• Foto de João Santos é finalista do Sony Awards

    "Jan-Ken-Pon", do João Santos

    O Sony World Photography Awards, considerado a maior competição internacional de fotografia, classificou o trabalho do criativo carioca João Santos — chamado no festival de “João San”, no shortlist dos 10 melhores da categoria “Conceitual Profissional”.

    O concurso contou com 227 mil inscrições de 183 países. A série de João Santos, “JAN-KEN-PON” — que ele próprio chama de “FotoEsculturas” — é inspirada no jogo infantil “Pedra, Papel, Tesoura”, onde os resultados são determinados inteiramente por acaso, sorte ou destino. O trabalho, explica a premiação, “dá uma perspectiva diferente ao jogo, congelando a rocha, o papel e a tesoura, dando ao espectador a possibilidade de escolher se ignora ou segue as regras”.

    João Santos nasceu no Rio em 1970. Sua paixão pela fotografia começou quando frequentava o Colégio de Comunicação Social da UFF em 1988. Ele continuou os estudos no New York Institute of Photography, graduando-se em 2014. O criativo atuou como diretor de arte e diretor de criação em agências brasileiras como AlmapBBDO, Publicis e Giacometti. Atualmente é sócio da Battery Creative Content. Ele já teve vários trabalhos publicados na revista alemã de design Lürzer’s Archive. Além de premiado várias vezes no Colunistas Rio, foi jurado da versão 2016.

    O trabalho do fotógrafo está sendo exibido, ao lado dos demais premiados no Sony World Photography Awards, na Somerset House, de Londres, até 7 de maio próximo.

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×