• Nova Onda conta os bastidores do novo comercial de Ipiranga

    Já fazendo sucesso na TV, o novo comercial dos Postos Ipiranga, em estilo de live, com os funcionários da rede tocando e cantando, teve a assinatura, na produção de áudio, da carioca Nova Onda.

    Foram duas semanas de trabalho entre Renato Jardim, diretor de criação da Talent Marcel — e autor da letra e da música — passar o briefing para a produtora e o áudio ir para a finalização do filme, conta Orlei “Passarinho” Gonçalves, diretor da Nova Onda.

    Renato Jardim
    Renato Jardim, DC da Talent Marcel, autor e compositor do jingle.

    O próprio Renato, em conversa com a Janela, se confessou feliz com a rapidez com que a Nova Onda viabilizou o trabalho. “Eu estava com um tremendo pepino nas mãos, tendo que apresentar a proposta ao cliente no dia seguinte e preocupado com a ideia inicial de comprarmos uma música de terceiros, pelo custo que isso poderia ter. Às 10:30 da noite me dei conta que seria perfeito usar uma música que eu já havia composto antes. Comecei a trabalhar nela e às 11:30 liguei para o Passarinho passando a ideia”, revela o criativo, que está longe de ser um jinglista principiante. “A música é muito importante no meu trabalho”, admite o são-gonçalense Renato Jardim, que já emplacou outros sucessos musicais como o “Hino dos Lambuzados”, para o Bob’s, e o “Quem ama bloqueia”, para a Oi, em seus tempos de NBS.

    Passada a música e a letra por telefone para a produtora, na manhã seguinte a Nova Onda já começava a produzir uma demo, com cantor profissional e instrumental básico, para a Talent Marcel poder apresentar a ideia ao cliente.

    Com a aprovação do marketing da Ipiranga, a produtora Bravo e a turma da empresa saíram atrás de quem, entre os colaboradores da petroleira, de norte a sul do Brasil, sabia cantar e tocar instrumentos. Para cada um foi pedida uma gravação cantando ou tocando qualquer coisa da sua preferência. E foi a partir dessas gravações que agência e produtoras escolheram quem iria estrelar o trabalho.

    Orlei "Passarinho" Gonçalves, da Nova Onda
    Orlei “Passarinho” Gonçalves, da Nova Onda

    Banda formada, conta Passarinho, todos começaram a ensaiar online com a equipe da Nova Onda. Cada um recebeu, em seu celular, uma gravação guia, com a base musical e a bateria, para se manterem no tom e no ritmo. Em alguns casos, como no do violinista, até uma partitura foi escrita e enviada.

    “Ensinamos cada um a gravar seus áudios com seus celulares, enquanto, em outro celular, ouviam a música guia”, explica o produtor, que também estudou com cada músico e cantor o ponto da sua casa ou do posto de serviço em que a acústica rendia melhor. “Teve caso que tivemos, inclusive, que pedir para espalharem travesseiros em volta da sala para melhorar o áudio”, lembra.

    O diretor da Nova Onda garante que todas as gravações que vemos no comercial são reais. O único instrumento produzido em estúdio foi a bateria, pela sua dificuldade de captar apenas com um celular. Ao final, a produtora só teve que fazer retoques para finalizar e mixar o material recebido.

    O filme “Acredita aí”, com um minuto de duração, entrou no ar pela TV aberta no domingo, 24, com uma excelente repercussão para o cliente, assegura Renato Jardim. “Quisemos levar um sentimento genuíno ao público, mostrando gente que não é ator ou atriz. E a live funcionou. É a maior fonte de entretenimento dos últimos tempos”, comemorou o diretor da Talent Marcel.

    Ficha Técnica:

    Agência: Talent Marcel
    Cliente: Ipiranga Produtos de Petróleo
    Título: Pergunta Live
    Duração: 60”, 30” e 15”
    Produto: Institucional
    Chief Creative Officer: João Livi
    Direção de Criação: Renato Jardim
    Criação: João Livi, Renato Jardim, Diego Ferrite, Henrique Ferreira, Jose Carlos “Lollo”
    Produtor de RTVC: Maria Hermínia Weinstock, Erika Sartini
    Atendimento: Carol Escorel, Ricardo Nociti, Louise Merli, Bianca Trevine
    Planejamento: Gabriela Soares, Douglas Nogueira, Glauber Alencar, Graziela Rovito, Rafael Moura
    Mídia: Herbert Gomes, Eduardo Ferreira, Luca lima, Claudia Mello, Rogerio Vasconcelos, Daniela Rosa, Thiago Hirata, Danillo Tenório e Eliane Bernardino
    Produtora de imagem: Bravo Film Company
    Direção: J. Brivilati
    Direção de Fotografia: J. Brivilati
    Produtor Executivo: J. Brivilati
    Coordenação de Produção: Nubra Sanches
    Montagem: Ana Dolfini
    Finalização: Ana Dolfini
    Direção de arte/Ilustrações: José Carlos “Lollo”
    Motion Designer: Raphael Bahy
    Produtora de Som: Nova Onda
    Composição e Letra: Renato Jardim
    Direção Musical: Passarinho e Teco Fuchs
    Atendimento: Renata Lima
    Produção Musical: Ricardo Fleury e Raphael Bessa
    Finalização: Raphael Bessa
    Coordenação de produção: Ricardo Fleury
    Assistente Geral: Angeli Bernardes
    Locutora: Dafne Michellepis
    Aprovação do cliente: Marcelo Araujo, Francisco Lucio Mandarino Moraes, Fernanda Ribeiro de Menezes, Stephanie Sanchez Vicencio

    PUBLICIDADE

    Marcio Ehrlich

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    seta