• Morre o jornalista Helio Fernandes, aos 100 anos

    Helio Fernandes

    Dono e editor da Tribuna da Imprensa — fundada por Carlos Lacerda — a partir dos anos 60, o jornalista Helio Fernandes morreu nesta quarta-feira, 10/03, aos 100 anos de idade. Segundo a família, de causas naturais, em torno das 3h.

    O jornalista começou sua carreira ainda adolescente na revista O Cruzeiro, onde trabalhou por 16 anos. Foi também do Diário Carioca, da revista Manchete e do jornal A Noite.

    Na época da ditadura militar, Fernandes foi muito perseguido pelo governo por sua postura de oposição, sendo preso por quatro vezes. Colaborador da Tribuna na época — a própria Janela Publicitária nasceu em 1977 no jornal –, este editor passou pela experiência de ter que submeter semanalmente seus textos e cartuns aos censores que mantinham diversas mesas na redação do jornal, à Rua do Lavradio, no Centro do Rio. Em março de 1981, defensores da ditadura chegaram a explodir a sede da Tribuna e sua gráfica, obrigando a uma paralisação de sete meses pela publicação.

    Helio Fernandes se manteve lúcido até a sua morte. A imagem que ilustra esta matéria é de uma entrevista concedida em 2014, ou seja, aos 93 anos, aos jornalistas Alberto Dines e Ancelmo Gois.

    A jornalista Renata Suter, assistente de produção do programa Opinião Pública, produzido por Carlos Alberto Vizeu, na TV E, conta que a equipe se impressionava com a capacidade de Helio Fernandes de falar pelo tempo exato que lhe davam. Com o cronômetro exibido no monitor à sua frente, ele encerrava sua fala no momento certo, sem qualquer falha de raciocínio.

    Helio, irmão de Millôr Fernandes, nasceu em 11/01/1921 e teve cinco filhos: os jornalistas Rodolfo Fernandes e Helio Fernandes Filho, ambos já falecidos em 2011, e mais Isabella, Ana Carolina e Bruno Fernandes.

    O corpo de Helio Fernandes será cremado na quinta-feira, em cerimônia restrita à família.

    PUBLICIDADE

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×