• Contratos terminam e Embratur fica sem agência de publicidade

    Artplan para Embratur (Brasil te Chama - 2011)

    Órgão responsável pelas campanhas publicitárias internacionais sobre o Brasil como destino turístico, a Embratur não tem mais agências contratadas.

    A Artplan e a McGarryBowen, que estavam sob o regime de contrato emergencial até 18/10/2019, não puderam receber renovações. A informação foi confirmada esta semana pela assessoria do órgão, em resposta a demanda da Janela.

    A  verba estabelecida na concorrência que se definiu aquelas duas agências, em 2013 (na época, a McGarryBowen ainda se chamava Age Isobar) foi de R$ 90 milhões. Mas informações do mercado são de que, ao longo dos anos, os investimentos vieram caindo.

    Como já havíamos registrado, em 2018 a empresa chegou a constituir uma comissão de licitação para preparar a nova licitação, sabendo que a Artplan e a McGarryBowen não poderiam continuar além dos cinco anos previstos por lei. A iniciativa foi suspensa em 2019. Ainda de acordo com a assessoria, atualmente a Embratur “está trabalhando para tal fim”. O órgão, no entanto, ressalva: “contudo ainda não temos uma data”.

    Na área de RP, a atual “Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo” até chegou a renovar seus contratos com as agências Ogilvy e FSB. No novo acordo consta, no entanto, que, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, o trabalho das duas deveria focar exclusivamente na divulgação do turismo interno.

    (A imagem que ilustra a matéria foi da campanha “Brasil te chama”, criada pela Artplan em 2011)

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Embratur prepara sua nova concorrência de publicidade (em 13/09/2018)

    Embratur no limite de ficar sem agência ainda este ano (em 25/07/2019)

    Mudanças na Embratur podem beneficiar o mercado publicitário (em 27/11/2019)

    FSB e Ogilvy renovam até 2021 com a conta de RP da Embratur (em 04/08/2020)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×