• FORA DA CAIXA – Claudio Ortman lança livro sobre sua vida de taxista

    Claudio Ortman

    O redator Claudio Ortman, que passou vários anos de sua vida no volante de um taxi no Rio de Janeiro, lança esta sexta-feira, 28, na Livraria da Travessa, seu primeiro livro físico, “Na vida, nem tudo é passageiro – Crônicas de um taxista carioca”, com histórias que ele viveu no trânsito carioca. Mas como publicitário nunca se livra totalmente da atividade, entre as crônicas o leitor também encontrará causos de personagens conhecidos do mercado, como Carlos Pedrosa, João Renha e Edberto Dutra.

    Com mais de 30 anos de profissão, Ortman — que nasceu em Juiz de Fora (MG) mas veio para o Rio com um ano de idade — passou por agências cariocas consagradas como Estrutural, Doctor, Pubblicità e Salles. E por agências de várias outras capitais, como Vitória (ES), Cuiabá (MT) e Manaus (AM).

    O táxi foi uma saída para a crise do mercado publicitário. “E porque o mercado sempre fica mais difícil para os criativos mais velhos”, aproveita Ortman para botar o dedo na ferida. A experiência durou praticamente até o carro acabar. “Era um modelo 2010, com mais de 300 mil quilômetros rodados, só me dava problemas”, se diverte contando o criativo. Com o crescimento do Uber e uma experiência de quase assalto — que virará tema do próximo livro — Claudio Ortman chegou à conclusão que estava na hora de deixar a praça.

    Durante todo esse tempo, Ortman não parou de escrever, o que faz desde que começou profissionalmente, como jornalista da editoria de esportes. Hoje, garante ter crônicas para mais três livros sobre a vida de taxista.

    A noite de autógrafos de “Na vida, nem tudo é passageiro – Crônicas de um taxista carioca” acontece na Livraria da Travessa (Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema), a partir das 18 horas.

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×