam as que "voassem” mais longe, a mais engraçada e a preferida do povão.
Deu resultado e, claro, um trabalho desgraçado para resgatar os quase afogados. Este ano, no fim do verão, a marca mudou o evento para uma Corrida Maluca. Doidos do país todo apareceram com veículos caseiros para descer uma pirambeira cheia de curvas. Só faltou Mutley, o rabugento.
Mas a referência de ações “insólitas” em Portugal são os celulares Yorn. Para a marca jovem da Vodafone, a ordem é surpreender sempre.
Outro dia mesmo, no meio da semana, promoveram no centro de Lisboa uma corrida de salto alto. Alto mesmo, tipo 12 cm. E os homens participaram.
Mais recentemente fizeram uma só para mulheres: as que fossem de biquíni (lembre-se que aqui é inverno de rachar o côco) para a frente da loja deles corria o risco de sair de lá para uma viagem ao Brasil.
A campanha, divertida, usou uns garotões se travestindo e é da local e competentíssima Brandia, que trabalha várias disciplinas da comunicação.
Veja mais em:
www.grandepremioredbull.com
www.yorn.net
www.brandiacentral.com

MEGA ÁRVORE DE NATAL É SUCESSO EM LISBOA
2 x 0 para a dobradinha Artplan/Better World. A idéia de trazer a árvore de Natal da Lagoa para Lisboa fez sucesso e fechou bem o ano em que as empresas fincaram a bandeira por aqui com o Rock in Rio.
Na verdade, este missivista, ex-vizinho da árvore carioca e conhecedor do evento esperava só um lançamento mais...à altura (com trocadilho).
Talvez um investimento maior em mídia. Ou talvez o Banco Millennium, patrocinador da árvore, pudesse ter colocado, ao menos no site que seus clientes usam, um banner anunciando a maior árvore de Natal da Europa.
Mas talvez a estratégia tenha sido só menos “mega” do que é no Brasil.
O que importa é que a árvore, desde a inauguração, agradou em cheio. Todas as noites os lisboetas lotam o bairro de Belém para vê-la. E de pertinho, diferente do Brasil.

ENXUGANDO GELO
Ao lado da Árvore de Natal fizeram um complexo de entretenimento que tem como maior atração uma pista de patinação no gelo.
Chama-se LX On Ice (LX é a sigla de Lisboa). Tem cartazes por toda a cidade, incentivando a gente a sair de casa na friaca e ir patinar no gelo.
Fui lá. Lotado. Uma hora de fila. Nada especial, mas muito cheio. E o que me chamou mais a atenção: a pista de patinação no gelo... NÂO TEM GELO!
A pista é de plástico. Ou segundo a gerente do lugar: “gelo artificial”. Genial.
É mais ou menos como o prefeito do Rio. O povo vai lá, vota no cara e acha que ele vai ser prefeito. Mas quando vai ver...

O ÂNCORA QUE FEZ JUZ AO NOME
Corre aqui em Portugal um processo de corrupção contra dirigentes e árbitros de futebol.
O caso é conhecido como “Apito Dourado” e já prenderam e interrogaram até o Pinto da Costa, espécie de Eurico Miranda do FC Porto.
O canal a cabo SIC Notícias deu assim a informação:
“Acaba de chegar ao tribunal de Gondomar para responder ao inquérito do caso Apito Dourado, o Presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa.
O dirigente é acusado de corromper árbitros de futebol para o favorecimento de resultados.
Voltamos a qualquer momento com mais informações sobre o...PINTO DOURADO (!!!) e... perdão...sobre Pinto da Costa e o caso Apito Dourado.”

AS MARCAS DO MÊS
Este mês a escolha foi difícil. Deu empate entre estes dois restaurantes, que valem também como dicas.
TROMBA RIJA e CABACINHA.
Parece até dupla sertaneja, mas não.
Tromba Rija: em Vila Nova de Gaia, ao lado da cidade do Porto. Dizem que há uma Tromba Rija bem maior em Leiria. Mas não entrei nem em uma Tromba Rija nem em outra. Uma conhecida minha disse que quem senta na Tromba Rija sai andando com dificuldade. “A comida é demais”, segundo ela.
Cabacinha: fica em Alfama, Lisboa, por isso conheço bem. A Cabacinha é apertada, mas aconchegante e quente. Logo na entrada, já se pode sentir o cheirinho de bacalhau. Bem típico. Gostosinho.
Sei não, acho que o Marcio Ehrlich vai começar a censurar isso aqui. E o pior é que é tudo verdade.

SÓ TEM DOENTE
Aconteceu com dois amigos meus aqui, que fazem dupla.
Toca o celular do diretor de arte às 8 da matina. É o redator.
“Tô?”
“Tô sim. O que houve? Tu nunca me ligas..”
“Ih, tô muito mal...”
“E é grave?”
“Ah, é uma gripe horrível...”
“Uma...gripe...?!”
“É! Podes me fazer um favor?”
“Sim, mas o quê...”
“Avisa na agencia que hoje já não vou...”
“Hoje? MAS HOJE É DOMINGO, PÁ!”
“DOMINGO?!?! Ah...então...esquece que eu liguei hoje...e avisa AMANHÃ que eu vou estar doente.”
Dito e feito.

A ÚLTIMA
Gostaria de desejar a todos aí no Brasil tudo de bom nas festas de fim de ano e um 2005 cheio de idéias novas. É como se diz em Portugal: Natal é a época em que nos sentimos putos novamente. Abração!

Fábio Seidl é redator da McCann-Erickson Portugal e era mais puto quando criança. - Dezembro)