• Rede Unno perde Costazul e Bramil

    Ana Maria Braga, para Rede Unno

    EM PRIMEIRA MÃO – Exatamente um ano depois de sete supermercados do Estado do Rio (Bramil, Campeão, Costazul, Inter, Princesa, Prix e Real) anunciarem a criação da Rede Unno — que inclusive botou campanha comemorativa do primeiro aniversário na rua –, os supermercados Costazul e Bramil estão deixando o projeto.

    Quando a Unno nasceu, com o nome de Rede de Compras Integra, a união dos sete foi justificada para otimizar os processos de compra, barateando os preços dos produtos para enfrentar em melhores condições as grandes redes de varejo. Feita concorrência para a agência do grupo, a Artplan foi a vencedora e convocou Ana Maria Braga como garota propaganda. Como a moda de supermercado agora é ter casais ou duplas, depois ela ganhou a companhia de Gutemberg Barros.

    Conseguir união de supermercadistas não deve ser fácil, como empresários de formações tão diversas que são. Em 2009, os supermercados MultiMarket e Rede Economia também se uniram, lançando campanha, pela Agnelo Pacheco Rio, com o nome de Rede Multieconomia. A fusão foi citada pela imprensa como gerando o grupo mercadista com o maior número de lojas no Rio. Poucos meses depois o casamento se desfez.

    Nos anos 70, o governo militar formou a Rede Somar com vendinhas, mercearias e armazéns pequenos, exatamente com a mesma ideia de que pudessem comprar juntos e poder, assim, enfrentar a  concorrência dos supermercados na guerra de preços. A Somar teve lançamento da agência carioca Jotaé.

    O Costazul tem lojas em Itaboraí, São Gonçalo, Campo Grande, São Pedro da Aldeia, Curicica e Nova Iguaçu. O Bramil é parte do Grupo Mil, de Três Rios, que tem vários outros empreendimentos, como loja de pneus, materiais de construção e outros varejos.

    Para o mercado publicitário, a saída dos dois significa que, não anunciando através da Rede Unno, logo precisarão de agências de publicidade. Na época em que aconteceu a concentração, o Costazul era atendido pela Ecom e o Bramil pela Servir.

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Rede Integra de supermercados faz concorrência no Rio (em 23/02/2018)

    Rede Unno estreia na mídia do Rio pela Artplan (em 28/06/2018)

    ATUALIZAÇÃO EM 14/08

    Sobre a saída das redes Costazul e Bramil, a Rede Unno enviou à Janela o seguinte comunicado, confirmando a nossa informação:

    Nota de esclarecimento da Rede UNNO

    A UNNO comemora, que com apenas 1 ano de vida, já esteja fortemente presente no cotidiano do público carioca e considera absolutamente normais e adaptativos, movimentos de saída e até de entrada de novas marcas, nesta grande união de redes supermercadistas.

    Afinal, a UNNO não pretende abrir mão do propósito inicial da rede e do compromisso firmado com o estado do Rio de janeiro, de concentrar esforços exclusivamente em melhores negociações com os fornecedores, com o objetivo de beneficiar os milhões de consumidores atendidos e toda a cadeia de abastecimento.

    A rede confirma a saída dos supermercados Bramil e Costazul, sobretudo agradecendo suas participações e dedicação, neste primeiro ano de fundamental importância para a UNNO. A Rede comunica, que continua fortemente unida com os demais associados no mesmo propósito, com a presença de Ana Maria Braga nas campanhas, e também agradece aos milhões de consumidores, que acreditam nesta união e fazem parte da construção desta história.

    PUBLICIDADE

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×