• SBT. Conecta o Rio com você.
    • Embrasil
  • Comercial do Hortifruti esconde terceirização e engana o consumidor

    Hortifruti - Compre Online

    Veiculado na TV desde a última semana, o comercial do supermercado Hortifruti que estimula a utilização do seu delivery não revela que o serviço é prestado por um parceiro e o próprio Hortifruti não se responsabiliza por ele.

    No filme — que apenas a versão reduzida está disponível online –, o Hortifruti destaca o cuidado com que sua equipe de profissionais seleciona os produtos que serão entregues na casa do consumidor.

    A realidade, no entanto, provou que a promessa não é verdadeira.

    Esta coluna testou o serviço e o resultado foi desastroso.

    Não apenas as compras foram entregues sem nota fiscal — o que é crime segundo a Lei 8.137/90 –, como alguns produtos vieram com quantidade menor — mas com o preço integral cobrado — e, pior, com frutas podres e mofadas.

    Uvas e mamão apodrecidos entregues pelo Delivery do Hortifruti
    Uvas e mamão apodrecidos entregues pelo Delivery do Hortifruti

    Em lugar da nota fiscal, recebemos um e-mail com um simples “recibo” sem valor fiscal indicando o mercado ter sido o “Hortifruti – Adalberto Ferreira”, a loja da rede no bairro do Leblon.

    Sem qualquer indicação de meio de contato para reclamação, localizamos o telefone da loja. Lá, no entanto, nos surpreendemos pela funcionária Ana Beatriz dizer que não poderia ajudar. “O senhor não comprou conosco, e sim com o Now. Não somos nós que selecionamos os produtos. Eles vêm aqui, pegam as frutas e entregam. Não podemos fazer nada”, respondeu.

    Now? Como assim, não compramos com o Hortifruti, como indicado pela sua publicidade?

    Só então percebemos que, a despeito de o comercial deixar entender que o delivery é da rede, e o site hortifruti.com.br sugerir a compra online (veja ilustração acima), o site do Hortifruti Delivery, que também tem logo da rede e a marca no domínio, apenas discretamente cita no rodapé que eles são o “Supermercado Now”.

    What Now?

    O Now, verificamos, tem no Hortifruti apenas um dos 26 supermercados dos quais ele faz entregas. Na sua página, eles se identificam como “uma plataforma que conecta nossos clientes com supermercados parceiros”.

    Reclame Aqui - Now
    O site “Reclame Aqui” considera o Now, responsável pelo delivery do Hortifruti, como de reputação “Não Recomendada”.

    A empresa tem um histórico triste no site Reclame Aqui, onde aparece há três anos. Sua reputação é considerada “Não recomendada”, já que das 466 reclamações feitas por usuários insatisfeitos, apenas 200 — menos da metade — foram respondidas. E isso com um prazo médio de resposta de 19 dias. Um prazo que, naturalmente, não resolve os problemas na entrega de produtos perecíveis.

    A terceirização, que não fica clara na publicidade do Hortifruti, não deveria eximir a rede de supermercados de sua responsabilidade em atender o consumidor insatisfeito. Afinal, se o comprador do Now pegou produtos podres e mofados nas prateleiras do Hortifruti, eles foram colocados lá — ou, no mínimo, não foram retirados — pelos repositores do mercado.

    Naturalmente, no mesmo dia da entrega dos produtos, acessamos a área de contato da empresa e registramos o problema. Até o fechamento desta matéria, o Now não nos havia respondido.

    Hortifruti - Instagram
    No Instagram do Hortifruti também não há citação de o serviço de delivery ser terceirizado. Pelo contrário, afirmam que “escolhemos tudo como se fosse você na loja”, sugerindo que a seleção é feita pelos próprios funcionários da rede.
    Marcio Ehrlich

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    seta