• Biblioteca Nacional digitaliza todas as edições da Manchete

    Manchete - Edição 1
    'Anúncios da primeira edição de Manchete, em 1952
    Anúncios da primeira edição de Manchete, em 1952

    Digitalizada ao longo de 2018, entrou no ar na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional toda a coleção da revista Manchete, que a Bloch Editores publicou semanalmente entre 1952 e 2007.

    À parte do registro histórico fotográfico riquíssimo, para os pesquisadores da publicidade brasileira a coleção da Manchete poderá dar um retrato fiel de como as agências criavam nos anos 1950-1960, quando a revista era praticamente mídia obrigatória no país.

    As imagens reproduzidas aqui são da primeira edição, publicada em 26 de abril de 1952, quando se vê, por exemplo, que, na época, os redatores de publicidade não tinham qualquer preconceito a exclamações e reticências em seus textos. Eles estão presentes nas três peças publicadas na revista.

    Clique AQUI para acessar o site da Biblioteca Nacional Digital.

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×