• Alberto Pecegueiro vai deixar a Globosat no final deste ano

    Alberto Pecegueiro

    O grupo Globo informou esta segunda, 18/11, que, após 25 anos à frente da Globosat, o diretor-geral Alberto Pecegueiro decidiu encerrar suas atividades executivas na empresa a partir de janeiro de 2020. O comunicado foi transmitido aos funcionários da empresa por Roberto Irineu Marinho, presidente do Conselho de Administração, e por Jorge Nóbrega, presidente-executivo do Grupo Globo. Mas a nota explica que Pecegueiro continua ligado ao grupo, convidado a representá-lo nos conselhos administrativos das ‘joint ventures’ da qual a Globo faz parte.
    Pouca gente lembra, mas Pecegueiro é cria das empresas Marinho antes de entrar em TV. Em 1983, por exemplo, a Janela já noticiava que ele estava assumindo a direção do Grupo de Revistas da Rio Gráfica, respondendo pelas áreas comercial e editorial das revistas femininas, especiais e Vela & Motor. Em 1985, passou a responder também pela Divisão Infanto Juvenil.

    Esta foi a íntegra do comunicado interno distribuído hoje pelo grupo Globo:

    Após 25 anos à frente da Globosat, construindo a maior programadora de TV por assinatura da América Latina, o diretor-geral Alberto Pecegueiro decidiu encerrar suas atividades executivas na empresa, em janeiro de 2020.

    A vida profissional de Alberto se confunde com a história da TV paga no Brasil. Todos os movimentos relevantes da indústria, desde o seu nascedouro, contaram com a sua participação e liderança. Pecegueiro implementou o nosso modelo de programação baseado em parcerias nacionais e internacionais. Além de estimular a entrada e o investimento de canais internacionais no país, teve uma atuação relevante no desenvolvimento dos produtores independentes brasileiros e em diversos outros elos da cadeia de geração de conteúdo: não é por acaso que a TV paga brasileira é a que possui mais conteúdo nacional na sua programação no mundo ocidental, fora os Estados Unidos. A Globosat chegou a realizar parcerias com mais de 100 produtoras independentes. No esporte, os canais Globosat participam de forma significativa da cobertura esportiva dos mais importantes campeonatos nacionais e internacionais, criando também o formato pay-per-view a partir do Campeonato Brasileiro de 1998. Ao longo desses anos, os canais da Globosat e seus produtos originais receberam algumas das mais prestigiosas premiações da indústria. Tudo isso produziu a sólida liderança da Globosat, hoje com mais de 30 canais por assinatura, líder disparado de audiência no país. E conseguiu construir uma organização de 2.300 colaboradores engajados, competentes e que vibram pelo negócio. Uma equipe talentosa, que carrega a marca da informalidade e do bom humor do Alberto.

    Em período mais recente, Alberto Pecegueiro participou, com sua energia e conhecimento, das reflexões e decisões sobre o futuro da Globo, tendo contribuição decisiva na formulação da nova estratégia de negócio e na discussão do nosso novo modelo organizacional, anunciado no último dia 8. Com inquestionável experiência acumulada no lançamento de canais próprios e na formação das quatro ‘joint ventures’ da qual fazemos parte – Telecine, com a Fox, MGM, Paramount e Universal; Canal Brasil, com alguns dos maiores produtores do cinema brasileiro; Universal, com o grupo Comcast/NBC Universal; além de uma empresa de conteúdos adultos com o grupo Claxson -, Alberto foi sempre o nosso olhar atento para os grandes movimentos da mídia do mundo, tendo tecido ao longo desses anos uma rica rede de relacionamentos e amizades na nossa indústria.

    Será para nós uma perda não ter Alberto na equipe de liderança executiva da Globo de janeiro em diante. Mas ficamos felizes de continuar contando com sua colaboração em outro formato, como nosso representante nos conselhos de administração das quatro ‘joint ventures’ da qual fazemos parte, e no apoio às negociações com nossos parceiros de distribuição.

    Para Alberto, nossos mais sinceros agradecimentos por todos os anos de dedicação e parceria. E que esta nova etapa, que se inicia a partir do próximo ano, seja tão prazerosa quanto a que nos trouxe até aqui.

    Roberto Irineu Marinho – Presidente do Conselho de Administração

    Jorge Nóbrega – Presidente-executivo

    PUBLICIDADE

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×