Voltar Imprimir Enviar p/ um Amigo

DPZ&T fecha escritório no Rio

Raphael Laclau
Raphael Laclau, diretor geral do escritório da DPZ&T-Rio, deixa a empresa.
EM PRIMEIRA MÃO - Onze meses depois de a F/Nazca S&S fechar seu escritório no Rio de Janeiro, mais uma agência sediada em São Paulo deixa de existir neste mercado. A DPZ&T, hoje pertencente ao grupo Publicis, já rescindiu o contrato com todos os seus funcionários e transferirá o atendimento das contas cariocas para a matriz da agência.

Segundo amigos da Janela, inclusive o atual diretor geral do escritório, Raphael Laclau, deixa a empresa, após participar do processo de transferência das contas. Procurado pela coluna, o publicitário não se manifestou até o fechamento desta nota.

Muitas histórias no Rio

A DPZ Rio já foi uma das maiores agências em faturamento neste mercado, atendendo, por muitos anos, contas de grande porte, como Souza Cruz, Coca-Cola e Petrobras. Em 1986, foi a Agência do Ano do 5º Colunistas Propaganda Rio e, em 2005, a Empresa de Marketing Promocional do 11º Colunistas Promo Rio. Em 1993, seu diretor geral, Edeson Coelho, foi escolhido pelos colunistas o Publicitário do Ano no Rio de Janeiro.

O fim da propaganda de cigarros afetou em boa parte os negócios, mas a venda da DPZ para o grupo francês Publicis, em 2011, parece ter sido o real marco do início do esvaziamento do escritório carioca. A agência começou a dispensar vários dos seus melhores criativos e reduzir os investimentos em prospecção.

Em maio de 2014, a agência aumentou as demissões, desligando inclusive o diretor do escritório à época, Ronaldo Rangel, funcionário da casa há 25 anos, substituído por Raphael Laclau -- que vinha atuando no atendimento -- no cargo. Na época, em entrevista à imprensa, o diretor-geral nacional da agência, Tonico Pereira, declarou que as alterações estavam sendo feitas "para responder a uma nova realidade do mercado".

Em maio deste ano, a Publicis anunciou a fusão, em São Paulo, da DPZ com a Taterka, com o novo nome de DPZ&T. E há poucas semanas, vazou no mercado que a DPZ&T-Rio havia realizado novo corte, restringindo-se a não mais que seis funcionários. Todos agora já rescindiram seus contratos.

Solicitada pela Janela, a assessoria de imprensa da DPZ, através de sua diretora de Comunicação Corporativa, Patrícia Capuchinho, enviou a seguinte nota oficial:

"A reestruturação da nossa unidade no Rio de Janeiro vem de encontro à estratégia da DPZ&T em fortalecer e consolidar a operação principal de São Paulo. Continuamos a atender todos os clientes do Rio, mas usando a estrutura de criação, planejamento e produção daqui, modelo no qual já atuamos para alguns de nossos clientes. Além disso, também mantemos um posto de atendimento avançado em Buenos Aires e acordos operacionais com mais de 15 agências em diferentes cidades espalhadas pelo país."

(Marcio Ehrlich - 16/12/2015)

 
[ ÚltimasAnterioresGuia do MercadoSobreFale Conosco ]
 
Copyright 2017 © Todos os direitos reservados a Janela Publicitária.