Preconceito contra gordos, trans, mulheres, negros, deficientes físicos. Todos estão sendo denunciados pelo comercial que a agência baiana Leiaute criou em 2020 para o Governo da Bahia e que só agora conseguiu podendo ir ao ar, superadas as campanhas educativas sobre a pandemia da Covid-19.
O head de planejamento da agência, Rodrigo Salles, comentou com a Janela que “a ideia da campanha é conscientizar toda a população baiana sobre os reais efeitos gerados pelos diversos tipos de preconceito, dos mais sutis do dia a dia aos mais graves, que podem levar à morte”.
O filme segue um padrão: apresenta pessoas em seu dia-a-dia até que elas se encontram em uma situação que vai fazê-las enfrentar o preconceito da sociedade. Como um negro passar a ser observado pelo segurança de um supermercado apenas por ser negro, ou uma menina gorda perceber que fazem piadinhas quando ela cheia à praia.
Todas as histórias tiveram a colaboração de movimentos e coletivos sociais, inclusive, com os protagonistas sendo pessoas reais, que vivem na pele todos os dias os preconceitos retratados.
O posicionamento do Governo da Bahia é que lá deve haver respeito e o comercial, explica a agência, pretende que a população se una aos movimentos sociais contra a discriminação.
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