Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Janela Internacional traz o que acontece na Europa, pelo redator Fabio Seidl.
Edição de Outubro de 2005
 

De um hotel na Dinamarca a um banco da Holanda, Seidl conta tudo.

FOX INSPIRA HOTEL NA DINAMARCA

Muito bacana a idéia que a Volkswagen colocou em prática em Copenhague. Um hotel inteiramente reconstruído por designers de várias partes do mundo, estudantes de arquitetura e hotelaria locais.
Para lançar o Fox, que é fabricado aí no Brasil, aqui na Europa com o conceito "novas idéias", primeiro a empresa pegou um hotel no centro da cidade e DEU tudo que tinha dentro.
E porquê não vendeu? O que você acha que daria mais publicidade gratuita nos jornais e confusão na rua?
Depois, selecionou 21 artistas do mundo todo - incluindo um brasileiro, o paulista Speto - para levar a arte das ruas para mais de 60 quartos inteiramente diferentes, com personalidades próprias.
O "Project Fox" rendeu ainda o Club e o Studio Fox, em locais diferentes da cidade e funcionam como restaurante/casa noturna e espaço de exposições.
Dá uma olhada no site: www.hotelfox.dk. E caso você se anime para se hospedar por lá, acredite, não é tão caro, considerando os preços escandinavos. Entre 125 a 225€ por noite, já com as taxas e café da manhã.
Conheça melhor o representante brazuca no projeto em: www.speto.com.br

O RIO NA TELINHA DA EUROPA

Não anda difícil ligar a TV por aqui e ver produções feitas no Rio.
A operadora britânica de celulares Orange, por exemplo, está com um filme no ar que chama a atenção pela bela produção e pela história escolhida.
O comercial, criado pela Mother e produzido pela MJZ conta, em um minuto, a história do gari Sorriso, aquele que ficou famoso por sambar nos intervalos dos desfiles do carnaval carioca.
Black Eyed Peas Fala de um homem comum que se tornou famoso por ser espontâneo. Mostra a favela onde mora e que batizou uma rua com o nome dele, as matérias e as entrevistas feitas com ele. O conceito é: "coisas boas acontecem quando seu telefone está ligado".
Entre os videoclips, dois que usam o Rio como locação estão entre os melhores do ano, segundo as indicações do MTV Europe Music Awards.
Um é "Don't Lie" do Black Eyed Peas, com uma direção de arte muito bacana e cenas de favelas, praias, paisagens, Alto da Boa Vista e Parque Lage.
O outro é da neozelandesa Natasha Bedingfield. A lourinha estourou aqui com "These Words", filmado no calçadão de Copacabana e Santa Teresa.
Fui procurar umas imagens do vídeo para colocar aqui na coluna e descobri que existem duas versões: a européia e a americana.
Clipe de Natasha BedingfieldNa européia, a cantora se apresenta no calçadão atrás de uns trocados, o toca-fitas que ela usa ganha duas perninhas de anão e começa a dançar. A partir daí, vários microsystems na cidade criam perninhas parecidas e vão atrás dela. Já na versão americana...limaram os coitados dos anões, que foram "encobertos" por uma animação tosca.
E mais: na versão européia aparece um assalto à moça, que é salva por um dos toca-fitinhas. Na americana...nada de assalto. A cena virou uma discussão surreal e a faca na mão do assaltante foi apagada. Meteram no meio a Natasha dançando em estúdio.
"Burro",  da McCannE tem mais Rio no ar. Aqui em Portugal, estão estreando dois comerciais feitos por produtoras brasileiras que também rodaram na cidade.
Um é da Leo Burnett para o conhecido vinho Grão Vasco. Produção da Jodaf Mixer com direção do Michel Tikhomiroff.
O outro, aqui da McCann, é o filme "Burro" para os vegetais congelados Iglo, feito pela Academia de Filmes com direção do Alex Miranda.

UM FOTÓGRAFO BRASILEIRO EM LONDRES

O fotógrafo carioca Gustavo Malheiros, conhecido do mercado publicitário, esteve na Europa para lançar o seu livro "Ilhas". O evento também foi numa ilha, a do Reino Unido. Depois da exposição de sucesso em Londres, Gustavo aproveitou para rever alguns amigos em Portugal e impressionou o pessoal com o trabalho. Entre os sete livros lançados por ele, está o badalado "Anônimos Famosos".

JORNALISMO AZUL

Para anunciar sua mudança de marca, a operadora de celular TMN , da Portugal Telecom, não economizou. Pintou TODOS os jornais do país de azul, incluindo diários esportivos, jornais regionais e até os gratuitos distribuídos no metrô. Capa, contracapa, segunda e penúltimas páginas.
O esforço é da Euro RSCG que criou a marca, através da subsidiária Carnon Design e uma megacampanha que lança um novo conceito: "Até já".
Acha estranho o slogan? Funciona como o que a Oi fez no Brasil, mas ao contrário. Em Portugal todo mundo se despede, no telefone e não só, com um "até já" ao invés do nosso tchau.
Os ombudsmans dos jornais chiaram. O do Jornal de Notícias, por exemplo, achou "um absurdo" colocarem a área comercial acima do conteúdo.

OS POLÍTICOS FANTÁSTICOS E SUAS INVENÇÕES MARAVILHOSAS

Você sabia? Depois da queda de Getúlio Vargas, apareceu um candidato à presidência chamado Brigadeiro Eduardo Gomes, que usava um slogan tchap-tchura: "Brigadeiro. É bonito e é solteiro."
Ainda não haviam empresários gente fina que faziam empréstimos milionários aos partidos. Então, algumas donas de casa, para angariar recursos para a campanha, vendiam o doce preferido do brigadeiro: uma bolinha de leite condensado e chocolate com granulado por cima. Vem daí o nome do doce que faz a alegria da garotada.
O resto da história não foi muito feliz para o oficial-candidato. Tomou um sapeca iá-iá nas urnas do General Dutra.
Todo este "momento cultural" para dizer que meio século depois, os políticos continuam a se reinventar. A prova é mais esta colaboração do "Vascão" Condessa, da FCB. Saca as campanhas de candidatos a prefeito, ou presidentes da câmara, aqui em Portugal.
Figurinhas que deveriam estar num álbum:


Como João Seco, da cidade de Maximinos, que distribuiu "chouriços", uma espécie de paio, para seus eleitores. O que o povo deveria fazer com este linguição enrugado?

E o que dizer de Baltazar Ferreira, clone do Leôncio do Pica-Pau? Audiência garantida no horário eleitoral.

Páreo duro com a turma do Bloco de Esquerda, disposta a lutar de peito aberto (e peludo) em Estremoz. Note a camisa desabotoada.

E o outdoor do pessoal da CDU? Poderia facilmente passar por uma campanha da Sinaf nos tempos de Doctor ou Comunicação Carioca: "Com devido o respeito pelos mortos, vamos trabalhar pelos vivos!"


Maravilha.

MARCA DO MÊS

Os holandeses são mesmo liberais. Descriminalizaram o cigarrinho do capeta, organizaram a prostituição e agora inventaram este banco batuta: o RABOBANK!
Dizem que o forte, claro, é a poupança. E que Scheila Carvalho vai ser chamada para ser a garota-propaganda da instituição. Vamos ver...

A ÚLTIMA

Juro que é sério. Recebi aqui um casting de vozes recentemente e o locutor se chamava André...GAGO.
Não é dos piores. Outro dia estava vendo TV na hora do almoço e o jornal falava sobre o Dia Nacional do Exame de Próstata, algo, aliás, bem apropriado para quando se está comendo.
E o especialista que estava sendo entrevistado se chamava Doutor CARRASQUINHO. Imagina o pânico de quem é examinado pelo homem.

Fábio Seidl é redator da McCann-Erickson Portugal- Outubro/2005)