• Morre o criativo Ricardo Galletti, ex-presidente do CCRJ

    Ricardo Galletti (2015)

    Faleceu no início desta tarde de segunda, 07/01, o criativo Ricardo Galletti, vítima de um câncer de pulmão diagnosticado em julho último.

    Com mais de 45 anos de atividades no mercado carioca, Galletti começou na publicidade como redator, nos anos 70. Quando a Janela Publicitária começou a ser publicada, 41 anos atrás, Galletti já era diretor de criação de uma das mais ativas agências da época, a Abaeté.

    Em 1978, os diretores da Abaeté: Brito, Simão Gorender e Ricardo Galletti.
    Em 1978, os diretores da Abaeté: Brito, Simão Gorender e Ricardo Galletti.

    O criativo passou, ao longo de sua carreira, por várias agências cariocas, seja como redator ou como diretor de criação. Entre elas, Artplan, Thompson, Bridge, Cult, Grottera, Unità, MacGyver e Carioca. Nos anos 1980, foi sócio da Tandem, responsável por formar muitos dos profissionais que ainda hoje atuam com destaque hoje no Rio. Também foi sócio, nos anos 90, de Raphael Santiago e Yara Militão na RS&A.

    Em 1993, Galletti foi presidente do CCRJ, em uma diretoria que teve nomes como José Guilherme Vereza, Adilson Xavier, Lelo Nahas, Marcos Pedrosa, Cristina Amorim e Jorge Barros. Galletti também chegou a passar, em 1998, pelo departamento de marketing da Rede Manchete de Televisão, onde apresentou, inclusive, um quadro sobre publicidade.

    Quando a agência foi incorporada pela Casa da Criação, Galletti deixou o país por um tempo para morar na Flórida com a também publicitária Vera Lopes, sua mulher à época.

    Com uma cultura invejável, seus amigos, quando lhe faziam perguntas e ele tirava as dúvidas, brincavam que ele era o Dicionário Caldas Galletti, numa referência ao tradicional Dicionário Caldas Aulete.

    Em 2014, o Prêmio Colunistas Rio homenageou Ricardo Galletti com o diploma do Prêmio Contribuição Profissional. Em festa no Miranda, em 15/03/2015, a premiação foi entregue ao criativo por Elysio Pires.
    Em 2014, o Prêmio Colunistas Rio homenageou Ricardo Galletti com o diploma do Prêmio Contribuição Profissional.
    Em festa no Miranda, em 15/03/2015, a premiação foi entregue ao criativo por Elysio Pires.

    Nos últimos anos, o criativo dedicou-se mais às campanhas políticas, inclusive participando da comunicação de Aspásia Camargo pela agência Onzevinteum.

    Ricardo Galletti deixa uma filha, Renata.

    A despedida de Galletti será na capela 3 do crematório da Penitência, no Caju, iniciando-se às 10:00h desta terça, 08/01, com a cremação prevista para as 15:00.

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×