• Janela inicia campanha em defesa dos atores de comerciais

    Roberto Arduin - Jose Valien - Carlos Moreno

    A partir de hoje, a Janela Publicitária não publica mais ficha técnica de comercial que não traga os créditos do elenco. Ainda que seja apenas do ator ou da atriz principal, quando houver um se destacando.

    Num país que já consagrou Roberto Arduin (o tio da Sukita), José Valien (o baixinho da Kaiser) e Carlinhos Moreno (o garoto Bombril), não é justo que agências e produtora continuem com o péssimo hábito de fazer divulgação de seus trabalhos sem revelar os nomes de quem, mesmo sem ser uma personalidade da TV, apareça na frente das câmeras vendendo o produto do cliente.

    O impressionante é que recebemos fichas de comerciais que chegam a ter mais de 10 nomes na criação. E mesmo na área técnica, muitas dão o crédito para o maquiador e o cabeleireiro — o que é muito justo para esses profissionais — mas se esquecem tanto do produtor de elenco quanto dos atores e das atrizes que foram maquiados e penteados.

    Por conta disso, este editor — que tem o maior orgulho do trabalho que já realizou como ator em tv, teatro e cinema — vai avisar da novidade a todos os RPs que nos mandam releases, aos diretores de criação das agências que conhecemos e aos diretores de comerciais, para que também entrem nessa campanha.

    Até que se torne um hábito aqueles créditos passarem a constar da divulgação distribuída a toda a imprensa especializada.

    É justo ou não é?

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADESBT Rio
    PUBLICIDADETupi FM
    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    code

    Discussão

    1. Luis Vargas

      Parabéns pela iniciativa!

    2. ANTONIO ACCIOLY

      Bom dia Marcio,
      Excelente providencia.
      Acho realmente ridículo (por exemplo) algumas agencias que notadamente não têm mais de 6 ou 7 funcionarios colocarem na ficha técnica de uma produção o nome de 20 criadores, como se para fazer um mísero filmete houvesse uma reunião de cúpula na NATO. Como o ator(atris) não faz parte da tchurma , ainda que uma boa parcela do mérito possa caber a ele(a) , é soberbamente omitido.
      Boa iniciativa.
      Marcio Ehrlich, o paladino da classe.

    3. Hamdan

      👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    4. Ricardo Guinsburg

      Excelente … Fico impressionado com a quantidade de participantes de Fichas Técnicas de Campanhas que muitas vezes não passam do Briefing ,literalmente traduzido em Conceitos,Roteiros etc sem que seus Atores sejam devidamente nomeados.Que participem da Ficha Técnica por tudo que representam para as Campanhas! Parabéns Marcio e Equipe por essa Justa regra de divulgação.

    5. Ricardo Guinsburg

      Excelente … Fico impressionado com a quantidade de participantes de Fichas Técnicas de Campanhas que muitas vezes não passam do Briefing ,literalmente traduzido em Conceitos,Roteiros etc sem que seus Atores sejam devidamente nomeados.Que participem da Ficha Técnica por tudo que representam para as Campanhas! Parabéns Marcio e Equipe por essa Justa regra de divulgação.

    6. Thiago Arraes

      Muito justo! Sou produtor de elenco e já vi diversos comerciais aqui que eu produzi o elenco, sem créditos de produção de elenco e atores.

    seta